Durante as próximas 24h de Le Mans, a Peugeot vai apresentar o E-208 GTI. É o regresso de uma sigla carregada de história entre os pequenos desportivos, agora em versão exclusivamente elétrica. Saiba os primeiros detalhes na reportagem do Francisco Mota.
Será a notícia que muitos esperavam o regresso da sigla GTI aos modelos da Peugeot e logo ao 208, o herdeiro direto do histórico Peugeot 205 GTI. A marca francesa aproveitou este regresso para fazer a transição energética também nos pequenos desportivos, pois o E-208 GTI será uma versão desportiva exclusivamente elétrica. Um “detalhe” que não será do agrado de alguns dos adeptos da dinastia GTI iniciada com o 205 GTI.
Estreia em Le Mans
Uma fonte oficial da Peugeot anunciou que o E-208 GTI será apresentado durante o fim de semana das 24h de Le Mans, esperando-se por isso uma ação de marketing bastante impactante e com imenso público local a assistir, caso o E-208 GTI possa ir para a pista e dar uma volta de apresentação, o que não foi confirmado.
Quanto ao E-208 GTI, ainda não foram dados nenhuns detalhes concretos, a não ser indiretamente quando a fonte oficial da marca afirmou que “o Alpine A290 é um modelo muito competente, mas nós não temos medo de concorrência, até gostamos que exista.” No entanto, a nossa fonte foi mais longe afirmando que “o E-208 GTI será um modelo superior ao A290.”
Detalhes estéticos
Além da um tratamento estético que vai sem dúvida passar por jantes maiores e de novo desenho, apêndices aerodinâmicos e siglas GTI, a carroçaria não deverá receber muitas modificações por fora, mas terá suspensão mais baixa e pneus mais largos que as versões do 208 que conhecemos. Também por dentro se espera que os revestimentos sejam de outras cores, que o volante tenha direito a um acabamento mais apelativo e que os bancos da frente sejam mais desportivos, com maior apoio lateral. De resto, a maioria dos botões físicos deve permanecer sem alterações.
Quanto a motorizações elétricas, não é preciso um grande exercício de imaginação para dizer que o E-208 GTI terá ao seu dispôr o mesmo motor e transmissão usado pelo Abarth 600e e pelo Alfa Romeo Junior Veloce, com 280 cv e 345 Nm. Uma mecânica que inclui tração à frente com autoblocante Torsen. Claro que a específicação do motor pode variar ligeiramente, até por motivos de posicionamento, mas não é de esperar que isso aconteça de forma significativa, uma vez que os três modelos partilham a mesma plataforma. No caso dos dois B-SUV, a bateria é de 54 kWh de capacidade.
Performance estimada
Tendo em conta a habitual filosofia da Stellantis de potenciar as sinergias, com o mínimo de investimento extra, não é de esperar que o peso do E-208 GTI seja muito diferente dos 1590 kg do Junior Veloce. Ainda assim, a aceleração 0-100 km/h não deverá andar longe dos 6,0 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h, ou talvez um pouco mais. A ser assim, o E-208 GTI bate a versão mais potente do A290, o GTS, que tem 218 cv, 300 Nm e acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos, atingindo os 170 km/h.
O Peugeot E-208 GTI deverá estar disponível para encomenda durante o último trimestre, com as primeiras entregas agendadas para 2026. O preço deverá estar alinhado com o do Alpine A290, ou talvez um pouco abaixo, tendo em conta que o 208 já tem vários anos de mercado, com a amortização dos custos de desenvolvimento e produção certamente num estado avançado. É um regresso que se saúda e que deverá ser apenas o primeiro passo, pois a nossa fonte disse que “estamos atentos à possibilidade de utilizar a sigla GTI noutros modelo da Peugeot.”
Conclusão
Para alguns apaixonados dos pequenos Peugeot GTI do passado, talvez este E-208 GTI tenha um sabor agridoce. Por um lado, a performance será de primeiro plano, por outro lado trata-se de um BEV. Mas, para quem já aprendeu a ultrapassar esse preconceito (basta experimentar um elétrico desportivo) a chegada do E-208 GTI é uma grande notícia.
(fotos de Luís Duarte)
Ler também seguindo o link: