Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
639412
1
Sabia Que?

Novidade – Lamborghini Revuelto: V12 fica, mas com “plug-in”

58
1
Hoje Guiei Um...

Último teste – BMW i3: Ainda continua muito à frente

IMG_20190430_120407
1
Hoje Guiei Um...

Tesla Model 3 em teste: tudo o que queria saber

Mercedes_22
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz E220d: O regresso de um clássico

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Peugeot E-208 GTI estreia em Le Mans
Sabia Que?

Peugeot E-208 GTI estreia em Le Mans

GTI vai voltar em versão elétrica

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Maio, 2025 15:07
Por Francisco Mota
PARTILHAR
Highlights
  • Muitos esperavam pelo regresso dos GTI. A Peugeot fez-lhes a vontade com o E-208 GTI a ser apresentado em Le Mans.

Durante as próximas 24h de Le Mans, a Peugeot vai apresentar o E-208 GTI. É o regresso de uma sigla carregada de história entre os pequenos desportivos, agora em versão exclusivamente elétrica. Saiba os primeiros detalhes na reportagem do Francisco Mota.

Conteúdos
Estreia em Le MansDetalhes estéticosPerformance estimadaConclusão

Será a notícia que muitos esperavam o regresso da sigla GTI aos modelos da Peugeot e logo ao 208, o herdeiro direto do histórico Peugeot 205 GTI. A marca francesa aproveitou este regresso para fazer a transição energética também nos pequenos desportivos, pois o E-208 GTI será uma versão desportiva exclusivamente elétrica. Um “detalhe” que não será do agrado de alguns dos adeptos da dinastia GTI iniciada com o 205 GTI.

Estreia em Le Mans

Uma fonte oficial da Peugeot anunciou que o E-208 GTI será apresentado durante o fim de semana das 24h de Le Mans, esperando-se por isso uma ação de marketing bastante impactante e com imenso público local a assistir, caso o E-208 GTI possa ir para a pista e dar uma volta de apresentação, o que não foi confirmado.

Quanto ao E-208 GTI, ainda não foram dados nenhuns detalhes concretos, a não ser indiretamente quando a fonte oficial da marca afirmou que “o Alpine A290 é um modelo muito competente, mas nós não temos medo de concorrência, até gostamos que exista.” No entanto, a nossa fonte foi mais longe afirmando que “o E-208 GTI será um modelo superior ao A290.”

Detalhes estéticos

Além da um tratamento estético que vai sem dúvida passar por jantes maiores e de novo desenho, apêndices aerodinâmicos e siglas GTI, a carroçaria não deverá receber muitas modificações por fora, mas terá suspensão mais baixa e pneus mais largos que as versões do 208 que conhecemos. Também por dentro se espera que os revestimentos sejam de outras cores, que o volante tenha direito a um acabamento mais apelativo e que os bancos da frente sejam mais desportivos, com maior apoio lateral. De resto, a maioria dos botões físicos deve permanecer sem alterações.

Quanto a motorizações elétricas, não é preciso um grande exercício de imaginação para dizer que o E-208 GTI terá ao seu dispôr o mesmo motor e transmissão usado pelo Abarth 600e e pelo Alfa Romeo Junior Veloce, com 280 cv e 345 Nm. Uma mecânica que inclui tração à frente com autoblocante Torsen. Claro que a específicação do motor pode variar ligeiramente, até por motivos de posicionamento, mas não é de esperar que isso aconteça de forma significativa, uma vez que os três modelos partilham a mesma plataforma. No caso dos dois B-SUV, a bateria é de 54 kWh de capacidade.

Performance estimada

Tendo em conta a habitual filosofia da Stellantis de potenciar as sinergias, com o mínimo de investimento extra, não é de esperar que o peso do E-208 GTI seja muito diferente dos 1590 kg do Junior Veloce. Ainda assim, a aceleração 0-100 km/h não deverá andar longe dos 6,0 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h, ou talvez um pouco mais. A ser assim, o E-208 GTI bate a versão mais potente do A290, o GTS, que tem 218 cv, 300 Nm e acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos, atingindo os 170 km/h.

O Peugeot E-208 GTI deverá estar disponível para encomenda durante o último trimestre, com as primeiras entregas agendadas para 2026. O preço deverá estar alinhado com o do Alpine A290, ou talvez um pouco abaixo, tendo em conta que o 208 já tem vários anos de mercado, com a amortização dos custos de desenvolvimento e produção certamente num estado avançado. É um regresso que se saúda e que deverá ser apenas o primeiro passo, pois a nossa fonte disse que “estamos atentos à possibilidade de utilizar a sigla GTI noutros modelo da Peugeot.”

Conclusão

Para alguns apaixonados dos pequenos Peugeot GTI do passado, talvez este E-208 GTI tenha um sabor agridoce. Por um lado, a performance será de primeiro plano, por outro lado trata-se de um BEV. Mas, para quem já aprendeu a ultrapassar esse preconceito (basta experimentar um elétrico desportivo) a chegada do E-208 GTI é uma grande notícia.

(fotos de Luís Duarte)

Ler também seguindo o link:

Teste – Peugeot E-208 156cv: GTI elétrico?

TAGGED:GTIPeugeot 205Peugeot 205 GTIPeugeot GTI
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Group_A_Content_10
1
Sabia Que?

Recordar McRae & Cia. num livro perfeito para o confinamento

Por Francisco Mota 21 de Abril, 2020
IMG_20190308_075636
1
Sabia Que?

Ligar os quatro piscas: dá direito a multa?

Por Francisco Mota 12 de Março, 2019
Sabia Que?

SEAT faz hoje 75 anos

Por Francisco Mota 10 de Maio, 2025
IMG_20210211_145819
1
Sabia Que?

DS9: Presidente Macron, está na altura de trocar de carro

Por Francisco Mota 9 de Março, 2021
SUPERB_iV_COMBI_023-1920x1280
1
Sabia Que?

Skoda Superb iV: “plug-in” com 930 km de autonomia

Por Francisco Mota 29 de Outubro, 2020
IMG_20190810_115159
1
Sabia Que?

Quiz em 15 fotos: sabe que carros são estes?…

Por Francisco Mota 31 de Março, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?