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Targa67 > Blog > Sabia Que? > Peugeot E-208 GTI estreia em Le Mans
Sabia Que?

Peugeot E-208 GTI estreia em Le Mans

GTI vai voltar em versão elétrica

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Maio, 2025 15:07
Por Francisco Mota
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Highlights
  • Muitos esperavam pelo regresso dos GTI. A Peugeot fez-lhes a vontade com o E-208 GTI a ser apresentado em Le Mans.

Durante as próximas 24h de Le Mans, a Peugeot vai apresentar o E-208 GTI. É o regresso de uma sigla carregada de história entre os pequenos desportivos, agora em versão exclusivamente elétrica. Saiba os primeiros detalhes na reportagem do Francisco Mota.

Conteúdos
Estreia em Le MansDetalhes estéticosPerformance estimadaConclusão

Será a notícia que muitos esperavam o regresso da sigla GTI aos modelos da Peugeot e logo ao 208, o herdeiro direto do histórico Peugeot 205 GTI. A marca francesa aproveitou este regresso para fazer a transição energética também nos pequenos desportivos, pois o E-208 GTI será uma versão desportiva exclusivamente elétrica. Um “detalhe” que não será do agrado de alguns dos adeptos da dinastia GTI iniciada com o 205 GTI.

Estreia em Le Mans

Uma fonte oficial da Peugeot anunciou que o E-208 GTI será apresentado durante o fim de semana das 24h de Le Mans, esperando-se por isso uma ação de marketing bastante impactante e com imenso público local a assistir, caso o E-208 GTI possa ir para a pista e dar uma volta de apresentação, o que não foi confirmado.

Quanto ao E-208 GTI, ainda não foram dados nenhuns detalhes concretos, a não ser indiretamente quando a fonte oficial da marca afirmou que “o Alpine A290 é um modelo muito competente, mas nós não temos medo de concorrência, até gostamos que exista.” No entanto, a nossa fonte foi mais longe afirmando que “o E-208 GTI será um modelo superior ao A290.”

Detalhes estéticos

Além da um tratamento estético que vai sem dúvida passar por jantes maiores e de novo desenho, apêndices aerodinâmicos e siglas GTI, a carroçaria não deverá receber muitas modificações por fora, mas terá suspensão mais baixa e pneus mais largos que as versões do 208 que conhecemos. Também por dentro se espera que os revestimentos sejam de outras cores, que o volante tenha direito a um acabamento mais apelativo e que os bancos da frente sejam mais desportivos, com maior apoio lateral. De resto, a maioria dos botões físicos deve permanecer sem alterações.

Quanto a motorizações elétricas, não é preciso um grande exercício de imaginação para dizer que o E-208 GTI terá ao seu dispôr o mesmo motor e transmissão usado pelo Abarth 600e e pelo Alfa Romeo Junior Veloce, com 280 cv e 345 Nm. Uma mecânica que inclui tração à frente com autoblocante Torsen. Claro que a específicação do motor pode variar ligeiramente, até por motivos de posicionamento, mas não é de esperar que isso aconteça de forma significativa, uma vez que os três modelos partilham a mesma plataforma. No caso dos dois B-SUV, a bateria é de 54 kWh de capacidade.

Performance estimada

Tendo em conta a habitual filosofia da Stellantis de potenciar as sinergias, com o mínimo de investimento extra, não é de esperar que o peso do E-208 GTI seja muito diferente dos 1590 kg do Junior Veloce. Ainda assim, a aceleração 0-100 km/h não deverá andar longe dos 6,0 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h, ou talvez um pouco mais. A ser assim, o E-208 GTI bate a versão mais potente do A290, o GTS, que tem 218 cv, 300 Nm e acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos, atingindo os 170 km/h.

O Peugeot E-208 GTI deverá estar disponível para encomenda durante o último trimestre, com as primeiras entregas agendadas para 2026. O preço deverá estar alinhado com o do Alpine A290, ou talvez um pouco abaixo, tendo em conta que o 208 já tem vários anos de mercado, com a amortização dos custos de desenvolvimento e produção certamente num estado avançado. É um regresso que se saúda e que deverá ser apenas o primeiro passo, pois a nossa fonte disse que “estamos atentos à possibilidade de utilizar a sigla GTI noutros modelo da Peugeot.”

Conclusão

Para alguns apaixonados dos pequenos Peugeot GTI do passado, talvez este E-208 GTI tenha um sabor agridoce. Por um lado, a performance será de primeiro plano, por outro lado trata-se de um BEV. Mas, para quem já aprendeu a ultrapassar esse preconceito (basta experimentar um elétrico desportivo) a chegada do E-208 GTI é uma grande notícia.

(fotos de Luís Duarte)

Ler também seguindo o link:

Teste – Peugeot E-208 156cv: GTI elétrico?

TAGGED:GTIPeugeot 205Peugeot 205 GTIPeugeot GTI
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