Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DSC01387
1
Hoje Guiei Um...

Volvo XC40 T3: uma sueca alta e… loira?

AG7I8048
1
Estive Lá

Honda CR-V Hybrid: eles tinham razão…

2cv_a_02w9312
1
Sabia Que?

Citroën 2CV: como conseguiu escapar aos nazis

Amarok_23
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Amarok 2.0 TDI: E assim ganham todos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Novidade – VW Califórnia: Geração de mudança
Sabia Que?

Novidade – VW Califórnia: Geração de mudança

VW Califórnia

Francisco Mota
Última atualização: 6 de Maio, 2025 18:50
Por Francisco Mota
PARTILHAR
Highlights
  • A sexta geração da Califórnia vem com duas portas de abrir, motorização PHEV e tração às quatro rodas, além de outras evoluções.

Começou há 75 anos como VW Camper e foi evoluindo ao longo de seis gerações até chegar à nova Califórnia. Uma caravana com muito passado mas perfeitamente ancorada no presente. Conheça os detalhes na Reportagem TARGA 67 do Francisco Mota.

Conteúdos
MQB também aquiBoa altura interiorLinha de acessóriosAs versões

De veículo de trabalho a hotel sobre rodas, a versão preparada para campismo do original VW “pão de forma” começou a sua carreira nos anos 1950, na Alemanha. Criou rapidamente um culto, junto da geração “flower power” e foi o carro preferido dos surfistas durante muito tempo. Hoje, uma das Camper originais é uma peça de coleção que vale uma fortuna entre os colecionadores. Todas as suas 280 00 descendentes, fabricadas até hoje, são muito apreciadas pelos adeptos do campismo.

Em vez de deixar o mercado dos transformadores tomar conta do assunto, desde cedo que a Volkswagen fabrica as suas próprias versões de campismo. A geração que agora dá início é feita com base na versão longa da Multivan, já de si um comercial com uma versão de transporte de passageiros com qualidade acima da média até porque usa a plataforma MQB. Uma boa base para fazer a versão de campismo. A Califórnia tem 5173 mm de comprimento (mais 269 mm), a largura é de 1941 mm sem contar com os espelhos (mais 37 mm) e a altura é de 1990 mm incluindo o tejadilho em posição recolhida, igual à geração anterior, podendo assim entrar em parques de estacionamento de vários pisos. A distância entre-eixos de 3124 mm melhora o espaço interior.

MQB também aqui

Para fazer uma Califórnia, o primeiro passo foi instalar um tejadilho móvel, que permite colocar uma cama de casal ao nível do tejadilho, para onde se trepa apoiando os pés nos apoios de braços dos bancos da frente. Exige alguma destreza, mas nada de extraordinário. Uma das vantagens de usar a nova estrutura da Multivan é que a rigidez é superior, permitindo ter portas traseiras de correr de ambos os lados da carroçaria.

Com estas duas portas, torna-se possível ter duas frentes e não apenas uma. Ou seja, pode usar-se um toldo desenrolável de um lado ou do outro e ter duas áreas exteriores onde colocar cadeiras e mesas desdobráveis. De um dos lados, a porta dá acesso ao bico do fogão a gás, ao lava-loiça e, por baixo, ao frigorífico. Do outro lado há melhor acesso aos dois bancos de trás, com costas que se podem dobrar para diante e formar uma segunda cama de casal, junto com uma estrutura sobre a zona da mala, a que se tem acesso através de um portão convencional de abertura vertical.

Boa altura interior

Os bancos de trás são todos individuais, permitindo colocá-los um atrás do outro, libertando espaço para transportar bicicletas dentro do habitáculo, mais protegidas de roubos. Um toque duplo em qualquer dos interruptores interiores desliga toda a iluminação interior de LED. Com o tejadilho elevado e a cama também, o espaço livre em altura é de 2108 mm na zona central.

Atrás pode também usar-se um chuveiro, seja para lavar os pés, ou para um duche rápido na rua, em dias de muito calor. Por dentro, há um display num dos pilares atrás das portas deslizantes, que permite controlar as funções principais da Califórnia, que entra na era digital também com uma App que indica o estado do veículo nas suas mais variadas funções. Isso também pode ser feito através do ecrã tátil do infotainment.

Linha de acessórios

Depois existe uma coleção de acessórios práticos para o campismo que podem ser vistos no site da Volkswagen. Alguns feitos especificamente para a Califórnia, como uma mesa de apoio ao fogão, que se encaixa a partir de fora. Nas versões mais equipadas, o tejadilho elevatório é elétrico e também existem várias tomadas de corrente.

Quanto a versões, a Califórnia mais acessível é a Beach, já com tejadilho elevatório e com cinco lugares, na versão PHEV e até seis, nas versões TSI e TDI. Nas palavras da VW “é uma Multivan até ao tejadilho”, paga classe 1 e na versão PHEV tem tração às quatro rodas 4Motion. Há mais duas variantes, a Beach Tour e Beach Camper, com a cozinha colocada na zona da mala.

As versões

A versão seguinte é a Califórnia Coast, com interior mais completo, só com 4 lugares, 2 camas, cozinha e frigorífico colocados atrás do condutor e já paga classe 2. O topo de gama é a Califórnia Ocean, esta sim com tejadilho elevatório elétrico, bancos melhores, o referido ecrã digital na “parede” acabamentos de maior qualidade e todo o equipamento referido para a versão Coast.

As motorizações disponíveis são um 2.0 TSI de 204 cv e um 2.0 TDI de 150 cv, ambos com tração à frente. E o 1.5 eHybrid 4Motion de 245 cv, PHEV com tração às quatro rodas – a primeira vez que na plataforma MQB se junta o sistema híbrido e a tração às quatro rodas. Os preços, com IVA incluído e para a motorização de entrada 2.0 TSI DSG são de 70 784€ (Beach), 84 439€ (Coast) e 90 981€ (Ocean).

TAGGED:VWVW CaliforniaVW MultivanVW PHEVVW TDIVW TSI
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

ESC_1083_00014
1
Estive LáVídeos

Primeiro Teste – Cupra Born: melhor ou pior que VW ID.3?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver
1
Sabia Que?

O plano da Volvo para não emitir mais CO2

Por Francisco Mota 27 de Maio, 2020
renault_hybrid_33
1
Sabia Que?Vídeos

E-Tech: como funciona o (original) híbrido da Renault

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo S90 Small Overlap Crash Test
1
Sabia Que?Vídeos

Como a Volvo quer salvar mais um milhão de vidas em acidentes

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
carlos-sainz
1
Sabia Que?

Sainz eleito o melhor piloto de ralis de sempre

Por Francisco Mota 5 de Maio, 2020
5951_Volvo_244_DL_2
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?