Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190909_205908
1
Estive Lá

VW ID.3 – 10: Frankfurt, o primeiro encontro ao vivo

Peugeot_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 408 Plug-in Hybrid: ser original será suficiente?

Lime-S-Gen-3-Rider2-electrek
1
Crónica à 6ª

Trotinetas elétricas: brincadeira perigosa?

IMG_20200515_160707
1
Hoje Guiei Um...

Teste: Novo Leon, a primeira novidade pós-confinamento

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Primeiro Teste – Mitsubishi Outlander PHEV: O regresso
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Mitsubishi Outlander PHEV: O regresso

Mitsubishi Outlander PHEV

Francisco Mota
Última atualização: 7 de Abril, 2025 14:00
Por Francisco Mota
New Outlander PHEV Moonstone Grey_024LR
PARTILHAR
Highlights
  • Mitsubishi Outlander PHEV regressa com um sistema híbrido renovado

Em 2013, o Mitsubishi Outlander foi o primeiro SUV PHEV no mercado europeu. Recebeu várias atualizações ao longo dos anos e agora regressa numa geração inteiramente nova e concebida para a Europa. Neste Primeiro Teste TARGA 67, conduzido por Francisco Mota, descubra tudo o que tem de novo o Outlander PHEV.

Conteúdos
Vários restylingsGrupo motrizModos à escolhaPrimeiras impressõesBem isoladoS-AWCConclusãoMitsubishi Outlander PHEV

Há uma dúzia de anos, o sistema de funcionamento híbrido recarregável do Outlander PHEV suscitava curiosidade e obrigava os mais interessados a estudar o assunto para perceber como dele tirar o melhor rendimento. A Mitsubishi teve um papel pioneiro neste assunto, ao ser a primeira a colocar no mercado europeu um SUV PHEV. Além de alguns consumidores, convenceu também alguns políticos, que atribuiram benesses ao sistema PHEV, algumas das quais ainda duram até hoje.

Vários restylings

O Outlander foi recebendo restylings, mais ao nível do estilo e interiores do que ao nível mecânico. A Mitsubishi manteve o essencial do sistema original até 2021. Nessa altura, lançou no Japão e em outros mercados selecionados a nova geração do seu sistema PHEV, o mesmo que chega agora à generalidade dos mercados europeus, incluíndo a Portugal, onde as gerações anteriores ainda têm 5300 unidades a circular nas nossas estradas.

Esta nova geração do Mitsubishi Outlander utiliza a plataforma CMF-CD, da Aliança Renault/Nissan/Mitsubishi, partilhada com modelos como os Nissan Qashqai e X-Trail, com suspensão multi-link atrás. Face ao anterior Outlander, a Mitsubishi afirma que a rigidez subiu 24%, na frente e 15%, atrás com menos 18% de rolamento em curva. O comprimento é de 4719 mm e a distância entre-eixos de 2704 mm.

Grupo motriz

Mas o grupo motriz é diferente e específico da Mitsubishi. Tudo começa com um motor a gasolina atmosférico de quatro cilindros e 2360 cc, que debita 100 kW (136 cv) e 203 Nm. Depois, tem um motor elétrico para as rodas da frente com 85 KW (116 cv) e 255 Nm e outro motor elétrico de 100 KW (136 cv) e 195 Nm para as rodas de trás. O total combinado é de 225 kW (306 cv). A bateria é de 22,7 KWh.

O sistema pode funcionar de três maneiras. Em modo puramente elétrico, com uma autonomia anunciada de 86 km. Em modo híbrido em série, em que o motor a gasolina atua um gerador que carrega a bateria para alimentar os motores elétricos, portanto com tração elétrica às rodas. A terceira maneira é híbrido em paralelo, em que o motor a gasolina traciona as rodas da frente e é ajudado pelos motores elétricos. A mudança entre os modos híbridos é automática, não é escolhida pelo condutor.

Modos à escolha

O que o condutor pode escolher são os modos de condução, que estão divididos em duas áreas. Há um botão na consola que dá acesso à escolha entre os modos de funcionamento Normal/Elétrico/Save/Charge. O terceiro mantém a carga existente na bateria, para usar mais tarde, enquanto o último carrega a bateria em andamento, através da ação do motor a gasolina e do gerador separado.

Noutro botão, o condutor pode escolher outros modos de condução, relativos ao tipo de condições do piso: Asfalto/Neve/Gravilha/Lama/Normal/Eco/Potência, que alteram o funcionamento do acelerador, direção, controlo de tração e de estabilidade, entre outros parâmetros, como a utilização dos dois motores elétricos. Há muito por onde escolher. A Mitsubishi anuncia os seguintes ângulos para condução fora de estrada: ataque: 18,7 e saída 22,5 graus. A altura ao solo é de 199 mm.

Primeiras impressões

Neste Primeiro Teste TARGA 67, apenas guiei o Outlander em cidade, em autoestrada, em estrada secundária e num caminho de terra em muito bom estado. Ainda assim foi suficiente para retirar algumas impressões. A posição de condução é alta mas o banco está bem enquadrado com o volante e com o painel de instrumentos. Os comandos da climatização estão fora do infotainment, em baixo na consola e muito fáceis de usar.

Em modo 100% elétrico (vai até aos 135 km/h), o isolamento é muito bom, com boa resposta do acelerador, sem nenhuma brusquidão. Travões bem calibrados e as patilhas permitem escolher entre cinco níveis de regeneração na desaceleração, além de um nível zero, muito útil em vias rápidas. A direção é um pouco assistida em excesso, mas nada de muito exagerado. A suspensão, pneus e bancos proporcionam um bom nível de conforto. O ambiente do habitáculo é tipicamente japonês de topo, com decorações que não serão ao gosto europeu. Mas a sensação de qualidade geral é boa. Bom espaço nos lugares da frente e também nos de trás, mesmo no lugar do meio. A mala tem 495 litros.

Bem isolado

Em autoestrada o isolamento acústico continua bom, mas nota-se um ligeiro zunido dos motores elétricos, talvez porque o motor  gasolina é muito silencioso. A transmissão faz efeito de variação contínua, nas subidas e descidas de rotação do motor a gasolina, quando se acelera e desacelera. Muito pouco ruído aerodinâmico ou de rolamento mas um certo bambolear da estrutura monobloco, quando o piso é desnivelado. Em modo “Power” os 306 cv mostram do que são capazes, apesar dos 2145 kg, com uma aceleração 0-100 km/h anunciada em 7,9 segundos.

Passando a uma estrada secundária, de piso um pouco degradado, com muitos remendos, o conforto manteve-se a bom nível, à custa de movimentos da carroçaria não muito amortecidos. Mas o equilíbrio pareceu correto para este tipo de veículo, fazendo lembrar alguns dos seus antepassados, os puros TT de há várias décadas.

S-AWC

O diferencial ativo traseiro S-AWC distribui o binário entre as rodas de trás de forma a criar uma vectorização ativa que ajuda a curvar em estradas com curvas mais fechadas. Na primeira metade da curva, pode aparecer um pouco de subviragem, mas fácil de gerir. Na segunda metade, quando se reacelera forte, o motor traseiro é capaz de provocar uma ligeira deriva que ajuda a rodar o Outlander e a sair da curva mais depressa. Em piso de terra, esta tendência amplia-se e até é possível provocar uns slides de potência.

O estilo da carroçarias talvez não seja o mais atual, para os gostos europeus, tal como alguns detalhes de decoração do habitáculo. Não ter uma tomada CCS e em vez disso continuar com uma CHAdeMO, menos vulgar nos postos de carregamento, pode ser um problema para carregar a bateria em modo rápido. A Mitsubishi anuncia 32 minutos para ir dos 0 aos 80% numa CHAdeMO de 50 KW DC e 6h30 para uma carga completa numa tomada AC de 3,5 KW. Neste teste não tive tempo para testar consumos.

Conclusão

A seu favor, o novo Outlander PHEV tem a boa reputação do modelo anterior, que foi declinado em três gerações, por isso esta é considerada a quarta. Tem também o espaço e o conforto como pontos fortes mas a eficiência energética parece não estar ao nível do rival que a marca considera o seu principal alvo, o Toyota RAV4 PHEV. Espero por um teste mais completo para tirar as dúvidas.

Mitsubishi Outlander PHEV

Potência: 306 cv

Preço: 54 120 euros

Veredicto: 3 estrelas

Ler também, seguindo o link:Teste – Mitsubishi ASX 1.0: Visual mais diferenciado

TAGGED:MitsubishiMitsubishi OutlanderMitsubishi Outlander PHEVMitsubishi SUVPHEV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - Nissan Juke Hybrid - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan Juke Hybrid: Sem cabos, sem complicações

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
44462733515_e6fc8bca78_b
1
Crónica à 6ª

Crónica – Noruega e os elétricos: 30 anos de incentivos não chegaram

Por Francisco Mota 7 de Agosto, 2020
BMW
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW i5 eDrive40: À procura da alma elétrica

Por Francisco Mota 9 de Janeiro, 2024
IMG_20190107_154506
1
Hoje Guiei Um...

Ford Fiesta ST: fun, fun, fun!…

Por Francisco Mota 22 de Janeiro, 2019
Clio_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Clio E-Tech: Novo ar, a mesma eficiência

Por Francisco Mota 18 de Setembro, 2023
RAPPORT FINANCIER 2015
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares abandona ACEA: grito do Ipiranga ou tiro no pé?

Por Francisco Mota 17 de Junho, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?