Após 40 anos de carreira, divididos por 5 gerações que totalizaram mais de 6 milhões de unidades vendidas, o SEAT Ibiza garantiu um lugar único na história da marca e da indústria espanhola de automóveis. Tudo começou em 1984…
Desde a primeira geração que o Ibiza se posicionou no mercado dos utilitários fabricados na Europa de uma maneira diferente dos seus rivais. O estilo original e o temperamento mediterrânico aliaram-se à tecnologia resultando num modelo com uma personalidade única.
Desenhado e produzido em Barcelona, o Ibiza evoluiu ao longo das suas cinco gerações e nas mais variadas áreas, do estilo à qualidade, passando pela segurança e pela performance, mantendo-se atualizado num segmento com uma concorrência muito forte.

São várias as razões que levaram o Ibiza a ser o preferido de muitos compradores jovens, à procura de um veículo utilitário de dimensões compactas, mas que fosse também capaz de dar resposta às necessidades das jovens famílias.
De entre todas essas razões que fizeram o sucesso do Ibiza, podem ser destacadas algumas, que ajudam a explicar como o modelo oriundo de Barcelona conquistou os corações de condutores um pouco por todo o continente europeu.
Nasceu em 1984
Talvez a razão mais importante seja a sua autenticidade. Desde o lançamento da primeira geração, em 1984, que o Ibiza se posicionou como um dos marcos da história da SEAT. Foi o primeiro modelo inteiramente desenvolvido pela SEAT como marca independente e abriu caminho para a boa reputação dinâmica dos seus modelos futuros.

A produção total acima dos 6 milhões de unidades, somando todas as gerações, fez do Ibiza o modelo mais vendido na história da marca e um dos pilares da internacionalização da SEAT. Em alguns mercados, o nome Ibiza tem maior notoriedade do que a própria marca SEAT.
A primeira geração empregava um motor projetado pela Porsche, que liderou o seu desenvolvimento e que foi evoluindo, enquanto foi utilizado pelo Ibiza. Estava disponível em versões 1.2 e 1.5 a gasolina, esta última com 85 cv na versão 1.5 GLX, a mais desportiva da gama inicial.
A colaboração de Giugiaro, no estilo e da empresa alemã Karmann, nos interiores, foi fundamental para que a primeira geração tivesse um impacte significativo no segmento dos utilitários. Entre 1984 e 1992, foram produzidas 1,3 milhões de unidades.
Fase de crescimento
A segunda geração surgiu em 1993 e representou o primeiro modelo a ser construído na nova fábrica de Martorell, em Barcelona. Foi novamente desenhado por Giugiaro, em colaboração com o centro de design de Martorell e estreou uma nova plataforma no grupo VW.

Tinha mais 20 cm de comprimento o que o colocava no topo do segmento, muito próximo dos modelos do escalão acima. Tinha também uma variante desportiva com motor 2.0 de 115 cv, uma cilindrada inédita no segmento e estreou a versão desportiva Ibiza Cupra.
Deixou a sua marca também na competição, ganhando a categoria F2 do WRC em três épocas seguidas, de 1996 a 1998. Consolidou assim a imagem desportiva do modelo e da marca ao terminar a sua carreira em 1999 com um total de 1,5 milhões de unidades vendidas.
Arrojo no estilo
Na terceira geração, de 2001, o Ibiza evoluiu tanto a nível técnico como estético, inaugurando uma linguagem de estilo da autoria do designer Walter De Silva que viria a marcar a imagem da marca nas gerações seguintes. Uma imagem declaradamente desportiva, mas também inovadora e inspirada em segmentos mais altos.

A qualidade de materiais subiu notavelmente bem como a oferta de novas versões. Um exemplo é o lançamento do nível de equipamento FR, que veio dar um cariz desportivo ao Ibiza e que ainda hoje é uma das opções preferidas de muitos compradores.
Enquanto a versão mais potente usava um motor 1.8 turbo de 150 cv, a versão mais económica Ecomotive ficava-se por um 1.4 TDI que emitia apenas 99 g CO2/km. A gama de versões cresceu significativamente e a produção total desta geração atingiu os 1,2 milhões de unidades em 2009.
A evolução tecnológica foi um dos pontos chave para o sucesso do Ibiza. Não só a performance e o design foram alvos de atenção particular, mas também os métodos de produção, cada vez mais eficientes. Bem como a utilização de motores mais “limpos” e amigos do ambiente.
Avanço Tecnológico
A quarta geração de 2008 marcou um passo de gigante no que à segurança diz respeito, em grande parte devido à pesquisa e desenvolvimento feitos nas instalações do Centro Técnico de Martorell, usando as tecnologias mais avançadas disponíveis na altura.

Entre o acréscimo de equipamento que passou a estar disponível, destaque para a introdução da caixa de dupla embraiagem DSG7 e de novos motores de injeção direta particularmente económicos.
O estilo desenhado por Luc Donckerwolke, designado “arrow design” revolucionou a aparência do Ibiza, sem por isso lhe retirar personalidade, numa altura em que o modelo festejava já o seu 25º aniversário. A produção desta geração, que terminou em 2017, chegou aos 1,4 milhões de unidades.
A entrar nos 40
Finalmente, em 2017 é lançada a quinta geração, que está ainda em produção com assinalável sucesso. Foi estreada a nova plataforma MQB A0, que seria usada por inúmeros modelos dentro do grupo.

O estilo é da responsabilidade de Alejandro Mesonero-Romanos e caracteriza-se pela utilização de arestas vivas e de motivos triangulares para os faróis e luzes de trás, que usam tecnologia LED. Esta quinta geração passou a ter as ajudas eletrónicas à condução e as soluções de conetividade que hoje são procuradas, tais como o Android Auto e Apple Carplay, além da aplicação Seat Connect.
A quinta geração ainda estará em produção por mais alguns anos, pois a procura não tem descido. A prova disso são os números de vendas de 2023. Após ultrapassada a crise dos semicondutores, as vendas do modelo voltaram a subir, registando um acréscimo de 24% face ao ano anterior e totalizando 288 400 unidades.
Conclusão
As sucessivas gerações do Ibiza conseguiram manter-se na vanguarda das tendências em cada época, mas ao mesmo tempo partilham um carácter mediterrânico que fez tantos fãs. Para comemorar os 40 anos da carreira do Ibiza, a SEAT lançou a Anniversary Limited Edition, assinalando assim o sucesso de um modelo que cedo conseguiu encontrar o seu espaço num dos segmentos que continua a ser dos mais concorridos na Europa.