Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
1993_ItalDesign_Cinquecento_Lucciola_01
1
Sabia Que?

Matiz: o Chevrolet que ia ser Fiat e virou Daewoo

911_gt2_rs_michelin_raceway_road_atlanta_2019_porsche_ag (1)
1
Sabia Que?

Fazer um carro numa impressora 3D? A Porsche já começou…

DACIA_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Jogger Hybrid 140: Vôos mais altos

Polestar_a
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Polestar 2 Single: Será esta a combinação ideal?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Cupra Leon VZ TCR – O faz-tudo das corridas
Sabia Que?

Cupra Leon VZ TCR – O faz-tudo das corridas

Especialista de corridas TCR

Francisco Mota
Última atualização: 24 de Julho, 2025 17:45
Por Francisco Mota
PARTILHAR
Highlights
  • A Cupra Racing produz o Cupra Leon VZ TCR para equipas privadas que o usam em corridas disputadas sob a regulamentação TCR. Para 2025 recebeu algumas atualizações.

A versão de corridas de Turismos do Cupra Leon chama-ze VZ TCR e tem tido uma carreira notável na sua categoria em todo o mundo. Participa em campeonatos na Europa, México, EUA e China. Tem também o mérito de já ter ganho corridas em todos os campeonatos em que participou. Saiba porquê.

Conteúdos
Classe TCRNovidades para 2025Evoluções técnicasAerodinâmica apuradaMotor conhecidoConclusão

A Cupra Racing tem tido uma presença contínua nos últimos anos, nas corridas que usam a regulamentação TCR, sucedendo diretamente à SEAT Sport, cujo Leon TCR de 2014 serviu de exemplo à definição técnica deste tipo de corridas de carros de Turismo com tração à frente. Tanto a nível nacional, como regional, os campeonatos que utilizam esta regulamentação são muitos e espalhados pelo mundo. O Cupra Leon VZ TCR e os seus antecessores têm sido usados por variadas equipas privadas, sempre com o apoio técnico da Cupra.

Isso tem permitido alcançar resultados de destaque com conquistas de campeonatos em 2024, como o TCR Europe e o o TCR México. Outra medida do sucesso do Leon VZ TCR é que o modelo obteve vitórias em todos os campeonatos em que participou. O modelo também foi utilizado no FIA Motorsport Games.

Classe TCR

Em 2025, o Cupra Leon VZ TCR fez a sua estreia na Ásia, no TCR China e nos EUA no IMSA Michelin Pilot Challenge. Xavi Serra, o Global Head of Racing na Cupra afirma que “Em 2024, o Leon Cupra VZ TCR solidificou o seu lugar nas pistas de todo o mundo, alcançando pódiums, vitórias e campeonatos e está pronto para fazer ainda melhor durante 2025.”

O Cupra Leon VZ TCR foi lançado em 2024, apoiando-se no ADN da Cupra na competição e aplicando a nova linguagem de estilo da Cupra na sua nova gama de modelos.

Novidades para 2025

Para 2025 foram introduzidas evoluções técnicas como um “set up” novo para o eixo dianteiro. A caixa de 6 velocidades sequencial mecânica SADEV recebeu um “kit” de melhoramentos. A suspensão também foi evoluída ao nível da geometria e elementos elásticos. Até a estrutura monobloco foi reforçada e o interior melhorado ao nível da ergonomia para o condutor, com mais botões no volante.

O Cupra Leon VZ TCR disputou, até ao final de 2024, 46 corridas em todo o mundo, vencendo no TCR México Sprint e TCR México Endurance e TCR Europe Series. No final da época foi utilizado no FIA Motorsport Games, como um dos carros eligíveis para a competição de Touring Cars. Este evento da FIA é um dos mais prestigiosos do ano e o Leon VZ TCR utilizou combustível com uma composição em que 50% provinha de fontes sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono.

Evoluções técnicas

Em 2025, O Leon VZ TCR será utilizado no IMSA Michelin Pilot Challenge, uma série de 11 corridas disputadas em alguns dos mais famosos circuitos dos EUA. As corridas disputam-se segundo as regras do WSC Touring Car Racing, com os motores afinados para debitar entre 300 e 350 cv. Deste modo, a velocidade máxima ultrapassa os 260 km/h.

O Cupra Leon VZ TCR 2025 deriva do modelo de série, do qual mantém a estrutura monobloco em aço de cinco portas. Obviamente que esta estrutura é altamente reforçada com aquilo a que se pode chamar um super arco de segurança. Na verdade, este arco de segurança é tão completo que acaba por funcionar como uma estrutura tubular.

Aerodinâmica apurada

É esta estrutura que mantém a integridade do Leon VZ TCR, tanto em termos de rigidez, flexão como em termos de resistência em caso de embate. O regulamento obriga a tudo isto e permite também grandes modificações nas suspensões, nomeadamente na arquitetura da  suspensão traseira. Também a carroçaria é bastante alargada e rebaixada, com todas as entradas de ar fresco e saídas de ar quente necessárias acrescentadas. Os alargamentos sobre as rodas, necessários por haver vias mais largas, são feitos em materiais sintéticos.

A aerodinâmica é também um assunto sério no regulamento do TCR, com a presença de uma asa traseira de grandes dimensões e várias aletas em vários pontos da carroçaria, além de um “splitter” sob o para-choques da frente. No projeto do Cupra Leon VZ TCR houve também um grande cuidado na “luta” ao peso, com a utilização de materiais leves. No final foi obtido um peso total de 1105 Kg.

Motor conhecido

Quanto ao motor, é utilizado uma variante do conhecido bloco EA888, empregue em vários modelos desportivos do grupo Volkswagen. Trata-se de um quatro cilindros de 1984 cc sobrealimentado por um turbocompressor. Incrivelmente, as únicas diferenças face à versão de série estão na programação do ECU, o que mostra o potencial e a resistência deste bloco. A potência máxima anunciada é de 340 cv, o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,0 segundos e atingir uma velocidade máxima de 256 Km/h, consoante a pista.

Conclusão

A Cupra vende o VZ TCR completo e pronto a correr, disponibilizando vários níveis de serviços de acompanhamento na exploração do veículo. Depende daquilo que cada equipa necessitar. Quanto ao preço, está estimado em 149 mil euros mais impostos, o que não impediu que já tenham sido vendidos 400 unidades em todo o mundo.

TAGGED:CupraCupra LeonCupra Leon VZCupra Leon VZ TCRCupra Racing
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

cq5dam.web.881.495
1
Sabia Que?Vídeos

“Roubado” à Tesla – Ford lança finalmente o seu Model E

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Montagem
1
Sabia Que?

Diesel ou híbrido: qual gasta menos? Vamos a contas!…

Por Francisco Mota 26 de Julho, 2019
SHOWCAR RENAULT
1
Sabia Que?

Renault 5 elétrico 2024 lidera mega plano na Europa

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2021
image002
Crónica à 6ª

Crónica – Seat (como a conhecemos) pode acabar em 2025

Por Francisco Mota 10 de Junho, 2022
150802-F-MZ237-054
1
Sabia Que?

Viagem de férias: como evitar os 5 pecados de Verão

Por Francisco Mota 1 de Agosto, 2019
details_ds_21_01
1
Sabia Que?

O recorde do Citroën DS que só foi batido pelo Tesla Model 3

Por Francisco Mota 12 de Maio, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?