A Ferrari apresentou o monolugar para 2025, seguindo a lógica do corrente regulamento, chama-se SF-25, sendo definido como uma evolução do SF-24. Será a arma suficiente para Hamilton e Leclerc derrotarem a McLaren e Verstappen?
Uma nova decoração, em que o branco volta a ter parte importante, servindo de base a alguns dos patrocinadores, mas seguindo a tradição do inevitável Racing Red, agora num tom um pouco mais escuro e continuando a ter um acabamento mate, sem brilho. No entanto, esta é apenas a decoração de apresentação de início de época, a julgar pelo que se viu em 2024, outras se vão seguir durante o ano.

A Scuderia Ferrari define o SF-25, concebido sob a direção de Loic Serra, como um monolugar totalmente novo – “99% do carro foi mudado” diz o engenheiro-chefe – mas seguindo o conceito do seu antecessor de 2024. Os regulamentos sem alteração desde 2022 assim o obrigam. Mas este ano é o último desta segunda geração de monolugares com efeito Venturi, depois da primeira nos anos 1980. Para 2026 já foi anunciado um regulamento novo, no qual todas as equipas estão a trabalhar desde há mais de um ano.
Suspensão pullrod
A grande diferença técnica do SF-25 é a nova suspensão dianteira, que passa de pushrod para pullrod, permitindo assim explorar de forma mais eficaz a aerodinâmica nesta zona do monolugar. Claro que existem outros detalhes diferentes na carroçaria do SF-25, mas a versão definitiva só deverá ser vista na sessão de testes conjunta a realizar antes do primeiro Grande Prémio, uma sessão que terá lugar entre 26 e 28 de Fevereiro no Bahrain. Antes da primeira corrida do campeonato que terá lugar na Austrália a 16 de Março.




Para já, o SF-25 fez uma sessão de 200 km no circuito de Fiorano, com Hamilton e Leclerc ao volante, para garantir que todos os sistemas funcionam como devem. Não foi uma sessão de desenvolvimento, mas apenas de controlo, um shakedown. E serviu para captar as primeiras imagens do novo monolugar em andamento.




Charles Leclerc afirmou que “está mais do que pronto, física e mentalmente, para encarar esta nova temporada” e confirmou que “o meu objetivo pessoal é vencer o campeonato mundial de pilotos.” Quanto a Lewis Hamilton, disse que “mal posso esperar para ir para a pista com o Charles, para nos desafiarmos um ao outro e fazer tudo o que pudermos para levar a equipa ao topo”.