Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
639412
1
Sabia Que?

Novidade – Lamborghini Revuelto: V12 fica, mas com “plug-in”

58
1
Hoje Guiei Um...

Último teste – BMW i3: Ainda continua muito à frente

IMG_20190430_120407
1
Hoje Guiei Um...

Tesla Model 3 em teste: tudo o que queria saber

Mercedes_22
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz E220d: O regresso de um clássico

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Elétricos > Primeiro Teste – Volvo XC90 e EX90: Só um “cheirinho”
Elétricos

Primeiro Teste – Volvo XC90 e EX90: Só um “cheirinho”

Volvo ES90 e XC90

Francisco Mota
Última atualização: 5 de Março, 2025 16:17
Por Francisco Mota
New Volvo EX90 on the road
PARTILHAR
Highlights
  • A Volvo mostrou os novos ES90, um 100% elétrico e o restyling do XC90 PHEV

Os novos Volvo EX90 e XC90 já estão à venda em Portugal. Conheça os preços e todos os detalhes do novo 100% elétrico e do renovado PHEV em mais um Primeiro Teste TARGA 67, conduzido por Paulo Marmé.

Conteúdos
ADN VolvoNova plataformaRestyling do XC90Conclusão

Num evento de curta duração dedicado a conhecer o novo 100% elétrico EX90 da Volvo e o restyling do XC90, pude observar e sentar-me dentro dos dois modelos, tendo a marca dado a possibilidade de guiar os veículos, embora durante uns escassos e meramente “simbólicos” 10 minutos, num trajeto em reta de 6 km até à rotunda do farol da Guia, em Cascais, e regresso.

ADN Volvo

Fundamentalmente, foi uma oportunidade de perceber, ao vivo, que o fabricante sueco não descurou o seu ADN nestes SUV premium de sete lugares com produtos que garantem os habituais atributos da marca: espaço, conforto, ergonomia, segurança, requinte e elegância.

Deste superficial contacto, a Volvo deu a conhecer as motorizações nas quais estes dois veículos serão comercializados e quais os preços que terão em Portugal. O EX90 é o quarto elétrico Volvo a chegar aos stands, depois do XC40 Recharge (que mudou para EX40), C40 Recharge (que passou para EC40) e EX30. Este ano, ainda será lançada uma versão Cross Country do EX30 e um sedan, o ES90. Tudo propostas 100% elétricas.

Nova plataforma

O EX90 assenta numa nova plataforma (SPA2) e terá uma versão Single Motor com um motor de 279 cv de potência (205 kW) e uma bateria de 104 kWh que proporciona uma autonomia até 580 km. Este SUV elétrico de 5037 mm de comprimento terá ainda duas variantes de tração integral (Twin Motor), qualquer delas equipada com um pack de baterias de 111 kWh: uma com 408 cv (300 kW) e até 600 km de autonomia; outra com 517 cv (380 kW) e autonomia de até 590 km.

Para os condutores nacionais, um dado relevante é que este SUV elétrico da Volvo é Classe 1 nas autoestradas portugueses com dispositivo Via Verde. Em matéria de preços, o EX90 apresenta-se com um preço chave na mão para empresas desde 62.461€ + IVA. Adquirido através de renting, a renda é a partir de 795€ + IVA. Pelo facto de ser elétrico, tem isenção de IUC, podendo as empresas contar com isenção de Tributação Autónoma e dedução de 100% do IVA. No segmento E-SUV, a Volvo tem a ambição de, em Portugal, vir a ter 15% do segmento com este seu EX90, modelo que o construtor considera ser o seu mais seguro veículo de sempre.

Restyling do XC90

O XC90 (4953 mm de comprimento) mantém-se o porta-estandarte da marca, tendo agora recebido uma lavagem estética (grelha redesenhada) e melhorias, desde logo ao nível da plataforma que, embora seja a mesma do anterior modelo (a SP1), conta com afinações diferentes, designadamente na suspensão. Trata-se, por isso, de um restyling da segunda geração do XC90 (a primeira geração vigorou de 2002 a 2014 e a segunda geração foi introduzida em 2015). A motorização que estará disponível para Portugal é a conhecido T8, um híbrido plug-in a gasolina (bloco 1969 cc de quatro cilindros de 310 cv em vez dos anteriores 300 cv) com motor elétrico de 145 cv (até aqui, era de 88 cv). No total, o T8 debita agora 455 cv (335 kW), tem um binário de 709 Nm e acelera dos 0-100 km/h em 5,4 segundos. Antes deste restyling, o T8 garantia 408 cv de potência combinada.

A bateria do XC90 é agora de 18,8 kWh (14,7 kWh utilizáveis) um upgrade face ao pack anterior de 9,2 kWh, o que lhe permite passar a oferecer até 71 km de autonomia (combinada) ou até 89 km (em cidade), em vez dos anteriores 40 km. Ainda assim, fica abaixo do alcance que outros PHEV já conseguem proporcionar, na casa da centena de quilómetros.

No interior, a imponente “sala de estar escandinava” mantém-se, com o detalhe do ecrã vertical, ao centro do tablier, ser agora de maiores dimensões: 11,2 polegadas em vez de 9 polegadas. O preço chave na mão do XC90 para empresas é desde 69.600€ + IVA ou uma renda de 949€ + IVA (renting). O modelo é também classe 1 com Via Verde e paga uma Tributação Autónoma de 15%.

Conclusão

Embora o EX90 se possa considerar, neste momento, como a versão elétrica do XC90, estes dois SUV Volvo são, na realidade, de gerações distintas, pois recorrem a plataformas diferentes. A base do XC90 é mais antiga e a do EX90 é nova. Para a Volvo, depois de um ano de 2024 que foi o seu melhor de sempre em vendas, este 2025 é aguardado com muita expectativa pela marca já que, além do EX90 (elétrico) e do XC90 (restyling) irá revelar, em fevereiro, o EX30 Cross Country e em março o ES90.

TAGGED:VolvoVolvo EC40Volvo ES30Volvo ES40Volvo ES90Volvo PHEVVolvo SUVVolvo XC90
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Nuova-C3 (19)
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Citroën Ë-C3: O utilitário elétrico mais barato

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Kia EV9 GT Line 6
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Kia EV9: SUV elétrico quer rivalizar com BMW iX

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver
1
Sabia Que?Vídeos

XC40 Recharge – O primeiro de muitos Volvo elétricos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
P90357013_highRes_the-new-bmw-m8-compe
1
Crónica à 6ª

Crónica: Fábricas reabrem, mas quem vai comprar carros?

Por Francisco Mota 17 de Abril, 2020
Elétricos

Kia EV4 – O elétrico anti-SUV já em 2025

Por Francisco Mota 9 de Março, 2025
Video-Polestar-4-_Thumbnail
Hoje Guiei Um...

Vídeo – Polestar 4: Melhor que os rivais?

Por Francisco Mota 16 de Fevereiro, 2025

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?