Kia EV4 – O elétrico anti-SUV já em 2025

Kia EV4

Highlights
  • A Kia quer redefinir o segmento C, propondo dois tipos de carroçaria que se afastam dos SUV. Talvez antecipe uma nova tendência...

A Kia apresentou o EV4, um elétrico disponível ainda este ano em duas carroçarias, sedan e hatchback, para quem não quer um SUV tão SUV como o EV3. Conheça os principais detalhes na reportagem do Francisco Mota

A expansão da oferta de modelos elétricos na gama Kia está a acelerar, como previsto. Depois do EV3, surge agora a versão final do EV4, que estará disponível em carroçarias sedan e hatchback ainda este ano. Posiciona-se no segmento C como uma alternativa aos modelos a combustão que a marca vai continuar a vender nos próximos anos.

Duas baterias

O EV4 estará disponível com opção por duas baterias, uma de 58,3 kWh e outra de 81,4 kWh de capacidade. Anuncia uma autonomia de 430, para a bateria mais pequena e de 630 km, para a maior, na carroçaria Sedan. Em parte, isto deve-se a uma boa aerodinâmica, com um Cx de apenas 0,23, conseguido com a carenagem total do fundo.

O motor de 150 kW (204 cv) anuncia uma aceleração 0-100 km/h em 7,7 segundos, ou 7,4 segundos, respetivamente para a bateria mais pequena e para a maior e a velocidade máxima é 170 km/h. Quanto ao carregamento da bateria até 128 kW DC, a Kia anuncia que vai dos 10 aos 20% em 31 minutos, para a bateria de maior capacidade. Pode também carregar a 11 kW AC, demorando 7h15m para ir dos 10 aos 100%, no caso da bateria maior. O EV4 tem função V2L, para alimentar outros dispositivos e V2G, para vender energia à rede.

“Redefinir o segmento C”

A Kia afirma que o EV4 “é lançado para redefinir o segmento C” o que parece uma intenção ousada, mas que pretende dar alternativas aos SUV que dominam o segmento. Por isso a marca produz duas alternativas, uma carroçaria de cinco portas com um grande portão traseiro (Hatchback) e outra de quatro portas e perfil mais clássico de três volumes (Sedan).

Contudo, o estilo de cada uma destas duas novas versões é tudo menos convencional, percebendo-se alguma influência da berlina-coupé EV6. A plataforma é a mesma dos mais recentes modelos elétricos da Kia, a E-GMP (Electric-Global Modular Platform) com uma arquitetura elétrica de 400 Volt.

Duas carroçarias

Esta base de trabalho permitiu aos estilistas da casa desenhar um modelo com o capôt dianteiro baixo com faróis verticais e uma nova interpretação da “tiger face” que tem sido a imagem de marca da frente de todos os Kia desde há alguns anos.

Outra característica é a traseira longa, que se vê na versão Sedan. Em ambos, a sensação de generosa largura é usada para dar uma pose agarrada ao asfalto. Na traseira do Sedan existe uma asa dividida em dois elementos, enquanto que o Hatchback tem um perfil mais utilitário, com tejadilho mais longo.

Por dentro são usadas algumas das soluções conhecidas do EV3, como o elemento curvo que une o painel de instrumentos ao monitor central tátil. A consola flutuante, com uma mesa escamoteável também estão presentes, bem como uma pequena quantidade de botões físicos, apenas os essenciais para comando da climatização, da transmissão e pouco mais.

Dois interiores

O espaço disponível nos cinco lugares é mais que suficiente para o segmento, beneficiando de um piso plano. A capacidade da mala é de 490 litros (Sedan) e 435 litros (Hatchback). Voltando à primeira fila, o volante tem apenas dois braços e algumas teclas físicas.

A versão mais equipada GT-Line acrescenta não só mais equipamento, mas também combinações de cores com maior contraste e um volante de três braços, além de jantes de 19” com desenho específico. Os para-choques da frente e de trás também têm formas mais desportivas.

Suspensão “europeia”

A suspensão, MacPherson, na frente e multi-link, atrás foi acertada para os gostos dos condutores europeus. Tem casquilhos hidráulicos e amortecedores FSD sensíveis à frequência do piso de terceira geração. A tração é às rodas da frente e a direção foi 50% melhor isolada em caso de mau piso, afirma a Kia.

O sistema de regeneração de energia nas desacelerações i-Pedal 3.0 permite usar vários níveis de regeneração, incluindo uma posição “inteligente” que faz a variação de forma automática. A função “one pedal” de imobilização do veículo pode ser regulada na sua intensidade.

Muito conectado

O sistema de infotainment pode receber a função Vehicle Smart TV, com acesso ao YouTube, Netflix, Disney+, jogos e karaoke. Podendo ser constantemente atualizado através de uma App Store.

Quanto às ajudas eletrónicas à condução, as ADAS, o Kia EV4 tem uma lista muito completa, sendo expetativa da Kia conseguir as cinco estrelas nos testes de segurança ativa e passiva da EuroNCAP.

O Kia EV4 Sedan vai ser construído na Coreia do Sul, ao passo que a versão EV4 Hatchback será produzida na Eslováquia, pois trata-se de uma versão que só será vendida na Europa. Está prevista a produção também nos EUA e outras regiões.

Conclusão

A Kia não abdica de jogar em todos os tabuleiros, no que diz respeito aos elétricos. Aumenta a sua presença nos SUV, mas também concebe modelos com outras silhuetas, talvez antecipando uma mudança de preferências dos consumidores, para longe dos SUV.

Partilhe este artigo
Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version