A KIA não abranda o crescimento da sua gama de elétricos. Desta vez mostrou o EV2, um utilitário destinado ao centro do segmento B-SUV, o mais disputado na Europa. Conheça os primeiros pormenores na apresentação do Francisco Mota.

Depois do lançamento do competente EV3 e do ambicioso EV4, a KIA mostra o utilitário EV2, destinado ao centro do segmento B-SUV. Enquanto que o EV3 se posiciona entre o segmento B-SUV e C-SUV, em termos de tamanho e prestações, o EV2 vai direito ao coração do segmento.
Concept-car
Para já, a KIA apresenta o EV2 na forma de um “concept-car”, mas duvido que a versão final seja muito diferente. Talvez as portas traseiras de abertura invertida sejam uma solução demasiado cara para este segmento e não passem à produção.

Nas palavras do presidente e CEO da KIA, Ho Sung Song: “este concept prevê a visão futura da KIA de redefinir o segmento B, trazendo um novo nível de sofisticação e utilização aos condutores citadinos. É um sinal claro da nossa dedicação a fazer veículos elétricos verdadeiramente acessíveis a todos.”
Star Map
O estilo deste EV2 alinha-se com o dos mais recentes modelos elétricos da KIA, nem faltando as luzes de dia verticais “Star Map”, ou em forma de constelação. As formas da carroçaria invocam a linguagem estilística de modelos off-road de muito maiores dimensões, conferindo um ar robusto ao EV2.

No interior, há uma utilização intensiva de materiais reciclados e sustentáveis. Os bancos traseiros são rebatíveis, como seria de esperar, mas o seu assento também se pode erguer. Mas também há função V2L, para carregar outros dispositivos e atualizações à distância OTA (Over The Air).
Interior
No concept-car, há um esquema de iluminação ambiente interior configurável que recorre à tecnologia LED e faz animações de luz. O tablier tem uma barra metálica que o atravessa na base, serve de suporte a algumas funções como o carregamento indutivo de smartphones.

O concept-car não tem pilares centrais, facilitando o acesso com a abertura invertida das portas traseiras. Quando o assento do banco traseiro está levantado, os banco da frente podem deslizar mais para trás.


A mala tem divisórias para facilitar a arrumação, bem como cintas de fixação. Nos vidros laterais é possível escrever mensagens para as pessoas de fora do EV2 lerem. Uma ideia típica de um “concept-car” que dificilmente passará à produção. Outra ideia “conceptual” é a possibilidade de remover os altifalantes para fora do carro, para animar uma pequena festa improvisada.


Conclusão
Nenhuma informação sobre motores ou baterias foi avançada pela KIA neste momento, nem valores de prestações, autonomias ou mesmo um posicionamento de preço. Mas, logicamente, ficará significativamente abaixo dos 39 900 que custa um KIA EV3 Drive com bateria de 58,3 kWh. A data de lançamento será durante 2026.