Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
GTI_3_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Golf GTI Clubsport: Ficou demasiado radical?

01_opel_astra_gse_520350-63330a017afc2
1
Sabia Que?

Opel Astra GSe: Sigla antiga para desportivos novos

MP3R6301
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover P440e: Quinta geração ainda é rei?

MG_50
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – MG4 XPower: O elétrico que queria ser um Golf R

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Volvo vai devolver uma semana de tempo livre aos clientes
Sabia Que?

Volvo vai devolver uma semana de tempo livre aos clientes

Francisco Mota
Última atualização: 3 de Março, 2020 15:25
Por Francisco Mota 9 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5043″]O que de mais precioso alguém pode oferecer? A Volvo pensa que é o tempo, por isso prepara medidas para devolver uma semana de tempo livre, por ano, aos seus clientes. Saiba como.

Conteúdos
Como encontrar mais espaço?Qual é o plano?Está tudo numa AppTodos automáticosCondução autónomaA parceria com a UberAutónomos para todosConclusão

 

O automóvel é sinónimo de liberdade, permite fazer deslocações onde e quando o condutor tiver vontade, sem grandes restrições.

Mas o fenómeno em que se tornou o acesso em massa ao automóvel, acabou por trazer também desvantagens.

A segurança em caso de acidente, as emissões poluentes e a redução do espaço disponível para usar o automóvel, sobretudo em ambiente urbano, são os aspetos mais negativos apontados pelos condutores e que os construtores batalham continuamente para resolver.

Há muitos anos que a Volvo é conhecida como uma das marcas que mais importância dá à segurança em caso de acidente.

Primeiro com a segurança passiva e nos tempos mais recentes com os sistemas de ajuda eletrónica à condução.

A entrada no mundo da eletrificação, com versões híbridas dos seus modelos mais conhecidos está a ser seguida com a introdução de modelos 100% elétricos, de que o XC40 Recharge é o primeiro exemplo, provando que a marca está a percorrer o caminho da transferência energética.

Como encontrar mais espaço?

Mas a terceira preocupação é talvez a mais complexa de enfrentar: a limitação de espaço para usar o automóvel dentro das cidades.

E também aqui o espaço está ligado ao tempo, quando falamos do tempo gasto pelos condutores no trânsito ou na procura de um lugar de estacionamento.

Manter os benefícios da utilização individual do automóvel e reduzir os inconvenientes é o objetivo da Volvo quando anuncia aos seus clientes que lhes quer “devolver uma semana de tempo livre por ano”, a partir do meio da presente década.

Talvez seja difícil contabilizar exatamente quanto tempo as medidas da Volvo podem efetivamente poupar aos seus clientes. Mas a verdade é que este discurso não se fica pelas palavras.

Qual é o plano?

Como é hábito na Volvo, os compromissos públicos só são anunciados quando há trabalho por trás que os possa sustentar.

Neste caso, fazer os clientes poupar tempo em tudo o que diz respeito à utilização do automóvel, parte de duas grandes áreas de atuação.

Em primeiro lugar, a utilização partilhada do automóvel, o “car sharing” que é visto por muitos como uma solução de futuro. No caso da Volvo, é já uma solução do presente, ainda que limitada no espaço.

A evolução da mobilidade para outros paradigmas além da propriedade do automóvel são o ponto de partida para a nova divisão “M” da Volvo, dedicada em exclusivo ao mundo da Mobilidade e que faz parte ativa do universo de marcas da Volvo.

Está tudo numa App

Tudo começa numa aplicação para smartphone, a partir da qual qualquer pessoa pode passar a utilizar um Volvo, sem inscrições nem fastidiosas burocracias.

Através da App “M” da Volvo, o utilizador pode procurar a “estação” mais próxima deste sistema de “car sharing” e reservar o modelo da marca que deseja utilizar.

Pode escolher o tempo durante o qual deseja usar o carro, desde o mínimo de uma hora a mais de um mês, com tarifários diferenciados. Mas em todos esta incluído o combustível, portagens e seguros.

Quando chega à “estação M” pode abrir a porta do carro que reservou através de uma chave virtual que recebeu no seu smartphone e seguir caminho.

O pagamento é feito por cartão de crédito através da aplicação, quando devolver o carro na mesma estação onde o levantou.

Todos automáticos

À disposição do utilizador estão os modelos mais populares da marca: XC40, V60, XC60, V90 e XC90, todos com um elevado nível de equipamento e todos com caixa de velocidades automática, de forma a poderem ter todos os sistemas de ajuda à condução.

Deste modo, o utilizador pode usufruir das vantagens de usar um Volvo, sem as preocupações de um proprietário.

Quanto ao tarifário, o preço por hora de utilização varia entre os cerca de 13€ e os 8€, consoante o tipo de plano usado. Se for para uma utilização inferior a dez horas por mês ou superior a 30 horas por mês.

A Volvo fez as contas comparativas entre a utilização de um dos seus modelos através deste sistema M, um contrato de leasing, uma compra do mesmo modelo usado ou de um novo e concluiu que o custo mensal do sistema M é, no mínimo, 50% mais barato que qualquer das outras hipóteses.

Para já, este sistema está disponível apenas na Suécia, tendo começado em 2019 com 230 “estações” em Estocolmo e em Uppsala.

Mas está previsto ser rapidamente alargado a outras cidades como Malmö e Gotemburgo. Mais tarde poderá chegar a outros países.

Condução autónoma

Mas a “oferta” de uma semana de tempo livre por ano, que a Volvo promete devolver as seus clientes não se fica pelo “car sharing”.

O programa de desenvolvimento de automóveis com condução autónoma está muito próximo de chegar aos primeiros modelos de produção, depois da construção de sucessivos protótipos de pesquisa.

A previsão da Volvo é que, a partir de meio da atual década, cerca de um terço dos automóveis que vender tenham capacidade de condução autónoma.

Pelo menos em espaços controlados como autoestradas e vias rápidas com faixas destinadas ao efeito.

A parceria com a Uber

O primeiro grande programa de aplicação de veículos autónomos começou em 2016, numa parceria com a Uber e o seu próprio projeto de veículos autónomos.

A Volvo tem um XC90 protótipo equipado com toda a tecnologia e os sensores necessários à condução autónoma dentro do programa desenvolvido pela Uber, pronto a ser usado.

Como acontece nos aviões, os sistemas de direção, travagem e bateria têm várias redundâncias, de forma precaver alguma avaria dos sistemas de primeira linha. Uma medida necessária para garantir a máxima segurança.

A associação entre a Volvo e a Uber para o programa de veículos autónomos, eventualmente usados em regime de “car sharing” prevê a construção de dezenas de milhares de unidades, numa primeira fase para serem usados apenas em vias dedicadas.

A Volvo está convencida que, no dia em que a condução autónoma esteja generalizada, a circulação rodoviária será mais segura.

Autónomos para todos

A tecnologia dos autónomos a ser desenvolvida com a Uber, estará também disponível para os clientes Volvo, a partir do meio desta década.

Será aplicada na nova plataforma SPA2 e estará apta a controlar os automóveis autónomos em vias específicas, numa primeira fase.

Enquanto a tecnologia não estiver generalizada, esta será uma oportunidade de melhorar a experiência da condução de um automóvel premium.

Vai aliviar o condutor dos períodos mais enfastiantes da condução e contribuir assim para lhe devolver algum do tempo que, de outra forma, gastaria a conduzir o seu automóvel.

Conclusão

Com a utilização partilhada do automóvel e a condução autónoma, a Volvo espera conseguir então devolver uma semana de tempo livre por ano, aos seus clientes.

Curioso é o conselho da Volvo para a utilização a semana de tempo livre extra: “não o use para trabalhar mais, use-o para se divertir, para descansar, use-o para si.”

Percorra a galeria de imagens clicando nas setas

Leia também, seguindo este Link:

Volvo e a redução de CO2: “os elétricos não chegam”

 

TAGGED:Electric carsEVfeaturedRechargeVolvoVolvo M
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

1944 Jeep Willys MB
1
Sabia Que?

Jeep faz 80 anos: de veículo militar a ícone popular

Por Francisco Mota 3 de Fevereiro, 2021
2
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – BMW i3 vs. iX: O recomeço 10 anos depois

Por Francisco Mota 23 de Maio, 2022
Targa 67 - Nissan Ariya_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan Ariya: um elétrico com classe

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
model_3_red
1
Crónica à 6ª

Crónica – Tesla em último no estudo de qualidade JD Power

Por Francisco Mota 26 de Junho, 2020
AUTO - NISSAN Gen3 Reveal
1
Estive LáFórmula 1

Nissan e-4orce 04 – Fórmula E pode substituir Fórmula 1?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
R-DAM_1095703
1
Crónica à 6ª

Crónica – Renault Mégane passa a elétrico e dá luta ao VW ID.3

Por Francisco Mota 17 de Outubro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?