Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
ë-C4 X (19)
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Citroën C4 X: afinal havia outros

IMG_20201229_165802
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 420d Coupé: primeiro estranha-se e depois?…

WhatsApp Image 2023-10-30 at 16.51.44 (2)
1
Estive Lá

Novidade – Lexus LBX: Um premium entre os B-SUV

bab481395c92c0821937b6d9f7b089fd50ebaedf
Crónica à 6ª

Crónica – Stellantis: Lucros recorde não chegam para pagar EU7?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Volvo faz terceira fábrica na Europa e vai ser na Eslováquia
Sabia Que?Vídeos

Volvo faz terceira fábrica na Europa e vai ser na Eslováquia

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:30
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

Ao fim de 60 anos a Volvo vai construir uma nova fábrica na Europa. Vair ser na Eslováquia e será dedicada em exclusivo a uma nova geração de modelos elétricos. O governo local garante 20% do investimento e espera mais de 3000 novos postos de trabalho.

Conteúdos
De raiz para os elétricosColaboração com o governo localPorquê a EslováquiaNova geração de elétricosConclusão

 

Numa decisão necessária para dar resposta à crescente procura por modelos elétricos, que na Volvo está a superar as espetativas, a marca sueca anunciou a construção da sua terceira fábrica de automóveis na Europa.

Foram precisos 60 anos para a Volvo encontrar necessidade de aumentar a sua capacidade de produção na Europa, juntando assim uma terceira unidade fabril às históricas instalações de Torslanda, na Suécia e Ghent, na Bélgica, inauguradas em 1964.

A localização das três fábricas da Volvo na Europa

A fábrica da Eslováquia será construída em Kosice, na zona este do país e espera-se que possa criar entre 3000 e 5000 novos postos de trabalho na região que não é das mais favorecidas do país.

De raiz para os elétricos

A fábrica de Kosice será uma das primeiras no mundo a ser construída de raiz para produzir exclusivamente automóveis elétricos, com a Volvo a anunciar uma capacidade de produção de 250 000 carros por ano.

Com esta nova instalação, a Volvo fica com uma capacidade de produção total na Europa de 600 000 carros por ano. Juntando às fábricas dos EUA e da China, a Volvo persegue assim um objetivo de atingir os 1,2 milhões de carros por ano.

A fábrica da Eslováquia será exemplar em termos de emissões

A construção da fábrica vai ter início em 2023, no ano seguinte vão começar a ser instaladas as máquinas-ferramentas, as linhas de montagem e vão começar a ser feitos os primeiros protótipos, estimando-se que a produção em pleno tenha início em 2026.

Colaboração com o governo local

A unidade de Kosice representa um investimento de 1,2 mil milhões de euros, dos quais 20% são garantidos pelo Estado Eslovaco, que também vendeu os terrenos à Volvo e garantiu as infraestruturas para a fábrica operar.

A produção na Eslováquia vai começar em 2026

Esta nova unidade será construída com as mais recentes tecnologias nos campos da conetividade e da neutralidade ambiental e enquadra-se nos objetivos globais da Volvo de apenas produzir carros elétricos a partir de 2030 e de atingir uma operação totalmente livre de carbono em 2040.

A negociação entre a Volvo e o governo da Eslováquia demorou um tempo recorde de apenas 1 ano e 10 dias e os responsáveis locais estão esperançados que esta notícia traga de volta ao país alguns dos trabalhadores especializados que tinham emigrado.

Porquê a Eslováquia

Do lado da Volvo, a escolha da Eslováquia para instalar a nova fábrica assenta, não só no acordo estabelecido com o governo, mas também nas condições disponíveis no país.

A Eslováquia está no top 10 dos países mais industrializados do mundo e está no topo do número de automóveis construídos “per capita”, pois já lá estão instalados quatro construtores.

A Volvo vai fazer na Eslováquia uma nova geração de elétricos

Desde há 30 anos que o país recebeu o primeiro construtor de automóveis, o que incentivou o crescimento de outras empresas ligadas ao setor, que já chegam às 330, criando assim um verdadeiro “hub” automóvel.

Mão de obra especializada, infraestruturas logísticas, boas vias de comunicação e fornecedores do setor são razões mais do que suficientes para a escolha da Eslováquia, que conta também na região de Kosice com a mais importante universidade técnica do país, com a qual a Volvo tenciona estabelecer colaborações.

Nova geração de elétricos

A Volvo ainda não anunciou quais vão ser exatamente os modelos que vai produzir em Rosice, porque se trata de uma nova geração de modelos elétricos que ainda não foram apresentados. Mas basta olhar para o mais recente “concept-car” da Volvo, o Concept Recharge, para ficar com uma ideia.

A Volvo é a quinta marca a entrar na Eslováquia

Tanto para a Volvo como para a Eslováquia este é um momento importante. Do lado da marca sueca porque encontra um país que a acolheu da melhor maneira com o governo a garantir um investimento direto de 267 milhões de euros.

Do lado do país, porque recebe um construtor em plena expansão, com vontade e capacidade de fazer grandes investimentos. E a operação pode não ficar por aqui, pois já estão reservados terrenos para a construção de uma não confirmada, mas mais que provável, fábrica de baterias para automóveis.

Conclusão

Um exemplo a reter sobre como fazer um investimento no setor automóvel e, mais importante, um investimento na mobilidade elétrica, que garante uma presença de longo prazo da Volvo na Eslováquia.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Vídeo – Volvo C40 Twin Drive Recharge: SUV, coupé, elétrico e… desportivo?

TAGGED:EslováquiafeaturedVolvoVolvo C40volvo elétricoVolvo EVVolvo RechargeVolvo XC40
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

DS_14
1
Hoje Guiei Um...

Teste – DS 7 E-Tense 4×4 360: Não havia necessidade…

Por Francisco Mota 12 de Junho, 2023
IMG_20201213_085411 (1)
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Kia e-Niro: à procura da autonomia

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
BMW_50 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW i4 M50: a prenda elétrica dos 50 anos da M

Por Francisco Mota 27 de Setembro, 2022
GIMS2017_13032017_052
Crónica à 6ª

Crónica – Salão de Genebra volta em 2024 em versão “low cost”

Por Francisco Mota 14 de Julho, 2023
tumblr_inline_p7e8ckLZjA1slfrox_1280
1
Sabia Que?Vídeos

Modos de condução: para que servem e como funcionam

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Afinal o 208 GTI pode voltar, mas elétrico e só na GB

Por Francisco Mota 20 de Maio, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?