Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
AMAZON_nyundai
Crónica à 6ª

Crónica – Comprar (e pagar) um Hyundai na Amazon já em 2024

IMG_20210524_152521
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai Electric: o elétrico do povo?

IMG_20190321_104827
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Novo Vídeo Targa 67: Teste do DS7 Crossback 1.5 BlueHDI 130

IMG_20171126_152610
1
Hoje Guiei Um...

Abarth 124 Spider, sushi de escorpião

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Volvo EX90 estreia em Novembro e quer reduzir 20% de acidentes
Sabia Que?

Volvo EX90 estreia em Novembro e quer reduzir 20% de acidentes

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Setembro, 2022 18:53
Por Francisco Mota
PARTILHAR

A Volvo prepara novas tecnologias de segurança para o topo de gama elétrico EX90, que vai estrear a 9 de Novembro. São medidas que tratam do que se passa fora e dentro do automóvel para reduzir 20% dos acidentes graves.

Conteúdos
“Compreender” o condutorComo funcionaO funcionamento ao detalheComo avisar o condutor?E o que se passa no exterior?LIDAR reduz 20% de acidentesMais tempo para reagirCondução autónomaConclusão

 

Como seria de esperar a Volvo anuncia o EX90, a revelar a 9 de Novembro próximo, como  “o Volvo mais seguro de sempre.” Afirmando que não vai parar de investir na segurança até não haver mais acidentes.

Da marca que fez da segurança o seu cartão de visita, não se esperava menos. O EX90 vem de série com um “escudo invisível” numa referência aos novos sistemas de segurança que vai estrear.

Volvo Concept Recharge será UM SUV 100 elétrico

A Volvo admite que, no passado, a sua abordagem em relação à segurança foi convencional, ou seja, desenvolver formas de controlar o que se passa à volta do automóvel, de modo a melhor proteger quem vai lá dentro.

Mas sabia que esse caminho não era o único. É preciso também olhar para o que se passa dentro do próprio automóvel, para prevenir o acidente.

“Compreender” o condutor

Ou seja, um sistema de monitorização do estado do condutor, mais evoluído do que os que existem atualmente no mercado.

O EX90, que ainda não foi visto, será inspirado no Concept Recharge, terá este sistema integrado de série. Trata-se de um sistema que funciona em tempo real e que pretende “compreender” o condutor.

É de esperar uma revolução no habitáculo

Diz a Volvo que a filosofia é simples: “se o carro consegue saber quando o condutor está num estado que não é o ótimo para guiar, então deve garantir que toma as ações devidas para evitar acidentes.”

Como funciona

Em termos de conceito, o sistema de compreensão do condutor é uma evolução dos sistemas de monitorização que já existem e se centram na deteção de sonolência ao volante.

Identificando para onde o condutor está a olhar, ou com que frequência e durante quanto tempo fecha os olhos, é possível saber muita coisa sobre o seu estado de alerta.

Monitorização do condutor é fundamental

Com um algoritmo desenvolvido para o efeito, é possível saber se o condutor está a deixar de ter condições para guiar, seja devido a cansaço, distração ou outras causas. E avançar com as medidas de assistência adequadas.

O funcionamento ao detalhe

São usadas duas câmaras no habitáculo para detetar sinais precoces relacionados com o olhar. Medindo quanto tempo o condutor olha para a estrada em frente, é possível compreender quando os olhos do condutor (e a sua mente) estão focados noutra coisa que não a condução.

Se o condutor estiver a olhar pouco tempo para a estrada, pode significar que está distraído, talvez a olhar para o smartphone.

Duas câmaras vigiam o condutor

Mas se o condutor estiver a olhar fixamente para a estrada, isso pode indiciar uma distração cognitiva, ou seja, o seu pensamento está noutro sítio e já nem está a registar o que está a ver.

Como avisar o condutor?

O volante com sensores também tem aqui um papel, determinando a estabilidade da pega no aro para “compreender” o estado de vigilância do condutor.

A gestão do sistema permite depois juntar estes dois tipos de informação e determinar de que tipo de ajuda o condutor pode estar a precisar.

Volvo EX90 será novo topo de gama elétrico

A ajuda pode começar com um simples sinal sonoro de aviso, que aumenta de acordo com a severidade da situação.

Se o condutor não reagir, o sistema pode então tomar conta da condução e fazer parar o carro em segurança, na berma da estrada e ligar os quatro piscas.

A Volvo afirma que esta área da monitorização do condutor será uma daquelas em que mais vai investir, em termos de segurança, à medida que vai recolhendo mais dados sobre o assunto.

E o que se passa no exterior?

Mas a Volvo também vai ter novidades no que diz respeito à monitorização do que acontece no exterior do carro.

A tecnologia LIDAR vai subir mais um degrau com o novo EX90, com a ambição de reduzir em 20% os acidentes graves.

O novo sistema será usado, inicialmente pelo menos, apenas pela Volvo e utiliza um complexo conjunto de oito câmaras, cinco radares e 16 sensores utrasónicos, além de um sensor LIDAR de última geração.

LIDAR é a contração de Light Detection and Ranging, e define um sistema de medição de distâncias que usa luz na forma de impulsos de laser para medir distâncias com alta precisão e fidelidade.

LIDAR reduz 20% de acidentes

Segundo as estimativas da Volvo, o simples facto de adicionar um LIDAR a um carro já de si seguro, pode fazer descer os acidentes graves em 20% e os acidentes em geral em 9%.

LIDAR a servir para detetar outros veículos

Em vez de o esconder, a Volvo decidiu deixar o LIDAR bem visível sobre o tejadilho do Concept Recharge, pelo menos durante a fase de protótipo.

Com esta tecnologia, consegue detetar peões até 250 metros de distância e até um pneu (preto) caído numa estrada escura a 120 metros de distância.

E isto, enquanto o carro se desloca a velocidades típicas de autoestrada. Como não depende da luz, ao contrário de uma câmara, o LIDAR funciona tão bem de dia como de noite.

Mais tempo para reagir

Isto dá ao sistema eletrónico de ajuda à condução muito mais tempo para se antecipar a uma situação perigosa e tomar as medidas necessárias para evitar o acidente.

Em ambos os casos, estamos a falar de sistemas que evitam os acidentes e que dão mais informação aos sistemas de ajuda eletrónica à condução.

LIDAR a funcionar para evitar saída de faixa

Claro que nada disto seria viável sem um forte investimento na informática e na computação, com novo software projetado para aprender com as experiências que for acumulando com o passar do tempo.

Condução autónoma

Logicamente que tudo isto tem um objetivo final mais ambicioso, que é a condução autónoma. A marca sueca tem este assunto como uma das suas prioridades, como outros construtores premium.

Volvo Concept Recharge vai influenciar as linhas do EX90

Os anos de trabalho e a experiência recolhida na investigação deste tema dão à Volvo confiança na fiabilidade da condução autónoma, ao ponto de dizer que “quando as nossas verificações de segurança estiverem feitas e todas as aprovações necessárias recebidas, a tecnologia da condução autónoma será introduzida no EX90.”

Conclusão

A Volvo continua a honrar a sua imagem de líder no que à segurança rodoviária diz respeito. Não apenas na proteção que os seus carros podem dar aos ocupantes, em caso de acidente, mas também no desenvolvimento de tecnologia que permita evitar os acidentes em primeiro lugar. Tendo a condução autónoma como a grande meta a alcançar.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Volvo faz terceira fábrica na Europa e vai ser na Eslováquia

TAGGED:featuredVolvoVolvo carsVolvo EX90Volvo XC40Volvo XC60Volvo XC90XC40XC60XC90
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Renault_Espace_56
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Renault Espace E-Tech: Passa de monovolume a SUV

Por Francisco Mota 8 de Junho, 2023
pink-nissan
1
Crónica à 6ª

Crónica – Renault, Nissan e Mitsubishi fazem as pazes

Por Francisco Mota 28 de Janeiro, 2022
FORD_KUGA_ST-LINE_PHEV_020
1
Sabia Que?

Novo Ford Kuga PHEV já tem preços em Portugal

Por Francisco Mota 20 de Março, 2020
Dynamic_01_0915 copy
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Zeekr X: SUV chinês quer dar luta ao BMW iX1

Por Francisco Mota 5 de Outubro, 2023
Velar_12
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover Velar P400e: Mexer mas sem estragar

Por Francisco Mota 23 de Janeiro, 2024
IMG_20190724_124443
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste DS3 Crossback 1.2 PureTech: está à altura dos alemães?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?