Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Mercedes-Benz CLE 300e: Charme eletrificado
    7 de Maio, 2025
    Teste – BMW XM 50e: Será mesmo um M?
    6 de Maio, 2025
    PRIMEIRO TESTE – Forthing S7 EV – Berlina a “preço canhão”
    5 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
    689584
    KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos
    17 de Março, 2025
    0D6A3949
    Primeiro Teste – Leapmotor T03: À atenção da Dacia
    14 de Março, 2025
    Kia EV4 – O elétrico anti-SUV já em 2025
    9 de Março, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Small-21079-MaseratiGranTurismoFolgoreCopperGlance
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Maserati Folgore: GT e Grecale elétricos já têm preço

Vídeo – Lexus LBX: Está ao nível da marca?

COTY_2020_Peugeot_208_0049
1
Sabia Que?The car of the year

Peugeot 208 vence Car Of The Year 2020

Volvo 360c Exterior Detail
1
Sabia Que?

Volvo 360c: o autónomo perfeito para a era Covid-19

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Volvo e a redução de CO2: “os elétricos não chegam”
Sabia Que?

Volvo e a redução de CO2: “os elétricos não chegam”

Francisco Mota
Última atualização: 30 de Janeiro, 2020 23:05
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”4758″]A Volvo tem um plano para atingir a neutralidade de CO2 em 2040. Mas nem tudo passa pelos automóveis elétricos. Saiba como a marca pretende atingir este objetivo.

Conteúdos
O papel dos híbridos “plug-in”O plano da VolvoMetas concretasO que são os RechargeConclusão

 

A pressão sobre a indústria automóvel para reduzir a sua “pegada” no que respeita às emissões poluentes e, em particular, na libertação de CO2, tem levado as marcas a desenvolver planos de ação bem concretos.

O aumento da produção de veículos elétricos está sempre na linha da frente destes planos, mas a verdade é que não é o passo que vai trazer mais resultados a curto prazo.

A opinião da Volvo é de que “os elétricos não chegam” para reduzir as emissões de CO2, pela razão de que ainda não conseguem atingir um número suficientemente alto de consumidores.

Os preços mais elevados e as limitações de utilização, para alguns condutores, nomeadamente a autonomia e o acesso a postos de recarga, ainda não permitem aos elétricos satisfazer as necessidades de todos os compradores.

O papel dos híbridos “plug-in”

É precisamente neste ponto que entram em cena os híbridos “plug-in”, exatamente por permitirem uma autonomia combinada mais alta e não dependerem exclusivamente da recarga exterior da bateria para puderem ser utilizados sem restrições.

No plano da Volvo, está previsto o lançamento de um novo modelo eletrificado, por ano, nos próximos cinco anos, de forma a tornar todas as gamas da marca eletrificadas.

Mas o plano não se fica pelos automóveis, a Volvo compromete-se a usar, nas suas fábricas, energia elétrica exclusivamente produzida a partir de fontes renováveis, uma meta traçada já para o ano de 2025.

A utilização de materiais mais sustentáveis e a redução da emissão de CO2 em todas as fases da produção dos automóveis, vão permitir à Volvo atingir a meta de ser uma empresa neutra em termos de emissões de CO2 até 2040. Alinhando-a assim com o acordo climático de Paris redigido em 2015.

Este acordo, é bom recordar, prevê uma série de medidas para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius, até 2050.

O plano da Volvo

Para lá chegar, o plano tem várias fases, a primeira começa com uma redução em 40% das emissões médias de CO2 dos seus modelos, entre 2018 e 2025. No final deste período, toda a rede de fábricas da Volvo será neutra, em termos de emissões de CO2.

Além da redução de CO2 na produção, será necessário trabalhar em conjunto com os fornecedores para garantir que os componentes enviados para a linha de produção também têm uma pegada de CO2 neutra.

A energia utilizada no processo de produção terá também de ser “limpa”, ou seja, oriunda de fontes renováveis. E no final é preciso garantir que as fases de reutilização e reciclagem cumpram os mesmos requisitos de neutralidade carbónica.

Metas concretas

Quanto aos modelos a vender, a Volvo já anunciou o seu objetivo de chegar a 2025 com as suas vendas globais a depender 50% de versões 100% elétricas.

Esta meta vai proporcionar uma descida das emissões médias da totalidade da gama de modelos da marca também em 50%.

Quanto aos fornecedores, estão a ser feitas negociações para uma redução de 25% nas emissões de CO2 relativas à rede global de empresas fornecedoras das fábricas Volvo.

Também nos materiais utilizados para a construção dos vários modelos está prevista uma redução de CO2, por exemplo através da utilização de 25% de plásticos reciclados nos novos Volvo, até 2025.

Para a mesma data, está prevista uma redução de 25% nas emissões de CO2 relativas à operação global da marca, incluíndo a fabricação e a logística.

O que são os Recharge

A Volvo foi o primeiro grande construtor a comprometer-se com a eletrificação total dos seus vários modelos, anunciando o fim de motorizações que usem exclusivamente motores de combustão interna. Todos vão passar a ser ou 100% elétricos ou híbridos.

A partir deste ano, todos os novos modelos lançados vão ser electrificados, tendo o processo começado com o XC40 Recharge, o primeiro veículo 100% elétrico da marca.

A gama Recharge começou com o XC40, mas esse será o nome utilizado para todos os futuros modelos da Volvo com bateria recarregável exteriomente, sejam 100% elétricos, ou “plug-in”.

Para a linha de modelos Recharge, existem várias medidas de incentivo à utilização o mais frequente possível do modo de condução elétrico, que na Volvo se chama “Pure”. Um deles é a já anunciada oferta do primeiro ano de energia gratuita.

Para mais detalhes, seguir este link:

Volvo paga um ano de energia a quem comprar um “plug-in”

Mas para que não fiquem dúvidas, a Volvo vai começar a divulgar a pegada de carbono do ciclo médio de vida para cada um dos seus novos modelos.

Uma inovadora medida de transparência que vai permitir ao consumidor saber exatamente qual é a pegada de CO2 de cada modelo, ao longo de todo o ciclo de vida do automóvel.

Conclusão

O plano da Volvo é muito ambicioso, mas coerente com as metas que a empresa traçou para o seu negócio nos próximos anos.

A electrificação não passa apenas pelo lançamento de carros elétricos. Passa também pelos híbridos “plug-in” e, sobretudo, por um conjunto de medidas que garantam a neutralidade de emissões de carbono durante todo o ciclo de vida de um automóvel.

Começa nos fornecedores externos, passa pela produção, pela utilização dos automóveis e depois pela reutilização e reciclagem, nomeadamente das baterias. Um trabalho que exige cuidado, para não esquecer nenhuma fase.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este Link

Volvo chega aos elétricos com o XC40 Recharge, mas só em 2021

TAGGED:AudiBEVBMWCarsfeaturedGeelyHybridMercedesPHEVRechargeVolvoXC40
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Amarok_23
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Amarok 2.0 TDI: E assim ganham todos

Por Francisco Mota 4 de Março, 2024
CX30_45
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda CX-30 e-Skyactiv X: A teimosia japonesa

Por Francisco Mota 25 de Maio, 2022
carlos-sainz
1
Sabia Que?

Sainz eleito o melhor piloto de ralis de sempre

Por Francisco Mota 5 de Maio, 2020
650034
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lamborghini Huracán Sterrato: Desportivo do ano TARGA 67

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2023
29
1
Estive LáThe car of the year

Car Of The Year 2020: quer saber a minha votação?…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
ST_43 (2)(1)_B
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Focus ST Pack Track: Gosto, gosto muito!

Por Francisco Mota 9 de Agosto, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?