Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
01_Mobilidade para todos com o ID. EVERY1_Volkswagen antecipa um modelo elétrico de entrada
Elétricos

VW ID. EVERY1 – Elétrico de 20 000€ feito em Portugal

IMG_20180225_153129
1
Hoje Guiei Um...

VW Polo GTI DSG, só falta um bocadinho assim

AUTO - NISSAN Gen3 Reveal
1
Estive LáFórmula 1

Nissan e-4orce 04 – Fórmula E pode substituir Fórmula 1?

Audi skysphere concept
1
Sabia Que?

Skysphere: em breve todos os Audi vão ser assim

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Viajar de vidros abertos piora consumos? Fizemos o teste…
Sabia Que?

Viajar de vidros abertos piora consumos? Fizemos o teste…

Francisco Mota
Última atualização: 13 de Agosto, 2019 17:06
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”3364″]Viajar de vidros abertos ainda é hábito de alguns condutores, em dias de calor. Mas será que faz subir os consumos? Fizemos o teste, para saber se isso é mesmo verdade.

Conteúdos
Garganta secaA/C ligado e vidros fechadosVidros abertos e A/C desligadoEm euros dá quanto?Conclusão

 

Com a temperatura a subir e o calor a apertar dentro dos carros, muitos condutores não evitam abrir os vidros, para refrescar o habitáculo. Mas será que isso faz subir os consumos?

Não é raro ver carros a passar na estrada com os vidros abertos. Nos dias de calor moderado, apenas com uma fresta aberta, nos dias mais quentes, há quem abra os vidros totalmente.

Claro que, em carros equipados com ar condicionado, viajar com os vidros abertos não é realmente necessário, desde que o sistema esteja a funcionar em boas condições. Mas, ainda assim, alguns condutores gostam de levar os vidros um pouco abertos.

Garganta seca

Alguns porque não gostam do efeito de secagem do ar que o ar condicionado provoca, o que pode realmente causar desconforto nas vias respiratórias.

Por esse motivo, há condutores que não usam de todo o ar condicionado e preferem abrir as janelas.

Outros gostam de usar os dois métodos ao mesmo tempo, ligar o ar condicionado e levar as janelas abertas, para ter a temperatura ao nível que querem, acrescentando uma ventilação forçada com ar não arrefecido.

Mas levar os vidros abertos enquanto se conduz em estrada ou autoestrada gera turbilhões aerodinâmicos que podem prejudicar os consumos de combustível. É muito pouco eficiente.

A/C ligado e vidros fechados

Para saber exatamente quanto poderá subir o consumo, devido apenas aos vidros abertos, fui para a estrada com um Ford Focus 1.5 Ecoblue de 120 cv e fiz vários testes até chegar a uma conclusão.

O procedimento foi muito simples. Primeiro, coloquei o computador de bordo a zero e depois conduzi durante 50 km num percurso de autoestrada, à velocidade estabilizada de 120 km/h. O primeiro teste foi feito com os vidros fechados e o ar condicionado regulado para os 21,5 ºC, considerada a temperatura de conforto.

Nestas condições o computador de bordo indicou um consumo médio para esse trajeto de 4,9 l/100 km.

Vidros abertos e A/C desligado

Depois percorri o mesmo percurso, na mesma distância e à mesma velocidade, com os quatro vidros abertos até baixo e o ar condicionado desligado.

Claro que não será uma situação muito comum, mas o meu objetivo era descobrir qual o efeito de viajar com vidros abertos, no pior dos cenários, com o máximo de turbilhões, ou seja, com os vidros totalmente abertos.

E o computador de bordo não mentiu: o consumo médio indicado nestas condições foi de 5,6 l/100 Km. Uma subida de 0,7 l/100 km, que no caso do Ford Focus Diesel utilizado para este teste (com o litro de gasóleo a custar 1,4 euros) equivale a um custo acrescido de mais 0,98 euros por cada 100 km.

Em euros dá quanto?

Ou seja, numa viajem de 300 km, como por exemplo de Lisboa ao Algarve, um condutor que viaje com os quatro vidros abertos pode gastar até mais 2,94 euros em gasóleo.

Conclusão

É este o efeito dos turbilhões aerodinâmicos, quando se viaja de vidros abertos, por isso pense bem antes de os abrir. E não se esqueça que levar os vidros abertos pode também deixar entrar pedras e outros objetos, projetados pelas rodas dos outros veículos, o que pode ser realmente perigoso.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também seguindo este link:

Viagem de férias: como evitar os 5 pecados de Verão

 

TAGGED:Aerodinâmicacarros viagemconsumoseurosfeaturedVidros
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

4
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz EQA 250: o elétrico instantâneo

Por Francisco Mota 28 de Setembro, 2021
robots
1
Sabia Que?

Qual a cor mais vendida no mundo? E porquê?…

Por Francisco Mota 18 de Agosto, 2022
Base de donnée : Astuce Productions
1
Sabia Que?

DS 4: mas afinal o que é isso do “savoir-faire” francês?

Por Francisco Mota 29 de Outubro, 2021
_7503497
1
Estive Lá

Alpine A110: reviver o passado no circuito do Estoril

Por Francisco Mota 5 de Agosto, 2019
Zwickau vehicle plant resuming production of the ID.3 slowly and
1
Sabia Que?

VW ID.3 – faltam 3 meses: medidas para regressar à produção

Por Francisco Mota 30 de Abril, 2020
50 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Tesla Model Y: A prenda de Natal que todos queriam

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?