Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190617_121721
1
Estive Lá

Novo Clio em teste: o carro que os portugueses vão comprar

targa67
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – WRC 2022: O que têm em comum os carros de ralis e os de série?

Teste – Ford Raptor Diesel: Menos “loucura”

1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Taigo: Apanhar a onda brasileira

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > The Car Of The Year 2023 – revelado sexta-feira 13, às 11h
Sabia Que?The car of the year

The Car Of The Year 2023 – revelado sexta-feira 13, às 11h

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 10:15
Por Francisco Mota 5 Min leitura
CotY_Finalist_2023
PARTILHAR

O vencedor deste ano do The Car Of The Year, o prémio mais cobiçado pela indústria automóvel, será revelado na próxima sexta-feira, 13 de Janeiro. Será o dia da sorte para um dos sete modelos que chegaram à fase final da edição deste ano, na qual tive mais uma vez a honra de participar como jurado.

Conteúdos
Muitos pontos de vistaDezenas de testes60 vencedoresOs 7 finalistasTudo às claras

 

Sexta-feira, 13 de Janeiro, vai ser o dia da sorte para o vencedor do The Car Of The Year (COTY, para os amigos…) na edição de 2023. Como sempre, são sete os modelos que chegaram à fase final do prémio mais cobiçado pelas marcas de automóveis e o mais respeitado pela indústria.

Fundado em 1964, o COTY é eleito por 61 jurados oriundos de 23 países europeus, todas elas e todos eles são jornalistas especializados em automóveis. Não tenho dúvidas em dizer que se trata do júri mais competente que se poderia escolher para esta função.

Muitos pontos de vista

E não o digo por fazer parte do júri há mais de uma dezena de anos, digo-o porque conheço os jurados. Cada um tem por missão representar o seu país, no que às necessidades dos automobilistas de cada nação diz respeito. E são muito variadas, essas necessidades.

Das estradas nevadas do Norte da Finlândia até aos caminhos ensolaradas do Sul de Portugal, cada país tem condições de circulação muito diferentes e condutores com exigências únicas. A votação reflete isso mesmo, resultando numa verdadeira radiografia do mercado europeu de automóveis.

Dezenas de testes

Para chegar à lista dos sete finalistas da edição de 2023, os jurados tiveram que testar várias dezenas de novos modelos, lançados durante 2022. Importante notar que, ao contrário de outros prémios, no COTY os construtores não inscrevem as suas novidades, nem pagam para isso. São os critérios do COTY, publicados no site oficial, que determinam quais os modelos elegíveis a cada ano.

Após esses testes, realizados nos 23 países europeus, cada jurado escolheu os seus sete modelos preferidos e a matemática fez o resto, apurando os sete finalistas.

60 vencedores

Este ano, o prémio The Car Of The Year faz 60 anos e a lista dos sete finalistas acompanha os tempos que vivemos, com vários modelos elétricos e híbridos incluidos. Na verdade, todos os modelos finalistas são eletrificados.

Para decidir qual o vencedor, cada jurado vota segundo algumas regras bem conhecidas de todos. Cada jurado tem um total de 25 pontos para atribuir ao conjunto dos sete finalistas.

Tem que dar pontos a pelo menos cinco deles, mas pode dar zero pontos a dois. Tem que dar mais pontos a um dos seus votados do que aos outros, ou seja, tem que escolher o seu preferido. E não pode dar mais de 10 pontos a nenhum finalista. Muito simples.

Os 7 finalistas

Esta ano, os 61 jurados têm uma lista de modelos bastante diversificada. Por ordem alfabética, os finalistas são: Jeep Avenger, Kia Niro, Nissan Ariya, Peugeot 408, Renault Austral, Toyota bZ4X e VW ID.Buzz.

Ao mesmo tempo que atribuem os seus votos, os jurados são obrigados a explicar por escrito a razão da sua votação em cada modelo, mesmo aqueles a que eventualmente derem zero pontos. Essa explicação é publicada no site oficial. Pode visitar o site e ver a tabela dos anos anteriores neste LINK:

https://www.caroftheyear.org/

Tudo às claras

Competência, independência e transparência são os valores que têm norteado o júri do The Car Of The Year nos seus 60 anos de vida e que continuam a ser os mesmos valores que orientam os jurados deste ano. A nossa missão é colocar à disposição do consumidor o nosso conhecimento e experiência, de modo a que possa fazer a escolha mais acertada, na altura de comprar um carro novo.

O prémio deste ano será atribuído na sexta-feira, 13 de Janeiro, no Salão Automóvel de Bruxelas. A cerimónia terá início pelas 12h00 locais, 11h00 de Portugal, e poderá ser seguida em direto no YouTube através deste LINK:

https://www.youtube.com/watch?v=uqoHxhDuLJ8

Francisco Mota

TAGGED:car of europeCar Of The YearCarros do anoCOTY
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

305698_Volvo_EX90
1
Sabia Que?

Novidade – Volvo EX90: novo topo de gama é elétrico

Por Francisco Mota 10 de Novembro, 2022
FORD_KUGA_ST-LINE_PHEV_020
1
Sabia Que?

Novo Ford Kuga PHEV já tem preços em Portugal

Por Francisco Mota 20 de Março, 2020
CotY_Finalist_2025
The car of the year

The Car Of The Year 2025- Eleitos os 7 finalistas

Por Francisco Mota 18 de Fevereiro, 2025
ID4_1
1
Sabia Que?

VW recua: GTX não substitui GTI. Mas qual o futuro do Golf?

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2022
Volvo Cars and Uber present production vehicle ready for self-driving
1
Sabia Que?

Volvo quer devolver uma semana de tempo livre aos clientes

Por Francisco Mota 29 de Fevereiro, 2020
4_01Sport
1
Sabia Que?

Lynk & Co: a marca que não quer vender carros chega no Verão

Por Francisco Mota 24 de Junho, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?