Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Bentayga Hybrid on sale EU UK - 1
1
Sabia Que?

Novo Bentley SUV “plug-in” emite menos CO2 que um VW Polo

The new Volkswagen ID.4
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Chegou o ID.4: o pesadelo elétrico do VW Tiguan

Porsche_Vintage_Motiv_09_0012
1
Sabia Que?

Targa 4S Heritage Design: Porsche brincando aos clássicos

IMG_20200714_162909
1
Sabia Que?

Clio e Sandero a GPL: Vale a pena? Vamos a contas!…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Porsche pondera voltar a ter motores Diesel
Sabia Que?

Porsche pondera voltar a ter motores Diesel

Francisco Mota
Última atualização: 6 de Junho, 2019 22:09
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”2691″]Fonte oficial da Porsche confidencia que a marca pondera voltar a ter motores Diesel nos seus SUV. Mas está dependente de fatores externos. Saiba quais são.

Conteúdos
O regresso aos Diesel?Políticos vacilamDiesel: menos consumos e emissõesDiesel e SUV: o casamento perfeitoUma operação sem dificuldadeConclusão

 

A aposta nos híbridos recarregáveis, os conhecidos “plug-in” continua a ser o caminho escolhido pela Porsche para proporcionar na sua gama de modelos, versões de baixas emissões e consumos.

Mas isso implica aumento de peso, devido à instalação de todo o sistema híbrido, bateria incluída, o que se torna pouco eficiente, quando o ponto de partida são modelos com duas toneladas de peso, como acontece com o Cayenne.

O regresso aos Diesel?

Após ter feito saber, há uns meses, que deixaria de ter motores Diesel no seu portefólio, a verdade é que a Porsche continuou a trabalhar no assunto. Neste momento, estará pronta a voltar a instalar motores Diesel nos seus SUV, caso a política na Europa volte a esse caminho.

“Os políticos estão a fazer mudar o mercado mais depressa do que demora um ciclo de desenvolvimento de um novo modelo” afirmou uma fonte oficial da marca alemã.

Políticos vacilam

Segundo a mesma fonte da Porsche, “os políticos estão a mudar de ideias a cada seis meses e isso torna o trabalho dos construtores muito difícil.”

Começa a ser ponderado o papel positivo que os motores Diesel modernos podem ter no futuro próximo, uma ideia que circula entre alguns dos políticos europeus mais esclarecidos. Voltar atrás na perseguição aos Diesel, especialmente nos SUV de maior peso, pode ser uma solução para reduzir a subida nas emissões de CO2, que se tem verificado nos últimos meses.

A verdade é que, se a política voltar atrás com a injustificada “guerra” aos motores Diesel, a Porsche está pronta para dar resposta e voltar a oferecer versões a gasóleo nos seus SUV, “para já não, mas veremos como será o futuro..” afirmou a mesma fonte oficial da Porsche.

Diesel: menos consumos e emissões

Voltar a ter uma versão Diesel do Cayenne seria uma manobra com toda a lógica: um desses SUV equipado com um motor a gasóleo gasta menos e emite menos gases poluentes do que um motor a gasolina equivalente.

E, hoje, seja no que diz respeito ao dióxido de carbono seja até no que concerne os óxidos de Azoto. Aquela que era uma falha dos motores Diesel, foi resolvida nas gerações mais recentes, que conseguem registar emissões de NOx da mesma ordem de grandeza de motores a gasolina equivalentes.

E isto sem um sensível aumento de peso, pelos menos não tanto quanto implica dotar um motor a gasolina de um sistema híbrido “plug-in”.

Diesel e SUV: o casamento perfeito

Para SUV de alto peso, a opção Diesel faz ainda mais sentido se comparada com motores a gasolina de potência semelhante, ou mesmo híbridos “plug-in”.

Estes só têm vantagem se forem realmente recarregados muitas vezes, mas se forem utilizados unicamente com o motor a gasolina, como faz a maioria dos utilizadores que os conduz, são ainda piores.

Uma operação sem dificuldade

Para a Porsche seria muito fácil voltar a instalar um motor Diesel no Cayenne. O seu maior SUV partilha a plataforma com o VW Touareg e com os Audi Q7 e Q8, que estão equipados com um motor Diesel, 3.0 V6 turbo. Seria muito fácil instalar esse motor no Cayenne.

Esta unidade debita, na sua versão mais potente, 286 cv, anunciando, no Q8 3.0 V6 TDI um consumo médio de 6,6 l/100 km e emissões de CO2 de 218g/km.

O motor a gasolina do Cayenne é também um 3.0 V6 turbo, mas com 340 cv, consumindo consideravelmente mais: segundo os dados anunciados faz 9,8 l/100 km e emite 265 g/km de CO2.

Quanto a performances, as diferenças nem sequer são muito sensíveis, a velocidade máxima é igual nos dois casos, limitada aos 245 km/h e a aceleração 0-100 km/h faz-se em 6,2 segundos, no Cayenne a gasolina e em 6,3 segundos, no Q8 3.0 V6 TDI.

Conclusão

Comparando estes valores é mais do que óbvio que a Porsche só teria a ganhar em voltar a ter uma motorização Diesel sobretudo no Cayenne. O futuro dirá se será essa a direção a tomar, alinhando assim pela oferta do VW Touareg e dos Audi Q7 e Q8. A lógica diria que sim, mas a política é feita de pouca lógica, nos dias que correm.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também: Agora é oficial: afinal o Diesel não está morto

 

TAGGED:AudiDieselfeaturedPorscheSUVVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

i10_37
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai i10 1.0 N-Line: Micro-desportivo

Por Francisco Mota 2 de Novembro, 2023
dims
1
Crónica à 6ª

Já conhece a Tesla chinesa e o seu Elon Musk?…

Por Francisco Mota 26 de Abril, 2019
BMW-7-Series-2
1
Sabia Que?

BMW dá pontos a quem usar “plug-in” em modo elétrico

Por Francisco Mota 9 de Abril, 2020
06_opel_519435-62c299175d5a8
1
Estive Lá

Primeiro teste – Opel Astra ST: Gosta?… Vai ter que esperar

Por Francisco Mota 7 de Julho, 2022
Puma_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Puma 1.0 Gold: Merecida medalha de ouro

Por Francisco Mota 8 de Março, 2023
1993_ItalDesign_Cinquecento_Lucciola_01
1
Sabia Que?

Matiz: o Chevrolet que ia ser Fiat e virou Daewoo

Por Francisco Mota 23 de Maio, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?