Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
R-DAM_1432744
1
Estive Lá

Dacia Manifesto Concept: carro de sonho para vida de sonho

4
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz EQA 250: o elétrico instantâneo

18
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Kuga FHEV: SUV compacto que é mesmo híbrido

IMG_20171126_152610
1
Hoje Guiei Um...

Abarth 124 Spider, sushi de escorpião

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Porsche 911 SC/RS Grupo B de Toivonen está à venda
Sabia Que?

Porsche 911 SC/RS Grupo B de Toivonen está à venda

Francisco Mota
Última atualização: 30 de Novembro, 2022 10:00
Por Francisco Mota
PARTILHAR

O plano era levar o sofisticado 959 para os ralis, na louca era dos Grupo B. O desenvolvimento começou com o 911 SC/RS, sem tração às quatro rodas, nem turbo. Nada que impedisse Henri Toivonen de o levar às vitórias.

Conteúdos
O último 911 de ralisProdrive preparou-oO mais leve possívelTravões do 917Toivonen levou-o à vitóriaConclusão

 

Está à venda o Porsche 911 SC/RS com número de chassis #007, um modelo carregado de história e pintado nas gloriosas cores da Rothmans.

A empresa especializada Duncan Hamilton Rofgo tem esta unidade disponível para venda, desde que o interessado se apresente com os fundos necessários. E saber quanto custa, só falando diretamente com o vendedor. Preço rigorosamente sob consulta, mas dificilmente abaixo do milhão de euros.

E vale bem a pena, pois trata-se de uma unidade restaurada até ao último detalhe, apresentada em estado de concurso, segundo a empresa vendedora. O #007 tem sido visto em demonstrações no famoso Goodwood Festival Of Speed e outros eventos do género.

O último 911 de ralis

Mas o que faz a fama do 911 SC/RS? Trata-se de um modelo produzido em apenas 20 unidades, para homologação como extensão do Grupo B, ou seja, a versão para ralis.

O modelo era uma derivação do 911 SC, que tinha sido produzido em mais de 200 unidades, por isso o processo de homologação foi de algum modo simplificado.

O 911 SC/RS tinha muitas modificações face ao 911 SC, para o tornar competitivo nos ralis internacionais do campeonato da Europa e do mundo.

O papel do SC/RS era preparar a entrada em cena do sofisticado 959, que prometia revolucionar o mundo dos Grupo B na segunda metade dos anos 1980. Mas o SC/RS seria o último 911 de ralis.

Prodrive preparou-o

O programa de participações em ralis do 911 SC/RS da equipa Rothmans Porsche foi entregue à Prodrive, a famosa empresa de David Richards.

Dos 20 SC/RS produzidos para utilização em estrada e homologação, apenas seis foram preparados ao limite para serem usados em ralis. Os outros foram diretamente para garagens de colecionadores, sobretudo dos EUA.

O Super Carrera/RennSport tinha imensas modificações face ao SC, a começar pelo motor de seis cilindros opostos, ainda sem turbocompressor. A cilindrada descia de 3,2 para 3,0 litros, por razões de homologação. Mas a potência subia aos 300 cv.

O mais leve possível

Um extenso trabalho de redução de peso foi levado a cabo, com um monobloco em aço mais leve, portas, capót traseiro e tampa da mala em alumínio. Os para-choques eram em Kevlar e os vidros eram mais finos que os do SC e o peso ficava-se pelos 960 kg.

Claro que a suspensão recebia conjuntos mola/amortecedor de ralis, fornecidos pela Bilstein, sendo mantidas as barras de torção, por razões de homologação, mas que pouco faziam.

A carroçaria tinha diversas proteções sob o fundo e reforços, além de um “roll-bar” Matter em alumínio.

Travões do 917

O trabalho de preparação da versão de ralis do SC/RS ficou a cargo da Prodrive, que usou os travões do Porsche 917, bancos Recaro semelhantes aos do 935 e a caixa era a famosa 915/71 com autoblocante mecânico. Nem faltavam as jantes Fuchs.

Esta unidade #007 mantém o mesmo motor e a mesma caixa desde que foi fabricado na Alemanha, tendo tudo sido devidamente restaurado.

Toivonen levou-o à vitória

A carreira desportiva desta unidade, conhecida na Prodrive como “Car 3” por ter sido o terceiro de quatro carros entregues à equipa, é igualmente impressionante.

Entre 1984 e 1986, este #007 venceu nada menos do que quatro ralis. Dois deles com Henri Toivonen ao volante, o Costa Esmeralda e o 1000 Pistas de 1984.

E ainda ganhou outros dois ralis com Billy Coleman ao volante, os ralis de Donegal em 1985 e o de Galway em 1986. Therier e Al-Hajri também guiaram este SC/RS noutras provas.

Quanto ao 959, nunca chegou a alinhar num rali do WRC. O regulamento do Grupo B foi cancelado no final de 1986 e o 959 ainda nem estava homologado. Mas conseguiu vencer o Rali Paris-Dakar de 1986.

Conclusão

O SC/RS de ralis é um dos Porsche 911 mais raros de sempre e será certamente um investimento seguro, mais ainda agora depois de a Porsche ter lançado a versão especial 911 Dakar.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK

Peugeot 205 T16 que venceu rali de Portugal 1985 à venda

TAGGED:911 RS911 SCDakarfeaturedPorschePorsche 911Porsche 911 SCPorsche 911 SC/RSSafari
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

6184_Volvo_240_Turbo_GLE_GL_DL_Volvo_340_GL_DL_GLS
1
Sabia Que?

Volvo 240 T: o primeiro Turbo chegou há 40 anos

Por Francisco Mota 27 de Outubro, 2020
abs3
Sabia Que?

Afinal, o ABS aumenta ou não a distância de travagem?

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2018
2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda CX-30: o segredo mal guardado dos C-SUV

Por Francisco Mota 5 de Agosto, 2021
IMG_20210121_151742
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Hyundai Kauai: “lavar de cara” e Diesel “Mild Hybrid”

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2021
KIA_44_A
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Kia Sportage 1.6 MHEV: É só um “cheirinho”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
car-doors-industry-automobiles-factory
1
Crónica à 6ª

Crónica: como o Covid-19 está a afetar a indústria automóvel

Por Francisco Mota 13 de Março, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?