Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
007-Leon-FR-Desire-Red_5D_Low
1
Estive LáVídeos

Seat Leon entra na 4ª geração com 3 híbridos

IMG_20201011_115446
1
Hoje Guiei Um...

Teste – 220d Gran Coupé: a BMW fez o seu CLA

CotY_Finalist_2020
1
Estive LáThe car of the year

Anunciados os 7 finalistas do Car Of The Year 2020. Quer saber quais são?…

image002
Crónica à 6ª

Crónica – Seat (como a conhecemos) pode acabar em 2025

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Fórmula 1 > Por que a Ferrari não ganha na Fórmula 1?…
Fórmula 1Sabia Que?

Por que a Ferrari não ganha na Fórmula 1?…

Francisco Mota
Última atualização: 17 de Janeiro, 2025 14:11
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”2859″]Mais um Grande Prémio e mais uma derrota para a Ferrari. A equipa mais famosa do mundo não consegue ganhar este ano. Por que razão?…

Conteúdos
Período negro dura há 12 anosImprensa italiana culpa VettelRoss Brawn sabe a razãoAs chefias são o problemaConclusão

Ross Brawn foi diretor da Scuderia Ferrari entre 1996 e 2006, onde ganhou seis títulos de construtores a ajudou o seu piloto preferido, Michael Schumacher, a ganhar cinco títulos de pilotos.

Foi a última época dourada da equipa italiana na Fórmula 1, depois disso só conseguiu ganhar mais um título de pilotos, com Kimi Raikkonen, em 2007. Com um carro e uma estrutura que Brawn tinha supervisionado, antes de sair no final de 2016.

Período negro dura há 12 anos

A seguir começou um longo período negro, primeiro com a Red Bull a dominar a Fórmula 1 durante quatro anos seguidos e depois com a Mercedes-AMG a tomar conta de todos os títulos nos últimos cinco anos.

Este ano, os testes oficiais antes da primeira corrida pareciam indicar que a Ferrari estava preparada para voltar a vencer, mas assim que o campeonato começou, a Mercedes-AMG mostrou-se fora de alcance, vencendo todas as oito corridas disputadas até agora, seis delas com os seus dois pilotos, Hamilton e Bottas, nos dois primeiros lugares.

Imprensa italiana culpa Vettel

À Ferrari, nem a contratação do jovem Charles Leclerc valeu de muito. Por mais que o piloto oriundo do Mónaco tente, não consegue melhor do que o seu colega de equipa, o alemão Sebastian Vettel, cujos melhores resultados este ano são dois segundos lugares.

Naquilo que é um verdadeiro clássico da imprensa italiana, que olha para a Ferrari como para a sua seleção de futebol, já começou a criticar Vettel, dizendo que o piloto que foi quatro vezes campeão do mundo com a Red Bull não se esforça o suficiente ao volante do Ferrari.
Mas qual a razão da ausência dos pilotos da equipa italiana do primeiro lugar do pódio?

Ross Brawn sabe a razão

Ross Brawn, que conhece muito bem a equipa italiana e a maneira de trabalhar dos transalpinos, poderá ter a resposta, que é bem mais complicada do que pode parecer.

“Quando se começa a andar pelas instalações da Ferrari, a pergunta que surge logo à cabeça é por que razão eles não ganham todos os campeonatos do mundo? (…) Eles têm duas pistas de testes, Maranello e Mugello, um túnel de vento moderno, um departamento de fabricação de componentes excelente, tudo o que é preciso está lá.”

E nem dos mecânicos, Brawn se queixa durante os tempos em que esteve na Ferrari: “a atitude dos trabalhadores comuns é excelente. Fabricantes de peças, técnicos, tudo gente de alta qualidade. Alguns são já a terceira geração que trabalha na Ferrari, os seus pais e avós já lá tinham trabalhado, por isso há imensa experiência.”

As chefias são o problema

Mas afinal onde está o problema para a falta de resultados da equipa? Segundo Ross Brawn testemunhou quando entrou para a equipa em 1996, o problema está mais acima: “o que ficou claro foi que, devido à cultura de gestão que lá existe, as chefias intermédias e de topo estão constantemente a olhar pela sua própria sobrevivência na estrutura. A sua filosofia é conseguirem preservar a sua posição na hierarquia.”

Em resumo, Brawn descreve assim a situação na Ferrari, quando lá chegou no ano de 1996: “Excelentes trabalhadores, gente maravilhosa, apaixonada e dedicada que tinha orgulho em trabalhar para a Ferrari. Mas as chefias intermédias estavam petrificadas em não colocar um pé fora do risco e por isso não funcionavam como deviam.”

Conclusão

Estas considerações não são novas, foram publicadas no livro “Total competition” publicado em 2016, onde Brawn fala da sua carreira e da estratégia na F1.

Na década que dedicou à Scuderia Ferrari, Brawn tentou alterar a maneira de trabalhar dos italianos. Mas a verdade é que desde que de lá saiu, progressivamente, a liderança foi sendo ocupada novamente por italianos.

E a equipa não mais conseguiu ganhar títulos, apesar de por lá ter passado Fernando Alonso, bicampeão do mundo e considerado como um dos melhores pilotos de sempre.

A pergunta que se coloca é simples: será que os métodos de trabalho que Brawn encontrou na equipa em 1996 voltaram novamente a ditar a sua lei e a dar os seus pobres resultados?

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também: Agora é oficial: afinal o Diesel não está morto

TAGGED:featuredFerrariFormula 1LeclercVettel
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Holger Maske Juli 2020
1
Estive LáVídeos

Porsche 911 GT3: nova geração pode ser a última

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Supra_9 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota GR Supra 3.0i manual: a relação Homem-Máquina

Por Francisco Mota 30 de Março, 2023
Skoda_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Karoq TDI 4×4: Uma ferramenta especial

Por Francisco Mota 21 de Fevereiro, 2023
IMG_20200515_160707
1
Hoje Guiei Um...

Teste: Novo Leon, a primeira novidade pós-confinamento

Por Francisco Mota 18 de Maio, 2020
2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q5 40 TDI quattro: aproveitar antes que proíbam os Diesel

Por Francisco Mota 29 de Julho, 2021
IMG_20200107_082347
1
Sabia Que?

Manhã fria, carro não pega: saiba o que fazer

Por Francisco Mota 8 de Janeiro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?