Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
ID4_16
Crónica à 6ª

Crónica – Qual vai ser a primeira Nokia dos automóveis?

IMG_20171124_145200
Hoje Guiei Um...

Hyundai Kauai 1.0 T-GDI, o inimigo da Autoeuropa

11
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Volvo V60 Cross Country: faz tudo o que faz um SUV

T-ROC_10
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Roc 1.5 TSI: será este o motor certo?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Peugeot 205 T16 que venceu rali de Portugal 1985 à venda
Sabia Que?

Peugeot 205 T16 que venceu rali de Portugal 1985 à venda

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Outubro, 2022 11:05
Por Francisco Mota 3 Min leitura
PARTILHAR

Quem esteve à beira da estrada no Rali de Portugal de 1985 não se esqueceu do Peugeot 205 T16 com o número 6 nas portas. Foi o vencedor da prova, nas mãos de Salonen e agora está à venda.

 

Timo Salonen sagrou-se campeão do mundo de ralis em 1985 e uma das suas vitórias desse ano foi no Rali de Portugal, ao volante do Peugeot 205 T16.

Este exemplar ganhou o Rali de Portugal de 1985

A prova começou por ser liderada por Biasion no Lancia Rally 037 E2, que dominou os troços de asfalto de Sintra. Depois foi a vez de Walter Röhrl impôr o seu Audi Sport Quattro nos pisos de terra.

Mas não teve sorte. A sua assistência teve que substituir a caixa de velocidades e depois ainda teve um furo, que o relegou para terceiro lugar final.

“Wait and see”

Quanto à Peugeot, Vatanen teve um furo que lhe danificou a suspensão e levou à desistência. O seu colega de equipa, Timo Salonen, recebeu então ordens para moderar o ritmo e acabou por herdar o primeiro lugar, quando Röhrl teve os seus problemas.

Esta Evolução 1 foi produzida em 20 exemplares

Biasion fez o que pode, com o seu carro de tração atrás, contra os rivais de tração às quatro rodas e terminou num excelente segundo lugar.

Salonen tinha pedido à equipa para lhe montar um volante maior, para ter que fazer menos esforço, pois dizia que não se sentia com muita força, com problemas respiratórios que atribuía ao excesso de tabaco.

Motor em posição central transversal tinha 350 cv, em 1985

O Peugeot 205 T16 tem um motor de quatro cilindros central de 1775cc, turbocompressor e 350 cv, na versão evolução 1 de 1985. O modelo era feito com base numa versão de produção limitada de 200 unidades de venda ao público.

A simplicidade dos Grupo B dos anos oitenta

Mas só foram feitas 20 unidades deste primeira evolução de competição, com chassis numerados de C1 a C20. O vencedor do rali de Portugal de 1985 tem o número de chassis C12 e mantém a mesma matrícula 323 EXA 75.

O 205 T16, que foi uma das grandes estrelas do período dos Grupo B no WRC, está agora à venda na empresa Suiça, Drive Vintage, com preço sob consulta, que nunca estará abaixo do meio milhão de euros. Se estiver interessado em negociar, pode seguir o LINK:

https://www.classicdriver.com/en/car/peugeot/205/1985/934921

Francisco Mota

(fotos de Drive Vintage)

Ler também, seguindo o LINK:

Ralis em livro: a “bíblia” que festeja os 50 anos do WRC

TAGGED:featuredGroup BPeugeotPeugeot 205Peugeot 205 T16Peugeot Group BWRC
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200131_132732
1
Estive Lá

Ao volante da nova Strakar: Mitsubishi de 6ª a fundo

Por Francisco Mota 6 de Fevereiro, 2020
IMG_20210524_152521
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai Electric: o elétrico do povo?

Por Francisco Mota 5 de Julho, 2021
IMG_20210105_114235
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – VW Arteon Shooting Brake: a prima rica da Passat?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20200129_153204
1
Hoje Guiei Um...

Em casa?… Leia “Um teste por dia”: VW Passat Variant GTE

Por Francisco Mota 31 de Março, 2020
906EACB8-D6BA-4CDB-AD10-47C97536D8EE
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Melhores momentos TARGA 67 de 2023 em vídeo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
POLO_13
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Polo 1.0 TSI: Esqueça a moda dos B-SUV…

Por Francisco Mota 14 de Junho, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?