Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Teste – Mercedes-Benz CLE 300e: Charme eletrificado
    7 de Maio, 2025
    Teste – BMW XM 50e: Será mesmo um M?
    6 de Maio, 2025
    PRIMEIRO TESTE – Forthing S7 EV – Berlina a “preço canhão”
    5 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
    689584
    KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos
    17 de Março, 2025
    0D6A3949
    Primeiro Teste – Leapmotor T03: À atenção da Dacia
    14 de Março, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
2024FordCapri_1
Estive Lá

Novidade – Ford Capri EV: Quem se lembra?

ID - Workshop bei VW Sachsen
1
Sabia Que?

VW ID.3 – confirmado que vai mesmo chegar no Verão

P90589923_highRes_the-new-bmw-ix-xdriv
Sabia Que?

BMW – Vendas de elétricos sobem 13%

coty_logo_2025_candidate
The car of the year

The Car Of The Year 2025 – Há 42 candidatos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Peugeot 205 T16 que venceu rali de Portugal 1985 à venda
Sabia Que?

Peugeot 205 T16 que venceu rali de Portugal 1985 à venda

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Outubro, 2022 11:05
Por Francisco Mota 3 Min leitura
PARTILHAR

Quem esteve à beira da estrada no Rali de Portugal de 1985 não se esqueceu do Peugeot 205 T16 com o número 6 nas portas. Foi o vencedor da prova, nas mãos de Salonen e agora está à venda.

 

Timo Salonen sagrou-se campeão do mundo de ralis em 1985 e uma das suas vitórias desse ano foi no Rali de Portugal, ao volante do Peugeot 205 T16.

Este exemplar ganhou o Rali de Portugal de 1985

A prova começou por ser liderada por Biasion no Lancia Rally 037 E2, que dominou os troços de asfalto de Sintra. Depois foi a vez de Walter Röhrl impôr o seu Audi Sport Quattro nos pisos de terra.

Mas não teve sorte. A sua assistência teve que substituir a caixa de velocidades e depois ainda teve um furo, que o relegou para terceiro lugar final.

“Wait and see”

Quanto à Peugeot, Vatanen teve um furo que lhe danificou a suspensão e levou à desistência. O seu colega de equipa, Timo Salonen, recebeu então ordens para moderar o ritmo e acabou por herdar o primeiro lugar, quando Röhrl teve os seus problemas.

Esta Evolução 1 foi produzida em 20 exemplares

Biasion fez o que pode, com o seu carro de tração atrás, contra os rivais de tração às quatro rodas e terminou num excelente segundo lugar.

Salonen tinha pedido à equipa para lhe montar um volante maior, para ter que fazer menos esforço, pois dizia que não se sentia com muita força, com problemas respiratórios que atribuía ao excesso de tabaco.

Motor em posição central transversal tinha 350 cv, em 1985

O Peugeot 205 T16 tem um motor de quatro cilindros central de 1775cc, turbocompressor e 350 cv, na versão evolução 1 de 1985. O modelo era feito com base numa versão de produção limitada de 200 unidades de venda ao público.

A simplicidade dos Grupo B dos anos oitenta

Mas só foram feitas 20 unidades deste primeira evolução de competição, com chassis numerados de C1 a C20. O vencedor do rali de Portugal de 1985 tem o número de chassis C12 e mantém a mesma matrícula 323 EXA 75.

O 205 T16, que foi uma das grandes estrelas do período dos Grupo B no WRC, está agora à venda na empresa Suiça, Drive Vintage, com preço sob consulta, que nunca estará abaixo do meio milhão de euros. Se estiver interessado em negociar, pode seguir o LINK:

https://www.classicdriver.com/en/car/peugeot/205/1985/934921

Francisco Mota

(fotos de Drive Vintage)

Ler também, seguindo o LINK:

Ralis em livro: a “bíblia” que festeja os 50 anos do WRC

TAGGED:featuredGroup BPeugeotPeugeot 205Peugeot 205 T16Peugeot Group BWRC
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

2019.07.11
1
Sabia Que?

Lexus UX 300e: como se transforma um híbrido num elétrico

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2020
26377924391_81d8564f72_b
1
Crónica à 6ª

Carlos Tavares: os elétricos não são democráticos

Por Francisco Mota 14 de Junho, 2019
DB2012AU00868_blog
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como reduzir 55% no CO2 nos próximos 9 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
D_03 (1)
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como os elétricos (pouco) evoluíram em 30 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Delta-HF-Integrale-8V-de-1991-Lancia-Press
1
Crónica à 6ªVídeos

Lancia de volta, pela mão de Carlos Tavares?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
_02w8894
1
Sabia Que?

Méhari, era jipe, camião e… avô dos SUV

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?