Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DB2019AL00777_full
1
Crónica à 6ª

Crónica – Fim dos motores a combustão gera desemprego. Que solução?

Orange_Fury_ST_052
1
Estive Lá

Focus ST: ao volante do anti-GTI com motor de Mustang

Targa 67 - Kia Sportage 1.6 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Kia Sportage 1.6 T-GDI: SUV com personalidade

IMG_20201210_150100
1
Estive LáVídeos

Contacto – Panamera 4S E-Hybrid: novo “plug-in” de 560 cv

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Porque é que os motores dos carros já não aquecem?
Sabia Que?

Porque é que os motores dos carros já não aquecem?

Francisco Mota
Última atualização: 22 de Agosto, 2018 22:58
Por Francisco Mota 3 Min leitura
Man looking at a smoking engine in his car
PARTILHAR

Há alguns anos, era normal, sobretudo no Verão, ver carros parados à beira da estrada, com fumo a sair do radiador, sinal de que o motor tinha sobreaquecido. Hoje isso já não acontece?…

Acontecia muitas vezes, ver carros parados à beira da estrada com o condutor a abrir o capot e a atestar o radiador de água, ou a olhar impotente para uma coluna de fumo que saía do motor. Hoje isso deixou de acontecer nos carros novos, mas porquê?

O projeto do motores é hoje um assunto que os engenheiros dominam muito melhor que no passado

A verdade é que, a bem da fiabilidade, todos os construtores passaram a ter os seus motores mais arrefecidos do que é realmente necessário, querendo com isto dizer que alguns motores funcionam um pouco abaixo da sua temperatura ótima de funcionamento, para garantir que nunca sobreaquecem. Com isso perde-se um pouco de rendimento, especialmente nos arranques a frio e nos climas com temperaturas ambiente mais baixas. Mas ganha-se imenso em fiabilidade, algo que é muito mais importante, para o utilizador. É por isso que se tornou possível o aparecimento de cortinas que abrem e fecham atrás das grelhas dianteiras, de modo a melhorar a aerodinâmica, sem o risco de fazerem aumentar a temperatura acima de valores perigosos. A verdade é que o projeto do motores é hoje um assunto que os engenheiros dominam muito melhor que no passado, sobretudo com a ajuda de simulações em computador, que permitem ter grande parte dos dados disponíveis, antes mesmo de construir o motor.

Conclusão

Claro que continuamos a ver, sobretudo em dias de muito calor e nas filas de trânsito, alguns carros a encostar à berma depois de começarem a lançar sinais de fumo para o ar. Mas aí o problema é outro. Trata-se de modelos mais velhos, que provavelmente já deveriam ter sido dados para abate, mas que o envelhecimento do parque automóvel nacional continua a manter a rolar. Se for esse o seu caso, veja aqui Sobreaquecimento como resolver o assunto.

TAGGED:Motorsobreaquecimento
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

cq5dam.web.881.495
1
Sabia Que?Vídeos

“Roubado” à Tesla – Ford lança finalmente o seu Model E

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
tumblr_inline_pnwa0j35Af1slfrox_1280
1
Sabia Que?

Conetividade nos automóveis: sabe o que é? E para que serve?…

Por Francisco Mota 2 de Novembro, 2019
6184_Volvo_240_Turbo_GLE_GL_DL_Volvo_340_GL_DL_GLS
1
Sabia Que?

Volvo 240 T: o primeiro Turbo chegou há 40 anos

Por Francisco Mota 27 de Outubro, 2020
Audi A3 Sportback
1
Sabia Que?

Novo Audi A3: Classe A e Série 1 que se cuidem…

Por Francisco Mota 2 de Julho, 2020
2016-toyota-c-hr-int-11
1
Sabia Que?Vídeos

“Mild-hybrid” vs. “full-hybrid”: sabe quais são as diferenças?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
CotY_Finalist_2024
1
Sabia Que?The car of the year

The Car Of The Year 2024 – Apurados os 7 finalistas: Qual vai ganhar?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?