Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
architecture-backlit-buildings-237325 - Cópia
1
Crónica à 6ª

Novas normas CO2: vão acabar com o seu carro?

crophero-rrrwales034-1200x462
Crónica à 6ª

Qual a moda que virá a seguir à dos SUV?

IMG_20190909_205908
1
Estive Lá

VW ID.3 – 10: Frankfurt, o primeiro encontro ao vivo

IMG_20210121_151742
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Hyundai Kauai: “lavar de cara” e Diesel “Mild Hybrid”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Porque é que os motores dos carros já não aquecem?
Sabia Que?

Porque é que os motores dos carros já não aquecem?

Francisco Mota
Última atualização: 22 de Agosto, 2018 22:58
Por Francisco Mota 3 Min leitura
Man looking at a smoking engine in his car
PARTILHAR

Há alguns anos, era normal, sobretudo no Verão, ver carros parados à beira da estrada, com fumo a sair do radiador, sinal de que o motor tinha sobreaquecido. Hoje isso já não acontece?…

Acontecia muitas vezes, ver carros parados à beira da estrada com o condutor a abrir o capot e a atestar o radiador de água, ou a olhar impotente para uma coluna de fumo que saía do motor. Hoje isso deixou de acontecer nos carros novos, mas porquê?

O projeto do motores é hoje um assunto que os engenheiros dominam muito melhor que no passado

A verdade é que, a bem da fiabilidade, todos os construtores passaram a ter os seus motores mais arrefecidos do que é realmente necessário, querendo com isto dizer que alguns motores funcionam um pouco abaixo da sua temperatura ótima de funcionamento, para garantir que nunca sobreaquecem. Com isso perde-se um pouco de rendimento, especialmente nos arranques a frio e nos climas com temperaturas ambiente mais baixas. Mas ganha-se imenso em fiabilidade, algo que é muito mais importante, para o utilizador. É por isso que se tornou possível o aparecimento de cortinas que abrem e fecham atrás das grelhas dianteiras, de modo a melhorar a aerodinâmica, sem o risco de fazerem aumentar a temperatura acima de valores perigosos. A verdade é que o projeto do motores é hoje um assunto que os engenheiros dominam muito melhor que no passado, sobretudo com a ajuda de simulações em computador, que permitem ter grande parte dos dados disponíveis, antes mesmo de construir o motor.

Conclusão

Claro que continuamos a ver, sobretudo em dias de muito calor e nas filas de trânsito, alguns carros a encostar à berma depois de começarem a lançar sinais de fumo para o ar. Mas aí o problema é outro. Trata-se de modelos mais velhos, que provavelmente já deveriam ter sido dados para abate, mas que o envelhecimento do parque automóvel nacional continua a manter a rolar. Se for esse o seu caso, veja aqui Sobreaquecimento como resolver o assunto.

TAGGED:Motorsobreaquecimento
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

018_Dacia Duster Extreme OForte
1
Sabia Que?

Novidade – Dacia Duster III: Vai manter qualidade/preço?

Por Francisco Mota 29 de Novembro, 2023
Honda Crosstar Exterior (2)
1
Sabia Que?

Tem um Honda? Então tem 4000€ de desconto no novo Jazz

Por Francisco Mota 10 de Outubro, 2020
639412
1
Sabia Que?

Novidade – Lamborghini Revuelto: V12 fica, mas com “plug-in”

Por Francisco Mota 30 de Março, 2023
IMG_20190124_103755
1
Sabia Que?

O seu carro tem este botão? E sabe para que serve?…

Por Francisco Mota 13 de Fevereiro, 2019
41
Sabia Que?The car of the year

Lista de candidatos ao Car Of The Year 2021 divulgada

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
4_01Sport
1
Sabia Que?

Lynk & Co: a marca que não quer vender carros chega no Verão

Por Francisco Mota 24 de Junho, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?