Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
frosty-windshield-tease-today-161228_a31a780da9bdd33385ff3f2e451393ab.fit-560w - Cópia
1
Sabia Que?

Como tirar gelo do vidro num minuto

47
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Taycan: versão base mais barata que Tesla

S19_1180
1
Hoje Guiei Um...

Porsche 911 Cabrio: a tradição ainda é o que era

NewOpelGrandlandPlug-inHybrid (7)
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Opel Grandland Plug-In: Mais autonomia

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Opel Astra GSe: Sigla antiga para desportivos novos
Sabia Que?

Opel Astra GSe: Sigla antiga para desportivos novos

Francisco Mota
Última atualização: 28 de Setembro, 2022 9:55
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

A Opel foi recuperar uma antiga sigla, que usava para versões desportivas, para fazer o mesmo na era da eletrificação. Os Astra Plug-in são os primeiras a usá-la. Saiba o que muda nos novos GSe.

Conteúdos
Já usada no Manta ElektromodAstra GSe será o primeiroDetalhes de estiloConclusãoFrancisco Mota

 

Nos anos setenta e oitenta, a sigla GS/E ou GSE era usada para versões desportivas de modelos de topo, como o Commodore GS/E ou o Monza GSE. O significado era simples: Grand Sport Einspritzung, com a última palavra a querer dizer injeção de gasolina.

Nesta era da eletrificação, a Opel foi recuperar a sigla mas deu-lhe um novo significado: GSe agora quer dizer Grand Sport Electric, como seria de esperar.

A Opel recuperou uma sigla antiga e deu-lhe novo significado

A marca do grupo Stellantis está numa fase de eletrificação da sua gama, que em 2024 vai ter todos os seus modelos com versões eletrificadas, ou seja, elétricos ou PHEV. Quatro anos depois, em 2028, todos os modelos da Opel à venda na Europa vão ser 100% elétricos.

Já usada no Manta Elektromod

A sub-marca GSe foi usada recentemente no concept-car Manta GSe Elektromod, uma transformação e eletrificação do Manta da primeira geração que teve imenso êxito nas redes sociais.

Mas o plano é dotar a generalidade da gama de versões GSe, “do Corsa-e ao Astra PHEV, passando pelo Movano-e” diz a Opel.

O Astra Sports Tourer GSe

Para já, o tratamento GSe começou pela gama Astra, incluindo o hatchback e a carrinha e, pelo menos nesta fase, as mudanças não incluem a mecânica que permanece a “plug-in” mais potente da gama, com 225 cv e 360 Nm combinados.

Astra GSe será o primeiro

As mudanças estão na dinâmica, a começar pela suspensão, que é 10 mm mais baixa, tem molas específicas e amortecedores Koni FSD (Frequency Selective Damping) que variam o amortecimento de acordo com as frequência solicitadas pelo pavimento.

Versões GSe têm jantes específicas de 18″

Também a direção e o ESP têm uma calibração diferente: mais direta, no primeiro caso e mais liberal, no segundo caso.

Detalhes de estilo

Como não podia deixar de ser, há algumas alterações em termos de detalhes estilísticos exteriores. Os para-choques têm um desenho diferente e mais desportivo, bem como as jantes de 18”, inspiradas nas do Manta GSe Elektromod.

Na nova sigla, o e quer dizer electric

Por dentro, há bancos desportivos que a Opel chama “performance” com acabamentos em Alcantara e certificação AGR. E não faltam siglas GSe, por fora e por dentro.

Conclusão

Apesar de sublinhar que os Astra GSe continuam a ter nas baixas emissões das suas motorizações híbridas “plug-in” um forte argumento, não deixa de ser curioso ver que as antigas estratégias de ter uma versão desportiva no topo da gama ainda continuam a funcionar junto dos potenciais compradores. Pelo menos é nisso que a Opel acredita.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK

Teste – Opel Astra Plug-in 180: Um genuíno alemão?

TAGGED:Astra GSEAstra hibridoAstra plug-infeaturedOpelOpel AstraOpel Astra carrinhaOpel Astra PHEVOpel Astra ST
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

The new Volkswagen Taigo
1
Sabia Que?

VW Taigo – novo B-SUV coupé sem híbrido nem elétrico

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2021
322A2213_A
1
ElétricosEstive Lá

Primeiro Teste – Zeekr 001: elétrico chinês ao gosto europeu

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
car-doors-industry-automobiles-factory
1
Crónica à 6ª

Crónica: como o Covid-19 está a afetar a indústria automóvel

Por Francisco Mota 13 de Março, 2020
bosch_rde_city_driving1_012_print_300_dpi-1024x683
1
Crónica à 6ª

Agora é oficial: afinal o Diesel não está morto

Por Francisco Mota 9 de Novembro, 2018
Rapter_2_031_A
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Os meus 12 desejos para o automóvel em 2023

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Jaguar-i-pace
1
Crónica à 6ª

Jaguar imita Tesla e vai ter só elétricos

Por Francisco Mota 12 de Outubro, 2018

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?