Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
88eme Rallye Monte-Carlo - WRC ETAPE 2 ES 4/7 Saint-Clement/Freissinieres © 2020 Agence SCD/Olivier Caenen
1
Sabia Que?

Rali Monte Carlo 2021: como gastar 34 pneus em 4 dias

IMG_20210723_181353
1
Crónica à 6ª

Crónica – Lombas sonoras: menos velocidade, mais 28% de poluição

The new Volkswagen ID.4
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Chegou o ID.4: o pesadelo elétrico do VW Tiguan

Primeiro Teste – VW ID.7 Tourer: Elétrico e carrinha

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Novo Série 1: pronto a destronar o Classe A?
Sabia Que?

Novo Série 1: pronto a destronar o Classe A?

Francisco Mota
Última atualização: 30 de Setembro, 2019 17:54
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”3750″]O novo Série 1 chega este mês a Portugal, para destronar o Classe A. Passa de tração atrás para tração à frente. Mas não só, como os engenheiros da BMW me explicaram.

Conteúdos
Por que mudou?“The 1 & company”Tratar da subviragemM135i xDrive contra AMG A35Depois o híbrido e elétrico, agora os DieselMais espaçoConclusão

 

Gernot Stuhl liderou o projeto do novo Série 1, nesta fase marcante do modelo que já vai com 15 anos de vida e três gerações.

Era o único carro do segmento “C” com tração às rodas traseiras, pois usava uma variante da plataforma do anterior Série 3.

Mas agora passou para a plataforma FAAR, conhecida do X1, X2 e do Mini Countryman, sendo a base para os novos carros de motor transversal e tração à frente do grupo.

Por que mudou?

Razões para a mudança são basicamente duas, como me explicou Stuhl. Por um lado, os requisitos dos clientes do Série 1, que reclamavam mais espaço, sobretudo nos lugares de trás. Os mesmos clientes que não estavam muito preocupados em saber (alguns nem sabiam…) que rodas colocavam a potência no chão.

O que eles não queriam perder era o estilo BMW e uma condução dinâmica, mas preferindo motores pequenos e eficientes: os 116d e 118i são mais do que suficientes, para a maioria.

Por outro lado, tendo a plataforma FAAR disponível e desenvolvida, seria quase estúpido não a usar para reduzir consideravelmente os custos de produção do novo Série 1.

“The 1 & company”

A decisão foi tomada há cinco anos, mas o novo Série 1, ou o “The 1”, só chegou ao mercado agora.

Para já, estará apenas disponível com carroçaria de cinco portas, a de três portas desaparece, por falta de procura.

Mas vai chegar um Gran Coupé de quatro portas e perfil baixo, para rivalizar com o Mercedes-Benz CLA. Só que esse modelo será chamado Série 2 Gran Coupé, apesar de ser feito com base no novo Série 1.

Em paralelo, vai continuar a existir o Série 2 coupé de duas portas, com motor longitudinal e tração atrás, baseado na plataforma do Série 3.

Um pouco confuso, mas os homens da BMW dizem que é assim que o mercado quer.

Tratar da subviragem

Segundo Stuhl, o maior desafio do novo Série 1 foi definir a dinâmica do carro. “Tinha que ser um tração à frente BMW, não podia ser só mais um familiar no segmento”, afirmou, quando falei com ele no salão de Frankfurt.

A plataforma FAAR já está na estrada há algum tempo, mas agora era preciso dar-lhe o “feeling” BMW, ou seja, uma dinâmica ágil e precisa, mas também sofisticada e confortável.

O primeiro passo foi tratar da inevitável subviragem, o que foi conseguido com um novo tipo de controlo de tração, que funciona dez vezes mais rápido do que os convencionais e trabalha em conjunto com o controlo de estabilidade.

O resto foram horas de afinação de molas e amortecedores, para chegar aos resultados pretendidos

M135i xDrive contra AMG A35

As versões de tração à quatro rodas não foram esquecidas, como o topo de gama M135i xDrive, que passa até 50% do binário para as rodas traseiras, quando é preciso.

Esta versão de 306 cv, extraídos de um quatro cilindros turbo de 2,0 litros, rivaliza diretamente com o Mercedes-Benz A35 AMG, que tem exatamente a mesma potência e tipo de transmissão.

Até no preço estão perto, com o A35 a custar 61 300€ e o M135i a ficar-se pelos 60 500€. Stuhl garante que não vai fazer uma versão para concorrer com o A45 AMG “para isso temos o M2”, disse.

Depois o híbrido e elétrico, agora os Diesel

A FAAR tem a vantagem de estar preparada para receber versões híbridas “plug-in” e até uma versão elétrica, o Série 1 irá ter as duas, na altura certa. Mas, para já, o foco está nos Diesel.

No nosso país, a versão de “combate” vai continuar a ser o 116d com o seu motor tricilindrico de 1496 cc e 116 cv. Vai custar 30 500€, preço de tabela.

O seu rival direto é o Mercedes-Benz Classe A180d, também com 116 cv, mas com um motor 1461cc de quatro cilindros. Custa 31 500€, preço de tabela.

Com o envelhecimento do anterior série 1, o A180d tem dominado no nicho dos carros de frota premium. A BMW tem trabalho a fazer neste campo, se quiser ultrapassar o seu rival.

Mais espaço

Quanto ao ganho de espaço interior, foi obtido graças à maior facilidade em “arrumar” o motor transversal e a tração dianteira. Porque o comprimento total e a distância entre-eixos até desceram um pouco.

O que os clientes também querem são mais e melhores ecrãs digitais e o novo Série 1 tem ambos, na linha do que se conhece do Série 3. Além de várias ajudas à condução, disponíveis e maior facilidade de interação com os sistemas do carro.

Conclusão

A BMW tem muita esperança que o novo “The 1” seja aquilo que os clientes querem, sobretudo os clientes que têm comprado o Classe A e outros que podem chegar de outras marcas, até das generalistas.

No nosso país, a aceitação de carros como o Série 1 está fortemente distorcida por uma procura que assenta maioritariamente nas frotas das empresas, o que coloca a questão do preço no primeiro plano.

Mas, a mudança da tração atrás para a tração à frente também abriu uma maior margem de manobra neste domínio.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também seguinto o link;

BMW 320d: ainda continua a ser o melhor da sua rua?

 

 

 

TAGGED:BMWClasseAfeaturedPremiumSerie1The 1
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Night views of the Rue de la Loi
Crónica à 6ª

Crónica – Tem carro anterior a 2007?… O seu IUC vai subir

Por Francisco Mota 14 de Outubro, 2023
IMG_20190124_081830
1
Sabia Que?

Para-brisas: está na hora de mudar as escovas!

Por Francisco Mota 24 de Janeiro, 2019
Audi_98
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – VW ID.5: De volta à estratégia dos clones

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
BMW_7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW X1 18i: Três cilindros para um SUV bastam?

Por Francisco Mota 20 de Fevereiro, 2023
IMG_20210928_140418
1
Estive Lá

Porsche – coleção milionária de vencedores de Le Mans em Lisboa

Por Francisco Mota 28 de Setembro, 2021
Taycan_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Taycan Sport Turismo: só tem um problema…

Por Francisco Mota 5 de Junho, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?