Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
AstraD_29_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Opel Astra ST 1.5D: Diesel ainda é opção válida?

2
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – BMW i3 vs. iX: O recomeço 10 anos depois

Sabia Que?

Novidade – VW Califórnia: Geração de mudança

4
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jaguar I-Pace: o último sobrevivente da revolução elétrica

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Fórmula 1 > Novo livro – Quando a Fórmula 1 tinha motores 1.5
Fórmula 1Sabia Que?

Novo livro – Quando a Fórmula 1 tinha motores 1.5

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:59
Por Francisco Mota 3 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”7790″]Para reduzir a velocidade dos F1 e tentar diminuir a taxa de acidentes, os motores foram limitados a 1 500 cc. Este período ocorreu entre 1961 e 1965 e um novo livro conta a história.

 

A grande quantidade de acidentes e fatalidades levou as autoridades desportivas que regiam a Fórmula 1 a tomar medidas, no final da temporada de 1960. A partir de 1 de Janeiro de 1961, os motores dos F1 não podiam ter mais de 1 500 cc de capacidade.

Nem todas as equipas estavam preparadas para a mudança como a Ferrari, que garantiu os títulos de marcas e pilotos no primeiro ano desta nova regulamentação.

Os construtores Britânicos eram contra a mudança e demoraram mais tempo a reagir. Mas quando chegaram os primeiros motores feitos segundo as novas normas, como o famoso Climax V8, a competição tornou-se bem mais disputada.

No início, os motores de 1 500 cc debitavam cerca de 150 cv, o que hoje nos fará rir. Mas a evolução levou-os para lá dos 220 cv, ao fim de quatro anos.

A Lotus, com o inovador Type 25, o primeiro F1 com monobloco, tinha no brilhante Jim Clark o protagonista indicado para vencer corridas e campeonatos. Graham Hill, no seu BRM, também conseguiu ser campeão nesta era.

Apesar de pouco potentes, os F1 eram muito leves e exigiam um estilo de condução muito suave e corajoso. Nem todos os pilotos se adaptaram.

Neste novo livro de 360 páginas em papel de luxo, os autores Jörg-Thomas Födisch, Rainer Rossbach e Nils Ruwisch contam a história deste período único do campeonato do mundo de F1, com muitas histórias, classificações de todos os 47 Grandes Prémios e as características dos principais monolugares.

Claro que, sendo uma edição da McKlein Publishing, o livro não podia deixar de dar grande destaque à fotografia, incluindo 220 documentos a cores e 325 a preto-e-branco, muitas delas nunca publicadas antes.

Este novo livro tem o formato 29 x 29 cm, impresso em papel de luxo e com caixa de proteção, sendo escrito em inglês e alemão. Custa 99,90 euros e pode ser comprado diretamente no site da editora: www.mckleinstore.com

Para percorre a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também seguindo o LINK:

Novo livro: Rindt, o campeão de F1 a título póstumo

TAGGED:bookF1featuredFormula 1livroMcklein
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

01_Opel_Mokka-e_513068
1
Estive Lá

Revolução na Opel: Mokka estreia nova face da marca

Por Francisco Mota 18 de Novembro, 2020
AUDI
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q2 1.0 TFSI: Três cilindros e 1.0 chegam?…

Por Francisco Mota 13 de Setembro, 2022
PEUGEOT_408_TESTDRIVE_2211TC523 (2)_A
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Peugeot 408: para fazer esquecer os SUV

Por Francisco Mota 23 de Novembro, 2022
IMG_20180922_170206
1
Hoje Guiei Um...

Alpine A110, um implante de memórias

Por Francisco Mota 29 de Outubro, 2018
2019 Opel Corsa-e
1
Estive Lá

Novo Corsa tem base Peugeot: será um verdadeiro Opel?

Por Francisco Mota 10 de Junho, 2019
4771656759_7fe39942af_b
1
Sabia Que?

Como usar (bem) o ar condicionado: 5 dicas para combater o calor

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?