Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Volvo Cars and Uber present production vehicle ready for self-driving
1
Sabia Que?

Volvo quer devolver uma semana de tempo livre aos clientes

10 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche 718 Boxster 25 Years: E depois do adeus…

The new Volkswagen T-Roc
1
Estive Lá

Primeiro teste – VW T-ROC@PT: Restyling e versão especial portuguesa

Nuova-C3 (19)
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Citroën Ë-C3: O utilitário elétrico mais barato

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Fórmula 1 > Novo livro – Quando a Fórmula 1 tinha motores 1.5
Fórmula 1Sabia Que?

Novo livro – Quando a Fórmula 1 tinha motores 1.5

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:59
Por Francisco Mota 3 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”7790″]Para reduzir a velocidade dos F1 e tentar diminuir a taxa de acidentes, os motores foram limitados a 1 500 cc. Este período ocorreu entre 1961 e 1965 e um novo livro conta a história.

 

A grande quantidade de acidentes e fatalidades levou as autoridades desportivas que regiam a Fórmula 1 a tomar medidas, no final da temporada de 1960. A partir de 1 de Janeiro de 1961, os motores dos F1 não podiam ter mais de 1 500 cc de capacidade.

Nem todas as equipas estavam preparadas para a mudança como a Ferrari, que garantiu os títulos de marcas e pilotos no primeiro ano desta nova regulamentação.

Os construtores Britânicos eram contra a mudança e demoraram mais tempo a reagir. Mas quando chegaram os primeiros motores feitos segundo as novas normas, como o famoso Climax V8, a competição tornou-se bem mais disputada.

No início, os motores de 1 500 cc debitavam cerca de 150 cv, o que hoje nos fará rir. Mas a evolução levou-os para lá dos 220 cv, ao fim de quatro anos.

A Lotus, com o inovador Type 25, o primeiro F1 com monobloco, tinha no brilhante Jim Clark o protagonista indicado para vencer corridas e campeonatos. Graham Hill, no seu BRM, também conseguiu ser campeão nesta era.

Apesar de pouco potentes, os F1 eram muito leves e exigiam um estilo de condução muito suave e corajoso. Nem todos os pilotos se adaptaram.

Neste novo livro de 360 páginas em papel de luxo, os autores Jörg-Thomas Födisch, Rainer Rossbach e Nils Ruwisch contam a história deste período único do campeonato do mundo de F1, com muitas histórias, classificações de todos os 47 Grandes Prémios e as características dos principais monolugares.

Claro que, sendo uma edição da McKlein Publishing, o livro não podia deixar de dar grande destaque à fotografia, incluindo 220 documentos a cores e 325 a preto-e-branco, muitas delas nunca publicadas antes.

Este novo livro tem o formato 29 x 29 cm, impresso em papel de luxo e com caixa de proteção, sendo escrito em inglês e alemão. Custa 99,90 euros e pode ser comprado diretamente no site da editora: www.mckleinstore.com

Para percorre a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também seguindo o LINK:

Novo livro: Rindt, o campeão de F1 a título póstumo

TAGGED:bookF1featuredFormula 1livroMcklein
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

ESSAIS PRESSE MEGANE RENAULT E-TECH
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Mégane E-Tech: já guiei o novo elétrico da Renault

Por Francisco Mota 9 de Novembro, 2021
Tesla_33
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Tesla Model X Plaid: Isto é gozar com os SUV!

Por Francisco Mota 20 de Julho, 2023
Small-3568-NewDaciaDusterBluedCi1154WD
1
Crónica à 6ª

Crónica – Dacia e a armadilha do futuro eletrificado

Por Francisco Mota 18 de Setembro, 2021
StellantistoBecomeaStrategicShareholderofLeapmotorwith1.5BillionInvestmentandBolsterLeapmotorsGlobalElectricVehicleBusiness
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares e os chineses: Se não os podes vencer…

Por Francisco Mota 28 de Outubro, 2023
DB2019AL00777_full
1
Crónica à 6ª

Crónica – Fim dos motores a combustão gera desemprego. Que solução?

Por Francisco Mota 15 de Maio, 2021
Supra 2019 Red_8
1
Estive LáVídeos

A fundo em Jarama com o Toyota GR Supra: veja o vídeo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?