Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
GSe_32
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Opel Astra GSe: Um “GTI” em versão “plug-in”

IMG_20181210_095457
1
Hoje Guiei Um...

Audi Q8 50 TDI quattro: cara de mau!…

652871_20220602_Polestar_2_BST_edition_270
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos sobem 32% na Alemanha, mas…

ESSAIS PRESSE MEGANE RENAULT E-TECH
1
Sabia Que?

Renault Megane elétrico: conheça todos os preços desde 35 200€

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Novo Honda HR-V: o rival híbrido do Peugeot 2008
Sabia Que?

Novo Honda HR-V: o rival híbrido do Peugeot 2008

Francisco Mota
Última atualização: 22 de Abril, 2021 10:26
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

A Honda continua a seu plano de eletrificação da gama europeia, que estará completo no final de 2022. Agora foi a vez de lançar o seu B-SUV, o novo HR-V que passa a ter uma motorização híbrida e:HEV.

Conteúdos
Plataforma novaInterior mais simplesMagic seats continuamFull Hybrid em série ou paraleloConclusão

 

Reconhecendo que a transição energética na Europa está a acontecer a uma velocidade superior à das outras regiões do globo, a Honda empenhou-se em acompanhar a mudança.

Depois do CR-V Hybrid, lançado em 2019 e do Jazz E:HEV, apresentado em 2020 foi agora a vez do HR-V E:HEV, também um “full hybrid”, ser mostrado em maior detalhe.

Esta aposta nos híbridos acompanha a carreira comercial do elétrico Honda “e”, num segmento em que a diversidade de motorizações ainda continua a ser a melhor opção.

Que o diga a Peugeot, que fechou o primeiro trimestre com o 2008 na liderança dos modelos mais vendidos em Portugal.

Plataforma nova

O novo HR-V é feito com base na plataforma GSP (Global Small Platform) que é a mesma usada pelo novo Jazz. Contudo, as dimensões exteriores não mudaram face ao anterior HR-V, sendo praticamente iguais às do rival Peugeot 2008.

Por fora, o estilo surpreende pela simplicidade das linhas, o que não tem sido hábito na marca, muitas vezes acusada de dar aos seus modelos uma aparência “estranha”, como é o caso do Civic.

No HR-V, a linha de cintura é perfeitamente horizontal, o perfil é levemente coupé e a altura foi reduzida em 20 mm. Os pilares dianteiros estão ligeiramente mais inclinados.

Os puxadores das portas traseiras estão escondidos no pilar traseiro, os faróis e farolins são em LED, estando atrás unidos por um friso luminoso vermelho. Estão disponíveis jantes de 18 polegadas.

O detalhe menos conservador será a grelha pintada na cor da carroçaria, que funciona melhor em cores escuras que nas mais claras. Digo eu…

Para lhe dar um ar mais SUV, a altura ao solo foi aumentada em 10 mm, face ao modelo anterior, mas o HR-V continua a ter apenas tração às rodas da frente.

Interior mais simples

Por dentro, o tema da simplificação continua, com o tablier a ser formado por uma linha horizontal a toda a largura, no meio da qual está em destaque um monitor tátil com um aspeto semelhante ao do Honda “e” adicionando atalhos por baixo.

A altura da posição de condução foi subida em 10 mm, supostamente para dar resposta aos pedidos dos condutores do anterior modelo, que a achavam demasiado baixa.

A Honda diz que aumentou o volume dos porta-objetos e manteve os comandos da climatização como botões físicos na consola, o que é sempre de aplaudir.

Uma novidade que valerá a pena testar são as novas saídas de ar da climatização nos extremos do tablier, em foram de “L” e a prometerem uma ventilação mais homogénea do habitáculo.

Magic seats continuam

De resto, a colocação do depósito de gasolina sob os bancos da frente continua a permitir ao banco traseiro ter um assento que se pode levantar, tal como no Jazz e que a Honda chama Magic Seats.

Apesar de ter as mesmas dimensões exteriores, a Honda anuncia mais 35 mm de espaço para as pernas nos lugares de trás, que têm duas das quatro tomadas USB disponíveis no interior.

A tampa da mala tem uma função “walk away close” que fecha sozinha quando o utilizador se afasta.

Full Hybrid em série ou paralelo

Quanto à motorização do HR-V, passa a ser um “full hybrid” com um sistema híbrido que funciona na maioria das vezes em série.

Ou seja, o motor 1.5 i-VTEC a gasolina de ciclo Atkinson, acciona um gerador para carregar a bateria, colocada sob a mala e que alimenta o motor elétrico. A tração às rodas é então elétrica.

Só em condução em autoestrada, o motor a gasolina é conectado diretamente às rodas, passando a funcionar como híbrido em paralelo.

A potência máxima combinada é de 96 kW, o equivalente a 131 cv, e o binário máximo é de 253 Nm às 4500 rpm, existindo três modos de condução: Eco/Normal/Sport. Há também dois níveis de intensidade de regeneração, sendo o “B” o mais elevado ao qual se acede na alavanca da transmissão.

Conclusão

A Honda segue o seu plano de eletrificação à risca, uma estratégia que já se traduz numa quota de 65% para as versões eletrificadas das suas vendas europeias, para a qual o HR-V E:HEV vai contribuir a partir do final do ano. No entanto, ainda não deu o passo de disponibilizar já um B-SUV elétrico, como o fez a Peugeot no 2008, com o sucesso que se tem visto.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o Link:

Comparativo – Honda vs Mini: qual o melhor citadino elétrico?

TAGGED:featuredHEVhíbridosHondaHonda CivicHonda HR-VHybrid CarsPeugeot
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Macan: O último antes de passar a elétrico

Por Francisco Mota 26 de Janeiro, 2022
VW22001_03361 - Cópia
Crónica à 6ª

Crónica – VW investe 10 mil milhões em Espanha. E a Autoeuropa?…

Por Francisco Mota 7 de Maio, 2022
© Teddy Morellec
1
Sabia Que?

Como Ogier fez a Citroën ganhar o Monte Carlo

Por Francisco Mota 27 de Janeiro, 2019
MP3R4884 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Ford Raptor V6 bi-turbo: Viver com um “monstro”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo Concept Recharge
1
Sabia Que?

Volvo EX90 estreia em Novembro e quer reduzir 20% de acidentes

Por Francisco Mota 21 de Setembro, 2022
381697-yellow_couch-2-577093-original-1615386272
1
Crónica à 6ª

Crónica – o homem que quer salvar o “car sharing”

Por Francisco Mota 18 de Dezembro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?