Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
33 (2)
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Audi e-tron GT: Assim… a gasolina não deixa saudades!

IMG_20201101_120750
1
Crónica à 6ªThe car of the year

The Car Of The Year 2021: Yaris venceu e a minha votação foi assim

Porsche Sylt, Sylt, 2016, Porsche AG
1
Crónica à 6ª

Crónica – A ilusão dos combustíveis sintéticos

20240210_170442
1
Estive Lá

Exposição – O Porsche 911 Targa de Joana Vasconcelos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Elétricos > Novidade – Citroën Ë-C3: O utilitário elétrico mais barato
ElétricosSabia Que?

Novidade – Citroën Ë-C3: O utilitário elétrico mais barato

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:38
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

A Citroën vai lançar em Junho o Ë-C3 em Portugal, anunciado como o utilitário mais barato à venda na Europa. Já foram divulgados os preços para o nosso país, que pode ficar a conhecer aqui no TARGA 67. O Francisco Mota explica também como foi possível à marca francesa reduzir os custos.

Conteúdos
Como baixaram os custosEquipamento contidoAdvanced ComfortAinda mais barato no futuroConclusão

 

A Citroën confirmou que fará as primeiras entregas do novo Ë-C3 em Portugal no próximo mês de Junho e confirmou os preços: 23 300 euros para a versão mais acessível e 27 800 euros, para a mais equipada, das únicas duas que existem: You! e Max.

Bateria de 44 kWh carrega a 100 kW

Com estes valores, a marca francesa reclama ter o utilitário (modelo do segmento B) mais barato à venda na Europa, um B-SUV com 4,01 metros de comprimento, cinco portas e cinco lugares. Ou seja, dimensões que pouco diferem do C3 Aircross.

Como baixaram os custos

Como foi possível manter os custos baixos e conseguir um preço inferior aos 24 mil euros? As respostas são várias e começam pela escolha da plataforma. A marca chama-lhe “Smart Car Platform” e trata-se de uma evolução da que tem sido utilizada na América latina e na Índia para o C3 SUV vendido nessas regiões.

Ë-Ce assenta na Smart Car Platform

É uma plataforma de baixo custo, mas que foi reforçada e equipada com mais ajudas à condução, para cumprir as normas europeias e almejar um bom resultado nos testes euroNCAP.

Mas não foi só por aí que a Stellantis poupou nos custos. O Ë-C3 só está disponível com um motor de 83 kW (113 cv) e uma bateria de 44 kWh. A bateria é do tipo LFP, mais barata que as NMC usadas em modelos mais caros.

Equipamento contido

Do equipamento de série da versão mais acessível não faz parte um sistema de infotainment. Em vez disso, é fornecida apenas uma doca e uma aplicação para o smartphone do utilizador. Mais uma maneira de reduzir custos, mas que será suficiente para muitos utilizadores.

Painel de instrumentos é um friso sob o para-brisas

A redução dos opcionais e até das cores disponíveis contribui também um pouco, tal como a simplicidade dos painéis da carroçaria, das zonas vidradas e do próprio habitáculo.

Advanced Comfort

Contudo, a Citroën não perdeu de vista aspetos essenciais para a imagem da marca. São o caso da suspensão Advanced Comfort, que usa batentes hidráulicos progressivos, de série nas duas versões, bem como dos bancos com a mesma designação, só disponíveis na versão mais cara.

A bateria está colocada sob o banco traseiro e pode ser ligada a carregadores rápidos até 100 kW, permitindo, neste caso, carregar de 20 a 80% em 26 minutos. Não há bomba de calor, também para poupar nos custos.

Posição de condução típica de um B-SUV

A Citroën anuncia uma autonomia mista WLTP de 320 km, uma aceleração 0-100 km/h em 11,0 segundos e 135 km/h de velocidade máxima, para um peso total de 1946 kg. A tração é às rodas da frente, com pneus 205/50 R17 de série.

Ainda mais barato no futuro

O habitáculo tem espaço suficiente para quatro adultos viajarem sem apertos e a mala leva 310 litros de bagagem. Na versão que tem ecrã tátil central, a sua diagonal mede 10,25”.

Aceleração 0-100 km/h anunciada em 11,0 segundos

Para mais tarde, está prevista para 2025 uma outra versão com bateria mais pequena de 30 kWh capaz de uma autonomia de 200 km, que deverá baixar o preço ainda mais. Terá uma utilização menos versátil, mas custará 19 900 euros.

Também está prevista uma versão de sete lugares deste B-SUV, feita com base na mesma plataforma, que está preparada para receber a seguir também os conhecidos motores PureTech 1.2 tricilindricos de 75 cv e 100 cv.

Conclusão

A Stellantis, pelo menos com este novo C3, dá à Citroën a responsabilidade de rivalizar com a Dacia, que tem tido enorme sucesso numa franja demercado mais acessível. Mas isso não obriga a que deixe de ter modelos mais caros e sofisticados noutros segmentos. Se recuarmos umas décadas, vamos encontrar no catálogo da marca em simultâneo o 2CV, um dos automóveis mais simples de sempre, e o DS, um dos mais complexos.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o Link:

Crónica – Como fazer um carro elétrico por 25 000 euros

TAGGED:carrosCitroënCitroën Ë-C3Citroën EVDaciafeaturedStellantis
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

5951_Volvo_244_DL_2
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
DSC05807
1
Hoje Guiei Um...

Ao volante – Lexus rende-se aos elétricos com o UX 300e

Por Francisco Mota 16 de Outubro, 2020
Targa 67 - RAV4_thumbnail1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota RAV4 PHEV: Será o melhor dos “plug-in”?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20181029_080425
Sabia Que?

Spoilers: têm algum efeito ou são só para enfeitar?

Por Francisco Mota 31 de Outubro, 2018
digital-1920x1080-3
1
Sabia Que?

Kia em primeiro no estudo de qualidade JD Power 2020

Por Francisco Mota 6 de Julho, 2020
5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Puma ST: o SUV que dá “pica”!

Por Francisco Mota 10 de Maio, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?