Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
frosty-windshield-tease-today-161228_a31a780da9bdd33385ff3f2e451393ab.fit-560w - Cópia
1
Sabia Que?

Como tirar gelo do vidro num minuto

47
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Taycan: versão base mais barata que Tesla

S19_1180
1
Hoje Guiei Um...

Porsche 911 Cabrio: a tradição ainda é o que era

NewOpelGrandlandPlug-inHybrid (7)
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Opel Grandland Plug-In: Mais autonomia

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Nova grelha: BMW foi obrigada a mudar, saiba porquê
Sabia Que?

Nova grelha: BMW foi obrigada a mudar, saiba porquê

Francisco Mota
Última atualização: 9 de Março, 2020 17:55
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”5115″]As novas grelhas da BMW são enormes e quase perderam o “duplo rim” por uma razão técnica. Saiba porquê e como foi resolvida a polémica.

Conteúdos
Muita área interiorEra para ser “pior”…Voltam os rins divididos

 

As grelhas da BMW, o chamado “duplo rim” são uma instituição na industria automóvel. O seu desenho vem desde o primeiro BMW produzido e nunca deixou de estar presente em todos os modelos da marca.

É certo que evoluiu ao longo dos tempos, tendo começado com os dois “rins” muito altos e estreitos, ficando mais tarde muito baixos e largos, passando por todas as proporções, pelo meio.

Nos tempos mais recentes, as grelhas têm estado a crescer de dimensão, sendo o novo Série 7 e o X7, os exemplos mais “chocantes”.

Mas nada se compara às duas gerações do concept car elétrico i4. Nos três concet-cars já mostrados, o “duplo rim” atinge proporções gigantescas, praticamente da mesma altura da frente do carro e mais largas do que nunca.

Muita área interior

Melhor dizendo, o duplo rim nunca teve tanta área no seu interior como no concept i4. É aqui que está a explicação para esta escolha, que tem postos os cabelos em pé aos apreciadores mais tradicionalistas da marca alemã.

A área escura, dentro dos contornos cromados tem uma razão de ser e é muito simples: destina-se a criar uma área homogénea, coberta por uma superfície sem adornos.

Atrás desse plano, passam a ser colocados todos os sensores e radares que são cada vez mais necessários para “guiar” os novos sistemas de auxílio à condução. Incluindo a futura condução autónoma.

Era para ser “pior”…

Reparando com mais atenção, a primeira versão deste nova grelha, mostrada no primeiro concept-car i Vision Dynamics, nem sequer tinha os frisos cromados centrais que dividem os dois rins.

Era a solução ótima para aproveitar ao máximo a área disponível e facilitar o trabalho dos sensores e radares.

Contudo, a reação do público foi tão violenta, que a BMW acabou por ter que desistir da ideia e voltar a colocar a divisão central que forma os dois “fins”.

Os engenheiros responsáveis pelo assunto não gostaram nada de ter que voltar a colocar aquilo que, para eles, é apenas um obstáculo ao bom funcionamento dos sensores e radares.

Mas não tiveram hipótese, caso contrário o visual dianteiro dos BMW iria perder demasiada identidade.

Voltam os rins divididos

Quando foi mostrado o 4 concept coupé no ano passado e, agora o Concept i4 de quatro portas, a grelha já tinha outra vez a divisão central. A BMW teve que recuar.

É o suficiente para resolver um problema com que nem todas as marcas conseguem lidar da melhor maneira.

São vários os exemplos de grelhas onde estão bem visíveis elementos inestéticos com formas arredondadas, atrás dos quais estão alojados os sensores e radares.

Conclusão

Quando se tornou hábito “culpar” os estilistas por tudo e por nada, aqui está uma questão que nasceu e morreu na engenharia, não no gabinete de design. Na verdade, tudo se passou como é tradicional, na BMW.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este link:

Salão Digital de Genebra: boa ideia… ou tiro no pé?

 

TAGGED:BEVBMWBMW iBMW MEVfeaturedM4
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

The new Volkswagen ID.3
1
Sabia Que?

VW ID.3 chega em setembro: saiba preços e “segredos”

Por Francisco Mota 17 de Junho, 2020
60
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ioniq 5: elétrico da Hyundai não é o que parece

Por Francisco Mota 16 de Setembro, 2021
IMG_20191120_114102
1
Estive Lá

Reportagem Salão de Los Angeles: alemães “invadem” americanos

Por Francisco Mota 21 de Novembro, 2019
DACIA SANDERO STEPWAY III (BJI CROSS)
Crónica à 6ª

Crónica – 10 157 portugueses compraram um Dacia em 2022

Por Francisco Mota 20 de Janeiro, 2023
MAZDA_CX-60_060
1
Estive Lá

Primeiro teste – Mazda CX-60 PHEV quer ser rival de X3, Q5 e XC60

Por Francisco Mota 7 de Setembro, 2022
Targa 67 - Nissan Qasqhai_Thumbnail_1 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan Qashqai E-Power: Quase como num elétrico

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?