Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
33
Crónica à 6ª

Crónica – Como poupar gasolina: 10 dicas que nunca falham

Dynamic_01_0915 copy
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Zeekr X: SUV chinês quer dar luta ao BMW iX1

Base de donnée : Astuce Productions
1
Crónica à 6ª

Crónica – Elétricos: investir em melhores baterias pode ser um erro

Audi_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q3 SB 45 TFSIe: Um mini Cayenne Coupé “plug-in”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Mitsubishi Evo de volta com base no Alpine A110 elétrico
Sabia Que?

Mitsubishi Evo de volta com base no Alpine A110 elétrico

Francisco Mota
Última atualização: 31 de Janeiro, 2023 11:28
Por Francisco Mota 5 Min leitura
2022_-_A110_E-ternite__a_100_electric_prototype_at_the_cutting_edge_of_Alpine_innovation (1) (1)
PARTILHAR

A Mitsubishi estará a desenvolver a ideia de fazer voltar vários dos seus modelos mais icónicos do passado, com o Evo à cabeça. Fonte oficial da marca japonesa deu ao TARGA 67 algumas dicas de como isso poderá acontecer.

Conteúdos
O regresso como SUVA não-saída da EuropaPajero e Evo de voltaUm Evo mais desportivoParceria com AlpineConclusão

 

A fama do Mitsubishi Evo atingiu o estatuto de ícone através das numerosas vitórias nos ralis das sucessivas gerações do Lancer Evolution.

Muitos anos depois da retirada da marca do WRC, a sua fama ainda sobrevive na memória de muitos e em alguns jogos de computador. Bem como em ralis de segundo plano, onde o Lancer Evo ainda continua a ser utilizado.

O desaparecimento do Lancer Evolution em 2015, com a décima geração, foi um momento de tristeza para muitos admiradores do modelo que dominou os ralis do WRC, nas mãos de Tommi Mäkkinen.

O piloto finlandês ganhou o titulo mundial quatro vezes seguidas, entre 1996 e 1999, tendo a Mitsubishi conquistado o título de marcas em 1998.

O regresso como SUV

Depois disso, a Mitsubishi ainda chegou a insinuar em 2018 que iria fazer regressar o Evo através de um SUV, mostrando mais tarde um concept-car que sugeria essa mudança. Mas as reações não foram muito encorajadoras, a marca tinha outras prioridades e a ideia foi arquivada.

Pode ler a Crónica à 6ª feira sobre este episódio seguindo o LINK no final deste texto.

A não-saída da Europa

Contudo, a Mitsubishi passa agora por uma fase muito diferente, no que respeita às suas atividades, nomeadamente no continente europeu. Associou-se à Renault para trazer de volta os nomes ASX e Colt, o primeiro com base no Captur e o segundo com base no Clio.

Para já, não passam de modelos iguais aos da Renault, apenas com o símbolo da marca diferente. Mas o futuro próximo promete maior diferenciação nesta política de partilha entre as duas marcas.

Segundo afirmou um quadro superior da marca ao TARGA 67, a Mitsubishi “está a preparar outros novos modelos para serem lançados na Europa” sempre em colaboração com o seu parceiro regional, a Renault.

Pajero e Evo de volta

Entre esses novos modelos poderá estar o regresso do Pajero, uma manobra que poderia ser feita mais ou menos da mesma maneira que foi feita a do novo ASX, mas com maior diferenciação entre o modelo de base da Renault e o novo Mitsubishi Pajero. Mas isso poderá acontecer já com base na plataforma CMF-EV para veículos 100% elétricos usada pela Renault e Nissan.

Quanto ao regresso do Evo, já não seria feito com base numa berlina de quatro portas como o Lancer, que deixou de ser produzido, mas adotando uma fisionomia completamente diferente.

Um Evo mais desportivo

De acordo com a fonte que falou ao TARGA 67, “um novo Evo teria que ser um modelo baixo e desportivo” ou seja, deixando de ser um familiar e assumindo um posicionamento muito mais exclusivo.

Sendo certo que a política da marca é a de aproveitar parcerias com as outras marcas da Aliança, de acordo com as várias regiões do globo onde estão presentes, a escolha da base para o novo Evo, parece clara.

A Mitsubishi não está interessada em investir numa nova plataforma para fazer reviver o Evo, mas se puder aproveitar uma parceria com a Alpine, isso seria perfeito.

Parceria com Alpine

Usar a plataforma que a Alpine tinha inicialmente desenvolvido em colaboração com a Caterham, tendo depois a marca Britânica abandonado o projeto, seria o conceito de partida ideal.

Sobretudo porque a Alpine está já a trabalhar na versão elétrica do A110 (de que mostrou o concept-car, o A110 E-Ternité) em conjunto com a Lotus, para lançamento em 2025.

Seria por isso a altura certa para a Mitsubishi se juntar ao projeto de forma a dar a sua contribuição para que os próximos Evo e A110 elétricos sejam o mais distintos possível.

Conclusão

Depois de ter chegado a anunciar a sua saída do mercado Europeu, onde o seu recorde de vendas nunca ultrapassou as 200 000 unidades por ano, a Mitsubishi poderá estar a fazer um regresso em força, pela mão dos seus parceiros da Aliança, o Grupo Renault.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK

Mitsubishi Evo vai regressar como um… SUV. E pode ser elétrico!

TAGGED:featuredLancer EvoLancer EvolutionMitsubishiMitsubishi EvoMitsubishi EvolutionMitsubishi Lancer
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Renault_1 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Austral 1.3 TCe: talvez a melhor opção

Por Francisco Mota 3 de Maio, 2023
PEUGEOT_308_TESTDRIVE_0921TC 275
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot 308 SW: nem só de SUVs vive o Homem

Por Francisco Mota 20 de Setembro, 2021
@gims2020-Impressionen-1
Sabia Que?

Genebra 2020: imagens incríveis de um salão fantasma

Por Francisco Mota 2 de Março, 2020
jazz_41_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda Jazz e:HEV: ainda é escolha acertada?

Por Francisco Mota 19 de Dezembro, 2022
20230720_115453
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Hyundai Kauai: Subiu para outro nível

Por Francisco Mota 22 de Julho, 2023
3
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Renault Arkana E-Tech Hybrid: não é só estilo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?