Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
PEUGEOT_308_TESTDRIVE_0921TC 189
1
Sabia Que?

Peugeot e-308: Elétrico em 2023 com 400 km de autonomia

Volkswagen ID. 2all concept car
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – VW ID.2: Polo elétrico por menos de 25 000€

1-1500-F1-erweitert.indd
1
Fórmula 1Sabia Que?

Novo livro – Quando a Fórmula 1 tinha motores 1.5

4-5
1
Sabia Que?

Novo Aygo Cross: como a Toyota quer salvar os citadinos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Milano: nome amaldiçoado da Alfa Romeo muda para Junior
Sabia Que?

Milano: nome amaldiçoado da Alfa Romeo muda para Junior

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Abril, 2024 17:29
Por Francisco Mota
PARTILHAR

Pela segunda vez na sua história, a Alfa Romeo tenta dar o nome Milano a um novo modelo e pela segunda vez tem que o mudar. O Francisco Mota explica porque o novo B-SUV mudou para Junior e lembra qual o outro modelo que se devia ter chamado Milano.

Conteúdos
Governo italiano não quer“Publicidade gratuita”Qual era o “outro” Milano?…

 

O governo italiano comunicou à Alfa Romeo e publicamente que era “ilegal” dar o nome Milano a um carro produzido fora de Itália, neste caso na Polónia, onde o novo B-SUV da marca nascida em Milão vai ser produzido, mais propriamente na fábrica de Tychy.

É a mesma fábrica onde é feito o Jeep Avenger e o Fiat 600, que utilizam a mesma plataforma e os principais componentes, por isso faz todo o sentido do ponto de vista industrial que o Milano, perdão, o Junior, lá seja feito.

Governo italiano não quer

A posição do governo italiano, que evoca uma lei de 2003, surge no seguimento de sucessivas manobras de pressão com vista a influenciar a Stellantis a investir mais em Itália.

Mas a Stellantis já anunciou um plano de investimento de 5 mil milhões para Itália, que passa pela reabilitação da antiga fábrica de Mirafiori e pela construção de uma fábrica de baterias para carros elétricos, só para citar dois de vários projetos em curso.

Mas em vez de entrar numa batalha legal, que está certa poderia ganhar, a Stellantis decidiu pura e simplesmente mudar o nome do B-SUV de Milano para Junior, outro nome famoso da rica história da marca.

“Publicidade gratuita”

Em comunicado, a Stellantis afirma que não quer entrar em polémicas com o governo italiano e que preferiu escolher outro nome para o novo modelo. Agradecendo ainda, ironicamente, “a publicidade gratuita que o governo italiano vai dar ao Junior”, com esta posição.

Refira-se que a Alfa Romeo anunciou o nome Milano em Dezembro, sem que o governo italiano tenha dito alguma coisa nessa altura, preferindo esperar pela apresentação internacional do modelo para depois tomar esta posição.

Quem perde publicidade é a cidade de Milão, que deixa de estar escrita na carroçaria daquele que vai ser o modelo mais vendido da Alfa Romeo nos próximos anos. Quando ao governo italiano, torna-se difícil perceber o que ganha com esta posição…

Qual era o “outro” Milano?…

Milano foi o nome escolhido de entre os sugeridos pelos adeptos da marca, num inquérito organizado pela marca no ano passado. Mas Junior também era um dos nomes citados pelos inquiridos.

Milano parece um nome amaldiçoado para a Alfa Romeo, que já o tinha tentado usar anteriormente, acabando por ter que o alterar à última hora.

Se quer saber qual foi o primeiro modelo que devia ter usado o nome Milano e não usou, basta seguir o link abaixo, que o leva ao artigo que escrevi aqui no TARGA 67.

Francisco Mota

Novidade – Alfa Milano: O B-SUV com nome rejeitado

TAGGED:Alfa GiuliaAlfa JuniorAlfa MilanoAlfa Romeofeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

AZ3I9205
Crónica à 6ª

Crónica – Reino Unido acaba com incentivos a elétricos. E por cá?…

Por Francisco Mota 29 de Julho, 2022
1616px-Carlos_Tavares_2_Genf_2018
Crónica à 6ª

Crónica – Stellantis, Ford & GM: Tavares anda às compras

Por Francisco Mota 2 de Fevereiro, 2024
parking-369381_1920
1
Crónica à 6ª

Crónica – Covid-19 tirou carros das ruas, mas o CO2 não

Por Francisco Mota 8 de Maio, 2020
Wrangler_60
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Wrangler 4xe Rubicon: Plug-in ajuda ou atrapalha?

Por Francisco Mota 4 de Julho, 2023
Honda_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda Civic: só híbrido será a opção certa?

Por Francisco Mota 7 de Novembro, 2022
Covers-come-off-the-CUPRA-Formentor_04_HQ
1
Estive Lá

Cupra quer duplicar vendas com Formentor já em 2021

Por Francisco Mota 29 de Setembro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?