Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DACIA SPRING ELECTRIC (BBG)
1
Sabia Que?

Dacia Spring: o mais barato dos elétricos pode custar 15 000 euros

Jag_I-PACE_21MY_Eiger_Grey_160321_0565a
1
Crónica à 6ª

Crónica – Jaguar quer ser rival elétrica da Aston Martin

robots
1
Sabia Que?

Qual a cor mais vendida no mundo? E porquê?…

22_Alfa Romeo Tonale
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Alfa Romeo Tonale: Um SUV para “salvar” a marca

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Maserati Trofeo: flechas tricolores ganham V8 Ferrari de 580 cv
Sabia Que?

Maserati Trofeo: flechas tricolores ganham V8 Ferrari de 580 cv

Francisco Mota
Última atualização: 11 de Agosto, 2020 17:38
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”6575″]A Maserati continua a dinamizar a sua gama. Agora adiciona as versões mais desportivas, os Trofeo, que passam a estar disponíveis no Ghibli e Quattroporte com um V8 Ferrari de 580 cv.

Conteúdos
O motor FerrariPerformances de respeitoDetalhes de estiloConclusão

 

O dia 9 de Setembro, é a data marcada para a apresentação do hiper-desportivo MC20 e do anúncio de todas as novidades para a refundação da Maserati, de que já escrevi aqui neste artigo:

Ghibli Hybrid: o Série 5 híbrido da Maserati chega em Setembro

Mas enquanto não chega o dia “D”, a marca do tridente não está parada e acaba de anunciar mais três versões para os seus modelos Ghibli, Quattroporte e o SUV Levante.

Trata-se das versões Trofeo, as mais potentes das três gamas, que posicionam a marca no segmento das grandes berlinas sobre-potenciadas.

Isto porque, o SUV Levante Trofeo já tinha sido apresentado há alguns meses, dando início à nova coleção de versões superdesportivas.

O motor Ferrari

O coração destas versões Trofeo é o motor 3.8 litros V8 Twin Turbo que debita 580 cv às 6250 rpm e tem um binário máximo de 730 Nm, entre as 2500 e as 5000 rpm.

Este motor é produzido pela Ferrari em Maranello, “segundo especificações da Maserati” diz a marca de Bolonha.

Na realidade, trata-se de uma evolução, a nível de potência e de emissões poluentes, do motor que equipou o Quattroporte GTS, que tinha 530 cv.

Mas é a primeira vez que o mais pequeno Ghibli recebe um motor V8, associado a uma caixa automática ZF de oito velocidades e apenas com tração traseira, usando um autoblocante mecânico.

Claro que no Levante está acoplado a uma transmissão com tração às quatro rodas, o que se reflete no peso e nas performances.

Performances de respeito

Vale a pena olhar para as performances anunciadas pela Maserati. No Levante (2170 kg), os 0-100 km/h fazem-se em 4,1 segundos, melhor que o Ghibli (1969 kg) que precisa de 4,3 segundos e do que o Quattroporte (2000 kg) que só lá chega aos 4,5 segundos.

O Launch Control servirá para qualquer condutor confirmar estes valores, usando também o novo modo de condução Corsa.

O maior peso do Levante é mais do que compensado pela melhor tração, o que é muito relevante, quando se tem tanta potência para colocar no chão.

Quanto à velocidade máxima, a Maserati não limita os Trofeo aos 250 km/h politicamente corretos (pelos menos na Alemanha) deixando o Levante chagar aos 302 km/h, enquanto o Ghibli e Quattroporte chegam aos 326 km/h.

Uma “maçada” para os donos do Mercedes-AMG E 63S que vem limitado de série aos 290 km/h.

Quanto aos consumos, a Maserati anuncia 13,2 l/100 km, para o Levante; 12,3 l/100 km, para o Ghibli e 12,2 l/100 km, para o Quattroporte.

Detalhes de estilo

Para distinguir os Trofeo das outras versões, a Maserati aplicou alguns detalhes de decoração exterior, como a grelha dianteira com frisos verticais duplos, aplicações em fibra de carbono nas entradas de ar dianteiras e molduras vermelhas nas emblemáticas saídas laterais triplas.

Por dentro também há detalhes como o ícone Trofeo bordado nos bancos e, mais importante, um novo sistema de infotainment, com ligação à internet.

Os sistemas ADAS de ajuda eletrónica à condução também foram melhorados e o controlo de estabilidade da marca, o IVC, recebeu evoluções.

Todos os Trofeo têm suspensão independente às quatro rodas, com braços sobrepostos na frente e multibraço atrás, além de princípio Skyhook no amortecimento ajustável e jantes de novo desenho: 21″, nas berlinas e 22″, no Levante.

Detalhe final, a Maserati apresentou os três Trofeo nas três cores da bandeira italiana, fazendo lembrar outras “flechas tricolores”.

Conclusão

Enquanto a Maserati não anuncia oficialmente a total remodelação da sua gama, vai fazendo os possíveis por atualizar as suas três gamas de modelos, seja através de versões híbridas, seja através de versões superdesportivas, que continuam a ter clientes, em muitos locais do globo.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

 

TAGGED:featuredGhibliLevanteMaseratiQuattroporteTrofeo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

BYD_50
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BYD Han 3.9 S: Ainda é da anterior coleção

Por Francisco Mota 12 de Outubro, 2023
BYD_62
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Opel Grandland GSe: 300 cv híbridos e mais alguma coisa

Por Francisco Mota 11 de Julho, 2023
124142-934921-car-20220930_161827-peugeot_205_turbo_16_evo_1_c12_-_2
1
Sabia Que?

Peugeot 205 T16 que venceu rali de Portugal 1985 à venda

Por Francisco Mota 18 de Outubro, 2022
Lotus-Evija-World-Tour-UAE---3
1
Sabia Que?

Lotus faz nova fábrica para o hipercarro elétrico Evija

Por Francisco Mota 9 de Julho, 2020
i10_37
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai i10 1.0 N-Line: Micro-desportivo

Por Francisco Mota 2 de Novembro, 2023
IMG_20200804_112539_edit
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda e: muito charme, pouca autonomia

Por Francisco Mota 10 de Agosto, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?