Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Mercedes-Benz CLE 300e: Charme eletrificado
    7 de Maio, 2025
    Teste – BMW XM 50e: Será mesmo um M?
    6 de Maio, 2025
    PRIMEIRO TESTE – Forthing S7 EV – Berlina a “preço canhão”
    5 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
    689584
    KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos
    17 de Março, 2025
    0D6A3949
    Primeiro Teste – Leapmotor T03: À atenção da Dacia
    14 de Março, 2025
    Kia EV4 – O elétrico anti-SUV já em 2025
    9 de Março, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
aeb_cyclist_bosch2880x1619
1
Sabia Que?Vídeos

Travagem autónoma de emergência: ainda com falhas

4771656759_7fe39942af_b
1
Sabia Que?

Como usar (bem) o ar condicionado: 5 dicas para combater o calor

4_01Sport
1
Sabia Que?

Lynk & Co: a marca que não quer vender carros chega no Verão

2022_Dongfeng_T5_EVO_Exterior_01
Sabia Que?

Novidade – Forthing: Marca chinesa em Portugal

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Manual do proprietário está a desaparecer
Sabia Que?

Manual do proprietário está a desaparecer

Francisco Mota
Última atualização: 6 de Novembro, 2018 9:53
Por Francisco Mota
Local
PARTILHAR

Já lhe aconteceu ir ao porta-luvas, à procura do manual do proprietário para tirar uma dúvida e encontrar lá apenas um guia do utilizador, que não lhe dá a resposta que queria? Foi o que me aconteceu há pouco tempo e percebi que os manuais, como os conhecíamos, estão a desaparecer, estão a migrar para outro lado.
Em tempos, eram autênticos manuais de mecânica, que ensinavam os proprietários a fazer a manutenção básica do seu automóvel e mesmo algumas operações que não eram assim tão básicas. Depois, tornaram-se em meros índices para saber as funções de cada botão do tablier, ou como encaixar o macaco para mudar uma roda. Os manuais do proprietário passaram por muitas fases, mas agora estão a desaparecer, migrando do porta-luvas para outro lugar.

Conteúdos
A evolução dos manuaisJá foram fáceis de lerManuais XXLEstão a desaparecerConclusão

A evolução dos manuais

Até ao início dos anos setenta, os manuais do proprietário eram essenciais para quem comprava um carro, novo ou usado. Era sempre uma preocupação, saber se o carro que se estava a comprar em segunda mão vinha ou não com o “manual de instruções” como também era conhecido. E a razão era simples, muitos deles ensinavam o dono do carro a fazer operações de manutenção básicas mas fundamentais, para manter a fiabilidade da mecânica. Lubrificação das dobradiças das portas e outros componentes é apenas um dos exemplos. Mas também lá vinha a explicação da melhor maneira de “cruzar” os pneus, trocando-os em “X” a meio da sua vida, para durarem mais quilómetros. Ou os esquemas de como e onde se devia montar o macaco, para mudar uma roda em segurança. Coisa que, nessa altura, não era tão pouco frequente como hoje.

Quem dominasse um manual de instruções, era considerado um condutor cuidadoso

Alguns manuais eram autênticos livros didáticos de mecânica prática, chegando a ensinar todos os procedimentos para mudar o óleo e o filtro do motor. Uma tarefa impensável de ser feita pela maioria dos condutores, nos nossos dias. Depois lá vinha a indicação das pressões dos pneus e a localização de todos os bocais para atestar os fluídos necessários ao bom funcionamento do carro. Quem dominasse um manual de instruções, era considerado um condutor cuidadoso com a mecânica do seu carro, alguém a quem se poderia comprar um carro usado com toda a confiança.
Em muitos países, a lei passou a obrigar o fabricante a entregar um manual do proprietário juntamente com cada carro novo, para o condutor se poder “desenrascar”, tanto mais que as redes de assistência estavam longe de cobrir o território com tanta eficiência como hoje; e as oficinas independentes nem sempre eram de fiar. Encontrar um mecânico de confiança era uma demanda que obrigava a perguntar aos amigos por um e nem sempre o resultado era o melhor. Mas, em relação a isso, as coisas não mudaram assim tanto…

Já foram fáceis de ler

Apesar do papel insubstituível que tinha um manual de instruções, a verdade é que se tratavam de livros pequenos e com relativamente poucas páginas. Os carros eram simples, os manuais, também. Mas depois começaram a chegar os dispositivos eletrónicos.
Assim que os automóveis passaram a vir equipados com autorádios específicos, de série, os manuais começaram a ficar mais grossos. Havia muita coisa nova para explicar, nada a ver com mecânica, mas com utilização de todas as funções disponíveis. E estou a falar apenas dos autorádios, pois quando surgiram os sistemas de navegação, o aumento de páginas tomou proporções incomportáveis. Não era raro ver um porta-luvas completamente cheio só com o manual, que rapidamente passou para o plural. Haver um tomo exclusivamente dedicado ao sistema de informação e entretenimento, passou a ser uma regra.

Manuais XXL

De tal forma que foi preciso encontrar outros locais para guardar os novos manuais XXL. Em prateleiras especialmente concebidas para o efeito e escondidas sob a coluna de direção, ou numa gaveta sob os bancos da frente, ou então junto às ferramentas, sob o piso da mala, ou numa qualquer bolsa ou compartimento, nas paredes da mala. Em muitos casos, simplesmente dentro das bolsas das portas da frente.
Para os construtores, os manuais passaram a ser um problema. Já não era só a questão de os terem que traduzir para todas as línguas dos países onde os seus carros eram comercializados. Por vezes, em Portugal, alguns construtores facilitavam a mandavam dentro dos carros a versão do manual em espanhol, até serem obrigados por lei a fornecer uma versão em português.

Era perfeitamente impossível colocar por escrito, num livro de dimensões aceitáveis, todas as descrições e indicações

Mas havia outros problemas a resolver, como manter os manuais atualizados, numa altura em que muitos dos sistemas do carro estavam em constante evolução. Fazer adendas passou a ser comum, bem como manuais complementares, por exemplo para as versões desportivas de um dado modelo.
Quando começaram a chegar ao mercado os sistemas eletrónicos de auxílio à condução, as compatibilidades com smartphones e a ligação à Internet, os manuais deixaram de ter capacidade de resposta. Era perfeitamente impossível colocar por escrito, num livro de dimensões aceitáveis, todas as descrições e indicações de funcionamento de todos os sistemas a bordo. Aparecerem os folhetos de consulta rápida, só com o essencial de alguns dos sistemas mais novos e desconhecidos do condutor comum.
Os manuais, começaram então a migar.No princípio para dentro dos próprios sistemas de infotainment, onde podem ser consultados, desde que não seja para perceber a razão do sistema de infotainment não estar a funcionar… Depois passaram mesmo para os sites das marcas na Internet, onde podem ser consultados através dum smartphone, desde que no cimo da serra haja rede, quando alguma coisa no carro deixa de funcionar.

Estão a desaparecer

Os manuais começaram assim a ficar outra vez mais pequenos e mudaram de nome para “guias” do proprietário. Trazem apenas a informação essencial para utilizar as funções mais necessárias num carro, em tudo o resto, os guias remetem para a consulta do manual no tal site da marca, por exemplo.
Conhecida que é a aversão de muitos condutores em folhear um manual convencional, a consulta online acaba por ser a maneira mais prática de tirar alguma dúvida sobre a utilização do carro. Além de que representa mais uma economia não desprezável para os construtores de automóveis, pois a redação, tradução e produção de um manual de centenas de páginas é um custo a ter em conta, sobretudo para uma “obra literária” que raramente será lida.

Conclusão

Por isso, já sabe, se for à procura de alguma coisa no manual do proprietário do seu novo carro e não encontrar, leia com atenção as páginas iniciais e nelas vai encontrar o endereço do site da internet onde pode encontrar o manual do proprietário em versão completa.
Foi isso que fiz para tirar uma dúvida sobre um carro que estava a testar e encontrei o manual do proprietário, com nada menos do que 848 (!) páginas e mais três outros manuais temáticos: sistema de som, sistema de navegação e condução off-road, todos com centenas de páginas. No digital, não há limites.

TAGGED:featuredGuiasManuais
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

P90589923_highRes_the-new-bmw-ix-xdriv
Sabia Que?

BMW – Vendas de elétricos sobem 13%

Por Francisco Mota 15 de Março, 2025
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
1
Hoje Guiei Um...

Teste Audi e-tron: SUV elétrico melhor que Tesla?

Por Francisco Mota 20 de Agosto, 2019
MP3R6301
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover P440e: Quinta geração ainda é rei?

Por Francisco Mota 20 de Março, 2023
Car-Battery-1030x989
DestaqueSabia Que?

A bateria do seu carro tem os dias contados

Por Francisco Mota 18 de Agosto, 2018
Targa 67 - Alfa Romeo Tonale_Thumbnail_2 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Alfa Romeo Tonale 1.5: O que vale o novo SUV?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Bugatti-Chiron-Pur-Sport-8
1
Crónica à 6ª

Crónica – e se a VW vender a Bentley, Lamborghini e Bugatti?…

Por Francisco Mota 24 de Julho, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?