Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Seal Road 10
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BYD Seal: mais um rival para o Model 3

e208_27
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – Peugeot E-208 156cv: GTI elétrico?

IMG_20190616_100746
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Peugeot 508 SW em vídeo: a nova Top Model francesa

Primeiro Teste – Polestar 4: Família a crescer, finalmente!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Lexus prepara elétrico revolucionário para 2021
Sabia Que?

Lexus prepara elétrico revolucionário para 2021

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Dezembro, 2020 10:30
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”7771″]“Lexus Electrified” é o plano de novos modelos elétricos da marca japonesa. O UX 300e foi só o começo, mas a revolução está marcada já para 2021, com um modelo que vai deixar toda a gente de boca aberta.

Conteúdos
UX 300e é o primeiroAs vantagens da e-TNGAO que é o Direct4?Dinâmica “à la carte”Estilo vai ser revolucionárioConclusão

 

A Lexus estreou-se há 30 anos nos mercado da Europa com a berlina de luxo LS400 e até hoje já vendeu mais de um milhão de unidades nesta região do globo, cerca de metade dos quais foram versões híbridas.

O primeiro híbrido da Lexus foi o RX, de 2003 e hoje 96% das vendas da marca são versões híbridas. A crescente procura deste tipo de motorizações levou a Lexus a registar, nos últimos seis anos, subidas consecutivas nas vendas. Em boa parte graças a compradores que nunca tinham tido um Lexus.

UX 300e é o primeiro

Marca premium líder em modelos eletrificados, a Lexus está a entrar num novo capítulo, com o lançamento do UX 300e, que já tive a oportunidade de guiar em Portugal. Pode ler as minhas primeiras impressões de condução aqui:

Ao volante – Lexus rende-se aos elétricos com o UX 300

O Lexus UX 300e leva a marca para o campo dos modelos 100% elétricos, com uma adaptação da plataforma existente. É instalada uma bateria de 54,4 kWh sob o piso e um motor elétrico de 204 cv e 300 Nm, que move as rodas da frente.

A autonomia máxima anunciada é de 315 km e a velocidade máxima está limitada a 160 km/h, para poupar a bateria, mas a aceleração 0-100 km/h faz-se nuns breves 7,5 segundos.

Mas o futuro próximo passa por uma nova plataforma elétrica, designada e-TNGA.

As vantagens da e-TNGA

Esta nova base de trabalho posiciona a bateria sob o habitáculo e prevê a possibilidade de instalar um motor à frente e outro atrás. Desta forma, está apta a dar vida a modelos de tração à frente, atrás ou às quatro rodas.

Uma das novidades da e-TNGA nas aplicações em modelos Lexus vai ser o sistema “Direct4 wheel drive force control”, resumido para Direct4.

O princípio aplica-se a modelos elétricos, como os referidos de dois motores, mas também a próximos modelos híbridos “plug-in”, que tenham um conjunto motor gasolina/máquina elétrica, para as rodas da frente e outro apenas elétrico (e-Axle) para as rodas de trás.

O que é o Direct4?

A ideia base do Direct4 é otimizar a atribuição de binário a cada roda, de acordo com as condições de condução e as preferências do condutor. A Lexus já tem protótipos em testes de circuito fechado no Japão e está a chegar à conclusão que as possibilidades são muito amplas.

A facilidade de modular o binário dos motores elétricos, de forma muito rigorosa, é um dos fatores que favorece o Direct4. O outro factor é a ligação direta que existe entre cada motor elétrico e o semi-eixo que faz mover cada roda, o que permite uma rapidez de resposta ímpar.

As possibilidades do Direct4 são muito amplas, começando pela segurança ativa. Numa situação de subviragem, é possível alterar a alocação de binário a cada roda individualmente de forma a eliminar essa tendência. E o mesmo se passa com a sobreviragem.

Dinâmica “à la carte”

Em situações de piso escorregadio, isto pode ser muito útil. Mas também há a possibilidade de deixar ao critério do condutor que tipo de atitude deseja para a dinâmica a cada momento.

Através de um comando simples, será possível alocar mais binário às rodas da frente ou às de trás, configurando assim um comportamento mais neutro, mais subvirador ou mais sobrevirador. É até possível estabelecer diferenças de binário entre as rodas da esquerda e da direita.

O Direct4 é o exemplo de como os carros elétricos abrem novas possibilidades a outros campos que não apenas a locomoção. Outro desses campos é o estilo.

Estilo vai ser revolucionário

Com a ausência de necessidade de grelhas dianteiras para arrefecimento de radiadores, o estilo da frente pode mudar radicalmente, como a Lexus já mostrou no espantoso concept-car LF-30. Mas não só.

O desaparecimento de um compartimento dianteiro para o volumoso motor a combustão e seus periféricos, bem como o aumento da distância entre-eixos, ditada pela necessidade de albergar a bateria no piso, irá revolucionar as proporções dos elétricos no futuro

A Lexus prepara um concept-car para apresentar no primeiro trimestre de 2021 que deverá mostrar algumas destas novas tendências e criar uma imagem para os seus modelos elétricos.

Conclusão

Com tantas alterações em vista, uma coisa a marca garante: as principais sensações de condução dos atuais Lexus vão ser reforçadas e não alteradas: o sentido de solidez dado pela elevada rigidez estrutural, a precisão e obediência da direção, o controlo dos movimentos da carroçaria e o conforto, são os traços de ADN da Lexus que vão continuar a ser facilmente identificados, mesmo após esta anunciada revolução eletrificada.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Lexus UX 250h: SUV híbrido gasta menos de 6,0 litros

TAGGED:BEVElectrc CarsfeaturedLexusLexus UXToyotaUX
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

094_hud
1
Sabia Que?

Head-Up Display: uma boa ideia, ou só mais um gadget?

Por Francisco Mota 27 de Agosto, 2019
2020 - Nouvelle Renault MEGANE R.S. Trophy
1
Sabia Que?

Renault Megane R.S. pode mudar para Megane Alpine

Por Francisco Mota 1 de Fevereiro, 2021
Volkswagen T-Roc Cabriolet
1
Sabia Que?

T-Roc Cabrio: as razões do SUV descapotável da VW

Por Francisco Mota 23 de Junho, 2020
The new Volkswagen Passat GTE Variant
1
Estive Lá

Passat vai à guerra: “plug-in” GTE desce 4000€ e sobe autonomia

Por Francisco Mota 11 de Outubro, 2019
1280px-Driving_Cars_in_a_Traffic_Jam
Crónica à 6ª

Crónica – Europeus compram cada vez mais carros novos

Por Francisco Mota 20 de Outubro, 2023
BMW-7-Series-2
1
Sabia Que?

BMW dá pontos a quem usar “plug-in” em modo elétrico

Por Francisco Mota 9 de Abril, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?