Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Jaguar-i-pace
1
Crónica à 6ª

Jaguar imita Tesla e vai ter só elétricos

Lexus Kenshiki December 2020 TEASER
1
Sabia Que?

Lexus prepara elétrico revolucionário para 2021

peugeotlineup
Crónica à 6ª

Crónica – Leão da Peugeot está cada vez mais elétrico

2024_mazda2-hybrid_spain_act-19
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Mazda 2 1.5 Hybrid: Evolução esperada

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Esqueça os EV: Ford Ranger Raptor 2022 com V6 biturbo a gasolina
Sabia Que?

Esqueça os EV: Ford Ranger Raptor 2022 com V6 biturbo a gasolina

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Março, 2022 11:39
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

A Ford aposta forte nos veículos elétricos, de que o Mustang Mach-E é um excelente exemplo. Mas não esquece outros segmentos em crescimento, como o das “pick-up”. A nova Ranger Raptor ficou ainda mais desportiva com um V6 biturbo a gasolina. Conheça todos os detalhes.

Conteúdos
Estilo renovadoO motor V6 biturbo a gasolinaChassis melhoradoNovo sistema 4×4Conclusão

 

A primeira geração da Ranger Raptor, lançada em 2018, deixou muita gente intrigada: para que servia uma “pick-up” desportiva num segmento virado para o trabalho e para o lazer, sobretudo na Europa?

O mercado deu a resposta com uma procura acima do previsto por esta versão trabalhada pela Ford Performance. E quando digo “trabalhada” é porque a Raptor é realmente desportiva, a começar pela extraordinária suspensão.

A Ford descobriu um “nicho” de mercado europeu que se julgava não existir. Mas isso só mostra que estava atenta aos sinais: as vendas de “pick-up” na Europa têm crescido nos últimos anos, apesar de não parecerem muito adaptadas às nossas cidades.

Daí a pensar na estratificação da oferta, foi um passo, com a Ford a oferecer a Ranger em várias versões, com a Raptor como a mais desportiva e apetecível. A única cedência à racionalidade foi a permanência de um motor Diesel como motorização única.

Estilo renovado

Mas isso mudou nesta segunda geração da Raptor, que chega a Portugal no final do Verão. As versões normais da nova geração da Ranger só começam a ser vendidas na Primavera de 2023.

E afinal o que mudou? O estilo vai buscar alguma inspiração ao Ford Bronco, com faróis matriz de LED em “C” e a palavra “Ford” de dimensões gigantescas na grelha. Os guarda-lamas alargados são ainda mais agressivos, tal como as jantes de 17” com pneus “offroad”.

Por dentro, há novos bancos desportivos e o volante também é novo, com patilhas da caixa de velocidades automática em Magnésio. O ecrã tátil central tem 12” e inclui a nova geração do SYNC 4A, com Apple Carplay e Android Auto de série e o painel de instrumentos também é digital.

O motor V6 biturbo a gasolina

Mas a maior novidade é o motor a gasolina 3.0 V6 biturbo Ecoboost, preparado pela Ford Performance. É o mesmo do Ford Bronco, tem 288 cv e 491 Nm de binário máximo e vai estar disponível em todos os mercados da Europa. O motor 2.0 Diesel biturbo volta em 2023, bem como um 3.0 V6 Diesel.

O novo bloco a gasolina é 75% mais rígido, devido à utilização de um novo tipo de ferro fundido. A alimentação tem um sistema “anti-lag” semelhante ao usado no Ford GT e no Focus ST, para diminuir o tempo de resposta dos turbos.

Para tornar a condução mais emocionante, há quatro modos de sonoridade de escape: Quiet, Normal, Sport e Baja. O último promete soar com um escape direto de competição.

Chassis melhorado

O novo chassis tem pontos de ancoragem diferentes e reforços estruturais. Os braços da suspensão da frente são novos, em alumínio; o curso da suspensão foi aumentado em 20 mm e a geometria da suspensão traseira, com paralelogramo de Watt, também foi modificada.

Os novos amortecedores FOX Live Valve de 2,5” com válvula interna de “by-pass” permitem uma reação imediata ao solo ondulado ou regos. O óleo contém Teflon, que reduz a fricção em 50%, face aos amortecedores anteriores.

Por baixo, há uma placa de aço de 2,3 mm que protege o radiador, cárter, caixa de direção, estrutura frontal e diferencial da frente.

Novo sistema 4×4

Pela primeira vez, a Raptor tem um sistema 4×4 permanente com caixa de transferências de controlo eletrónico e ainda o bloqueio dos diferenciais da frente e de trás. Além disso, há ainda sete modos de condução, além da possibilidade de rodar apenas com tração atrás.

Para o asfalto, existem os modos Normal, Sport, Escorregadio. Para fora de estrada, as escolhas são: Rochas, Areia, Lama, Baja. Há ainda o “Trail Control”, um “cruise control” para condução “offroad”.

Conclusão

Falta saber o preço desta nova Raptor, mas desconfio que isso não vai impedir os mais entusiastas de lhe deitar a mão rapidamente. A verdade é que a “pick-up” da Ford continua a não ter rivais, neste momento.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Teste Ford Ranger Raptor: Mas o que é “isto”?…

TAGGED:featuredFordFord PerformenceFord pick upFord RangerFord RaptorRangerRanger RaptorRaptor
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

thumbnail-video-success-stories-Peugeot-connected-nav-services_1920x1080
1
Crónica à 6ª

Coisas que irritam 4 – o GPS que nunca funciona bem

Por Francisco Mota 27 de Agosto, 2021
BMW_7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW X1 18i: Três cilindros para um SUV bastam?

Por Francisco Mota 20 de Fevereiro, 2023
Audi_35
1
Hoje Guiei Um...

Último Teste – Audi A1 Allstreet: A ideia até é boa…

Por Francisco Mota 5 de Fevereiro, 2024
_VDV6403
1
Estive LáVídeos

Primeiro Teste – BYD Atto 3: Elétrico chinês está à altura?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Honda HR-V e:HEV 2021
1
Sabia Que?

Novo Honda HR-V: o rival híbrido do Peugeot 2008

Por Francisco Mota 22 de Abril, 2021
15
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW X2 “plug-in”: eficiência soma-se à elegância?

Por Francisco Mota 25 de Março, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?