Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
BYD-Tang-EV-Norway
Crónica à 6ª

Crónica – Quem destronou a Tesla como Nº1 dos elétricos?

HMS_Saxifrage_WWI_IWM_SP_1650
1
Crónica à 6ª

Carros camuflados: inspirados nos navios da primeira guerra

211129-00-001-source
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Novo Leaf e a ofensiva elétrica da Nissan na Europa

Alfa Romeo_61
1
Sabia Que?

Novidade – Alfa Giulia Quadrifoglio: Pequenos retoques e 520 cv

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Eléctricos: saiba como e quando as baterias vão evoluir
Sabia Que?

Eléctricos: saiba como e quando as baterias vão evoluir

Francisco Mota
Última atualização: 11 de Junho, 2020 18:20
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”6047″]Todas as marcas o dizem, evoluir as baterias é a prioridade para melhorar a utilização dos carros elétricos. Saiba o que se está a desenvolver, quais os objetivos e quando vamos ter baterias melhores.

Conteúdos
As alternativas em estudoMetal de Lítio e SilícioEletrólito sólidoLítio-enxofreLítio-OxigénioMaior longevidadeConclusão

 

As atuais baterias de iões de Lítio ainda podem evoluir, mas estão perto dos seus limites, que todos já sabemos quais são. São pesadas e acumulam pouca energia.

No entanto, a sua eficiência ainda pode aumentar, como aliás se tem visto nos últimos tempos. Alguns construtores têm conseguido aumentar a autonomia dos seus carros elétricos usando a bateria até mais próximo de estar descarregada.

Com melhoramentos na gestão térmica, através de melhores sistemas de arrefecimento, será possível aumentar a capacidade das baterias de iões de Lítio em 25%, dizem alguns especialistas do assunto. Mas depois é preciso uma nova tecnologia.

As alternativas em estudo

São várias as alternativas de novas tecnologias de baterias que estão a ser desenvolvidas em simultâneo, sempre com a preocupação de reduzir os conteúdos de Lítio e de Cobalto, devido aos problemas sociais que a sua extração acarreta.

As principais tecnologias alternativas que estão mais próximo da produção em série são quatro e todas elas jogam com a substituição dos materiais usados nos elétrodos e no eletrólito.

Metal de Lítio e Silício

Este tipo de bateria foi inventado antes da bateria de iões de Lítio, mas era demasiado instável. Com a sua evolução, ao Lítio foi adicionado Silício, em vez de grafite. Consegue assim reduzir-se o CO2 emitido na sua fabricação e também os custos.

É uma solução não tóxica, mas ainda está a ser testada a sua segurança. Tem o potencial de aumentar a autonomia entre 20 e 30%, para o mesmo peso. Estima-se que esteja pronta daqui a cinco anos.

Eletrólito sólido

É a solução que tem sido mais falada nos últimos tempos como a grande alternativa às baterias de iões de Lítio, já usada em “pacemakers”, por exemplo.

Usa eletrólito sólido, em vez de líquido. Teoricamente é mais segura e mais versátil, mas tem baixa densidade de energia (mais pesada, para a mesma capacidade) o carregamento demora mais tempo e é mais cara.

Mas tem a potencialidade de fazer subir a autonomia entre 35 e 40%. Daqui a cinco anos, poderá estar pronta a ser utilizada, talvez primeiro em veículos pesados.

Lítio-enxofre

São uma opção mais barata que as de iões de Lítio e já foram usadas na aviação, pois usam um material que é mais comum que o Cobalto e muitas vezes é um subproduto da indústria.

Mais fáceis de reciclar mas a durabilidade ainda é um problema e a densidade de energia tem que ser melhorada. Poderá aumentar a autonomia entre 40 a 50% o que é muito significativo, mas só estará pronta a ser usada daqui a 10 anos.

Lítio-Oxigénio

Talvez a bateria mais simples, pois usa apenas ar para reagir com o Lítio, funcionando um pouco como as “fuel cell”.

Tem uma densidade de energia muito alta, mas a durabilidade ainda está a ser melhorada. Terá a possibilidade de melhorar a autonomia em 50% mas só estará pronta dentro de 15 anos, pelo menos.

Maior longevidade

Entretanto, a Tesla anunciou que vai lançar no mercado chinês uma bateria capaz de durar 16 anos, cerca do dobro da garantia que atualmente os construtores dão às baterias dos seus modelos elétricos. A durabilidade é outro das evoluções esperadas.

Conclusão

A tecnologia das baterias para veículos elétricos está a tornar-se numa vantagem estratégica tão importante como foi o petróleo durante décadas. Sobretudo porque não estamos a falar apenas na utilização em automóveis ou meios de transporte em geral.

Estima-se que em 2050 o consumo de eletricidade seja feito em 50% através de baterias, contra os atuais 18%. Por outro lado, as renováveis vão quadruplicar a sua produção, precisando de baterias para armazenar energia.

Por essa razão alguns países estão a incentivar os seus cientistas e engenheiros, apoiando-os financeiramente, para desenvolverem tecnologias próprias e não ter que depender de países terceiros.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Teste Taycan 4S na neve: Porsche melhor que Tesla?

TAGGED:autonomiabateriasBEVcarros elétricosfeaturedTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

33 (2)
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Audi e-tron GT: Assim… a gasolina não deixa saudades!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
10 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche 718 Boxster 25 Years: E depois do adeus…

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2022
IMG_20200918_160458
1
Hoje Guiei Um...

Ao volante VW ID.3 – Finalmente o primeiro teste em Portugal

Por Francisco Mota 19 de Setembro, 2020
72823-thapl9vo4w_A
1
Crónica à 6ª

Crónica – A inimaginável eletrificação da Jeep

Por Francisco Mota 21 de Abril, 2023
Scenic_52
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Scenic E-Tech Electric: À prova em Portugal

Por Francisco Mota 29 de Janeiro, 2024
2021_FORD_FIESTA_STUDIO_ST_06
1
Sabia Que?

Ford Fiesta ST: novo visual, mais binário e “aquela” cor

Por Francisco Mota 26 de Setembro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?