Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
33 (2)
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Audi e-tron GT: Assim… a gasolina não deixa saudades!

The new 2021 Opel Astra
1
Estive Lá

Sexta geração do Opel Astra – e nada será como dantes

IMG_20191023_115635
1
Estive Lá

Salão de Tóquio: reportagem das “loucuras” dos japoneses

4
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz EQA 250: o elétrico instantâneo

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Covid-19 também “atacou” pneus: saiba como os recuperar
Sabia Que?

Covid-19 também “atacou” pneus: saiba como os recuperar

Francisco Mota
Última atualização: 13 de Maio, 2020 18:43
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”5772″]Após dois meses de estacionamento, alguns pneus foram “atacados” pela Covid-19. Perda de pressão é o problema mais comum, mas outras questões podem estar escondidas. Saiba quais.

Conteúdos
Usar um compressorProblemas “escondidos”Fazer um teste de estradaConclusão

 

Ninguém estava à espera de ter que deixar o seu carro parado durante dois meses, por isso poucos os terão preparado para a “hibernação” forçada.

Teria sido bom aumentar a pressão dos pneus antes da paragem prolongada, mas quase ninguém teve tempo ou oportunidade para o fazer.

E o resultado está à vista: pneus “em baixo” em vários carros estacionados pela cidade.

A imagem é, como sempre, desanimadora. Até porque, pode haver outros problemas escondidos por detrás da óbvia falta de ar.

Para os casos nos quais um pneu esteve a perder ar até deixar a jante assentar na borracha, a primeira coisa a fazer é, obviamente, encher o pneu.

Usar um compressor

Se a bateria do carro estiver carregada (o que pode ser outra “doença” provocada pela Covid-19…) talvez o mais fácil seja usar um compressor elétrico, dos que se ligam ao isqueiro do carro.

Se a bateria estiver também descarregada, talvez pedir a um amigo que o ajude com o seu carro, a “dar um encosto” e carregar a sua bateria, ou, pelo menos, deixar ligar o compressor.

Procure no seu carro a tabela das pressões de pneus aconselhadas pelo construtor: pode ser uma placa ou autocolante fixos à carroçaria, ou uma página do manual de instruções.

O melhor será encher primeiro com a pressão máxima indicada: para carga completa do veículo, para tentar remediar a deformação do pneu.

Aproveite para colocar a pressão dos outros pneus também no máximo indicado na tabela do construtor. A seguir vai ter que fazer um teste.

Problemas “escondidos”

Mas antes de arrancar, dê uma vista de olhos aos pneus. Verifique se têm fissuras nas paredes laterais, rasgos, qualquer tipo de dano de que não se lembre.

Se algum pneu tiver danos, não arrisque e vá diretamente a uma casa de pneus para uma inspeção por um especialista. Prepare-se para a possibilidade de ter que comprar pneus novos.

Aproveite e verifique também o desgaste da banda de rolamento dos pneus. Não se esqueça que a altura mínima do “rasto” dos pneus é de 1,6 mm, tudo o que estiver abaixo disso, é ilegal.

Para o ajudar, os pneus têm as chamadas marcas de desgaste – uma espécie de “pontes” dentro dos canais longitudinais – se estas estiverem à superfície, está no hora de trocar.

Fazer um teste de estrada

A seguir, deve fazer um teste de estrada. Escolha uma de bom piso e fique à escuta. O mais certo é que sinta uma trepidação oriunda do pneu que esteve “em baixo” algum tempo. Ou mesmo dos quatro.

É que, por terem ficado parados durante tanto tempo na mesma posição, os pneus ganharam uma deformação, ficando ligeiramente mais “planos” nessa zona. O que foi abaixo, ainda mais.

É aquilo a que se chama ficar com os pneus “quadrados”, uma expressão exagerada para o efeito.

Em princípio, após percorrer algumas dezenas de quilómetros, os pneus acabam por voltar ao normal e a vibração desaparece gradualmente.

Se isso não acontecer, então é porque as telas ficaram danificadas e, lamento informar mas vai mesmo ser preciso trocar os pneus…

Conclusão

Não se esqueça que os pneus são a única ligação do carro à estrada. Por isso é fundamental que estejam em boas condições. E volte a colocar a pressão dos pneus nos valores aconselhados para a utilização que vai dar ao seu carro.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Pneus: como trocar e poupar, sem comprar chineses

 

TAGGED:Covid 19featuredGoodyearMichelinOpelpneus
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

49262_LCP2000_Light_Component_Project
1
Sabia Que?

Volvo LCP de 1983 – Quando o futuro era assim…

Por Francisco Mota 31 de Maio, 2021
Copyright Quentin Decorps @ ContinentalProductions
1
Estive Lá

Novidade – Citroën C4 X: Renault Arkana já tem rival

Por Francisco Mota 2 de Julho, 2022
Rétromobile 2024 (3)
Crónica à 6ª

Crónica – França quer juntar Renault à Stellantis

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2024
Leon_1_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Cupra Leon 1.5 eTSI: O futuro da Seat é assim

Por Francisco Mota 27 de Julho, 2023
IMG_20220421_134924
1
DestaqueEstive Lá

Museu Alfa Romeo em 60 imagens: há quem lhe chame o “céu”

Por Francisco Mota 28 de Abril, 2022
Volvo Concept Recharge
1
Sabia Que?

Volvo EX90 estreia em Novembro e quer reduzir 20% de acidentes

Por Francisco Mota 21 de Setembro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?