Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
EQS_41
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz EQS SUV: O Império contra-ataca

Primeiro_citroen
Estive Lá

Primeiro Teste – Citroën C3 Aircross: Venham mais 7!

jazz_41_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda Jazz e:HEV: ainda é escolha acertada?

DS_14
1
Hoje Guiei Um...

Teste – DS 7 E-Tense 4×4 360: Não havia necessidade…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > App da Volvo aumenta autonomia dos elétricos
Sabia Que?

App da Volvo aumenta autonomia dos elétricos

Francisco Mota
Última atualização: 27 de Outubro, 2021 11:25
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

A Volvo criou uma nova App, para o sistema de infotainment dos seus modelos elétricos, que ajuda a aumentar a autonomia da bateria. A aplicação é enviada “over the air” para cada carro, sem necessidade de ir à oficina.

Conteúdos
Comando por vozAtualizar sem incómodosO que faz a nova aplicaçãoOtimizar a climatização…… e a conduçãoCondução mais eficienteConclusão

 

O lançamento do elétrico XC40 Recharge foi um marco importante para a Volvo, não só por ser o seu primeiro modelo 100% elétrico, mas também porque deu início à colaboração com a Google.

A marca sueca foi o primeiro construtor de automóveis a celebrar um acordo com a Google para a utilização da versão para automóveis do sistema operativo Android, tendo sido o XC40 Recharge o primeiro modelo a usar o sistema, que está já a ser expandido para os outros modelos da marca.

Este sistema operativo permite usar algumas das mais conhecidas aplicações e serviços Android para smartphones, mas adaptados para utilização sem mãos, durante a condução.

Comando por voz

O condutor comanda o sistema prioritariamente através de ordens vocais, para aplicações como o Google Maps e pode encontrar várias outras aplicações úteis para a condução e entretenimento a bordo no Google Play.

Esta plataforma permite atualizações à distância, ou “over the air”, sem necessidade de levar o carro à oficina.

A Volvo já começou a utilizar esta possibilidade desde o início deste ano e estarão disponíveis brevemente noutros modelos, com o objetivo de tornar a marca líder nesta área.

Atualizar sem incómodos

Algumas das atualizações que já foram feitas estão relacionadas com melhorias de sistemas de segurança, novas informações sobre o impacte de temperaturas ambiente baixas na autonomia da bateria e eliminação de “bugs” de vários tipos.

A última novidade é uma aplicação, para instalação no sistema de infotainment com OS Android, designada Range Assistant (Assistente de Autonomia) que visa a otimização da utilização da bateria com o consequente aumento da autonomia.

O que faz a nova aplicação

Basicamente, a aplicação inclui melhoramentos na gestão da carga da bateria e na performance da regeneração, bem como uma nova estratégia inteligente para o programador de pré-aquecimento da bateria.

Este novo software foi desenvolvido pela própria Volvo e mostra o investimento que a marca está a fazer nesta área. A App fornece ao condutor uma estimativa mais rigorosa – e disponibilizada mais rapidamente – da carga restante na bateria e da autonomia possível.

Informação mais rigorosa e mais rápida ajuda o condutor a perceber melhor como funciona um carro elétrico

Também foram feitos progresso na indicação do consumo, em tempo real. Esta informação permite ao condutor perceber melhor todos os fatores que afetam a autonomia num modelo 100% elétrico e como os gerir da melhor maneira.

Otimizar a climatização…

Por exemplo, uma função de otimização da autonomia na App pode ajustar a climatização do habitáculo de forma automática, para diminuir o seu impacte no consumo de energia da bateria e assim aumentar o alcance.

Como é lógico, isto pode fazer aumentar a autonomia e diminuir o número e duração dos carregamentos necessários, o que se pode revelar particularmente útil em deslocações mais longas, ou em percursos com menos pontos de carregamento disponíveis.

… e a condução

Outra faceta desta aplicação, que vai continuar a ser desenvolvida ainda mais no futuro imediato, são os conselhos ao condutor.

Para tornar o estilo de condução de cada um o mais eficiente possível, em termos de consumo de energia, a App aponta alguns conselhos úteis.

A aplicação terá uma função de aconselhamento ao condutor em que lhe são dadas recomendações fáceis de seguir, sobre a maneira de ajustar o seu estilo de condução de forma a maximizar a autonomia.

Condução mais eficiente

Como utilizar da melhor maneira o acelerador, de acordo com o trânsito e a topografia da via, ou como gerir da maneira mais eficiente os modos de regeneração são apenas algumas das áreas deste aconselhamento.

Esta funcionalidade terá muito interesse para condutores novos na “arte” de guiar um carro elétrico, ajudando-os a tirar o melhor proveito da condução 100% elétrica, eliminando eventuais “vícios” de muitos anos de condução de veículos com motor de combustão interna.

O C40 Recharge já vem equipado de série com a nova aplicação Range Assistant

Esta App será disponibilizada “over the air” para o XC40 Recharge e estará já incluída de série no novo C40 Recharge. No primeiro caso, o condutor será notificado da disponibilidade da atualização e poderá acompanhar todo o processo de download e instalação da App através de notificações no ecrã tátil central.

Conclusão

Este é apenas um exemplo daquilo que se tornará vulgar dentro de pouco tempo, com as atualizações à distância a melhorar a experiência de utilização dos carros elétricos, sem necessidade de vistas frequentes à oficina. A Volvo está convencida que a melhor maneira de o fazer é garantir o desenvolvimento de novo software e aplicações pelos seus próprios engenheiros, em vez de recorrer a fornecedores externos. O processo torna-se mais rápido e dá melhor resposta aos requisitos dos clientes.

Ler também, seguindo o LINK:

Volvo e o ambiente: linho, cortiça e reciclados são o novo Premium

TAGGED:BEVEVfeaturedVolvoVolvo C40Volvo RechargeVolvo XC40Volvo XC40 RechargeXC40
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

PEUGEOT_E308SW_TESTDRIVE_2311TC069
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot E-308 SW: A mais vendida torna-se elétrica

Por Francisco Mota 21 de Novembro, 2023
Group_A_Content_10
1
Sabia Que?

Recordar McRae & Cia. num livro perfeito para o confinamento

Por Francisco Mota 21 de Abril, 2020
2022_AYGO_X_FD_DYNAMIC_029
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Primeiro teste – Toyota Aygo X: Pequeno, “crossover” e ágil, mas…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20201129_111336
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo: SUV ou Crossover? VW Tiguan ou Citroën C4?

Por Francisco Mota 15 de Abril, 2021
BMW i Vision Dynamics 3
1
Sabia Que?

Nova grelha: BMW foi obrigada a mudar, saiba porquê

Por Francisco Mota 9 de Março, 2020
IMG_20210301_154235
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Q2 35 TFSI: “restyling” dá nova vida ao SUV júnior da Audi

Por Francisco Mota 17 de Maio, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?