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Sabia Que?

Ainda sabe mudar uma roda?… Guia de 7 passos dá uma ajuda

Francisco Mota
Última atualização: 24 de Abril, 2019 9:35
Por Francisco Mota 9 Min leitura
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[soliloquy id=”2226″]Há quanto tempo não tem um furo?… Os pneus são cada vez melhores, as estradas também e alguns carros nem têm sobressalente. Mas quando a chuva aperta, aparecem os buracos e os furos. Siga este guia de 7 passos para recordar como se faz.

Conteúdos
O carro que “comia” pneusÉ raro ter um furo1 – Tenho um furo…2 – Segurança acima de tudo3 – Tirar a roda furada4 – Mais segurança5 – Atenção ao “macaco”6 – Colocar a nova roda7 – E pronto, está feito!Conclusão

 

Quando os pneus eram de pior qualidade e os pisos menos cuidados, ter um furo era algo que acontecia com alguma frequência. A maioria dos condutores estava mais ou menos treinada e ninguém encarava isso como uma “tragédia”.

Bastava substituir a roda furada pelo pneu sobressalente e depois ir a uma oficina mandar remendar o pneu. Umas horas depois o assunto estava tratado e esquecido.

O carro que “comia” pneus

A não ser que o caso se tornasse recorrente…

No final dos anos oitenta, guiei um carro que furava pneus de cada vez que “via” um buraco na estrada. Na verdade, não furava o pneu, a estrutura do pneu é que se partia e o pneu tinha que ser substituído por um novo.

Num ano, foram cinco pneus para a reciclagem o que me deu uma certa prática no assunto. A partir do terceiro pneu, comecei a cronometrar o tempo que demorava a trocar uma roda sozinho. Julgo que consegui fazer o trabalho em menos de cinco minutos… ao quinto pneu!

É raro ter um furo

Hoje, os furos são tão raros que alguns carros já nem trazem pneu sobressalente, diminuindo o peso-morto que o carro transporta e fazendo os construtores poupar uns euros.

Kits de reparação de furos são a alternativa mais comum, ou então os chamados pneus “run-flat” que conseguem continuar a suportar o peso do carro durante alguns quilómetros, mesmo sem ar. Claro que, no fim, o mais certo é terem que ser substituídos, em vez de remendados.

Para quem tem a “sorte” de ter um pneu sobressalente na mala do carro, aqui fica o “Guia de 7 passos para lhe lembrar como se muda uma roda.”

1 – Tenho um furo…

O mais importante é perceber a tempo que tem um furo, para o tentar remendar e não ter que comprar um pneu novo. Pode parecer uma coisa básica, mas garanto que já vi muitos condutores a circular com furos, sem terem a noção do que se passa.

Se for nas rodas da frente, é fácil, pois a direção fica mais pesada e o carro começa a “fugir” para o lado do pneu furado. Se for numa das rodas traseiras, vai começar a sentir a traseira do carro a ter uns movimentos estranhos, quando faz uma curva.

Se chegar ao ponto em que já ouve um barulho forte vindo de uma das rodas, comece a pensar em comprar um pneu novo.

2 – Segurança acima de tudo

A segurança é mais importante que tudo o resto. Afaste-se do fluxo de trânsito, procure uma berma larga ou, de preferência, uma via secundária sem trânsito.

Se estiver numa subida ou descida, use pedras para bloquear as rodas que não estão furadas. Desligue o carro, puxe o travão de mão, engate a primeira velocidade, ligue os quatro piscas.

Vista o colete refletor antes de sair do carro, retire todos os passageiros do carro e coloque-os em local seguro. Se possível, atrás de uma barreira protetora da estrada.

Em seguida, coloque o triângulo atrás do carro. Só troque a roda se o carro estiver estacionado de forma segura. Caso contrário, não o faça e chame ajuda.

3 – Tirar a roda furada

Se a roda furada tiver uma porca de segurança, use o adaptador. Se os parafusos tiverem capas de plástico, tem que procurar uma pinça de plástico no estojo de ferramentas para as tirar.

Procure a chave de rodas e o “macaco” na mala do carro. Consulte o manual de instruções, se tiver dúvidas sobre a sua localização. Use a chave de rodas para “aliviar”os parafusos, ainda com a roda no chão.

Verifique se a chave de rodas é para ser usada com o pé, a maior parte delas é assim que deve ser usada. Apoie bem o pé na chave e as mãos no carro, antes de içar o seu peso para cima da chave, devagar para o pé não escorregar.

4 – Mais segurança

Como medida de segurança extra, é boa prática colocar a roda sobressalente debaixo do carro, não vá o “macaco” deixar cair o carro quando o está a levantar.

Se isso acontecer, vai lá estar a roda para o amparar, limitando os estragos e facilitando a reposição do macaco, além de evitar que o carro lhe possa cair em cima de um pé. Isto já parece uma cena de um filme cómico, mas pode acontecer.

5 – Atenção ao “macaco”

Coloque o “macaco” sobre uma superfície plana, caso necessário, ponha um dos tapetes do carro por baixo. A vertical do “macaco” deve fazer um ângulo de 90 graus com o chão.

Vá subindo o macaco até o encaixar no ponto previsto pelo fabricante e indicado no manual de instruções do seu carro.Em geral, é uma zona reforçada à frente das rodas traseiras, ou atrás das rodas da frente.

Rode a alavanca do “macaco” até a roda levantar do chão mas não esqueça de contar com o espaço necessário para montar uma roda com o pneu cheio, portanto mais alto do que o furado que está a tirar.

6 – Colocar a nova roda

6 – Retire os parafusos da roda furada com cuidado. Deixe sempre o parafuso que estiver mais acima para o fim e guarde-os no bolso, para não se sujarem ou perderem.

Se a roda continuar “presa” ao carro, mesmo depois de ter tirado todos os parafusos, vai ter que dar umas pancadas para a “descolar”.

Tire a roda sobressalente que tinha colocado sob o carro, e coloque lá a roda furada, enquanto coloca a roda nova no carro. Aperte os parafusos em diagonal, para a roda ficar bem justa. Enquanto a roda estiver no ar, aperte as rodas apenas com a força dos braços.

7 – E pronto, está feito!

Volte a baixar o macaco e, depois de o retirar, dê o aperto final a todos os parafusos, agora utilizando o pé e o peso do corpo, como fez para os desapertar.

Arrume a roda suplente tendo o cuidado de a apertar no local próprio, arrume a chave de rodas e o “macaco”, não se esqueça de ir buscar o triângulo e… os passageiros.

Verifique a pressão do pneu sobressalente na estação de serviço mais próxima, pode estar com menos pressão que o recomendado. Se for uma roda mais estreita que as outras, respeite a velocidade máxima que lá está indicada.

Conclusão

Depois do trabalho feito, pode orgulhar-se de ser um mecânico tão competente como os que mudam as rodas dos carros de corridas, apenas um pouco mais lento… Mas se nada disto der resultado, tem sempre a hipótese de pegar no telemóvel e chamar a assistência em viagem.

Clicar nas setas para ver a galeria de imagens

Ler também, clicando neste link: Para-brisas: está na hora de mudar as escovas!

 

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