Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20200713_110730
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Novo Defender: faz jus ao antepassado?

15191-GoodwoodFestivalofSpeed2023-SolusGT
1
Estive LáVídeos

Entrevista – McLaren Solus GT: Explicado pelo seu mentor

IMG_20201101_120750
1
Crónica à 6ªThe car of the year

The Car Of The Year 2021: Yaris venceu e a minha votação foi assim

Kia_EV3_teste
Hoje Guiei Um...

Teste – Kia EV3: Trunfo na manga

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > ADAS: ajudas à condução do seu carro podem estar avariadas?
Sabia Que?

ADAS: ajudas à condução do seu carro podem estar avariadas?

Francisco Mota
Última atualização: 14 de Abril, 2020 13:18
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”5500″]Os novos sistemas de ajuda à condução podem avariar-se sem que o condutor saiba. Já há quem sugira a instalação de uma luz avisadora, igual em todos os automóveis.

Conteúdos
Avarias são fáceisRepintura pode ser um problemaNova luz avisadoraConclusão

 

ADAS é a sigla por trás do conjunto de ajudas eletrónicas à condução que se têm vindo a generalizar nos últimos anos: Advanced Driver Assistance Systems.

É um conjunto de funções de assistência eletrónica ao condutor que varia consoante o modelo, o segmento e o preço. Nem todos incluem tudo, como é lógico.

Os mais comuns são a travagem autónoma de emergência, o “cruise control” ativo e os vários sistemas anti-colisão, como a manutenção de faixa de rodagem, ou controlo ativo do ângulo morto.

Todos estes sistemas usam vários sensores, sendo os mais importantes o Radar e o Lidar, colocados geralmente atrás dos para-choques, que acabam por funcionar como os pratos das antenas parabólicas.

Avarias são fáceis

Se um destes sistemas se avariar ou se for danificado, as funções deixam de funcionar corretamente, mas o condutor pode não ser avisado disso.

E danificar um destes sistemas é muito fácil. Basta um pequeno toque com o para-choques, durante uma manobra ou um estacionamento, para que um destes elementos fique desalinhado, sem que o condutor perceba.

Os para-choques dos carros modernos são concebidos para se deformarem e voltarem à sua posição original em colisões a muito baixa velocidade, tipicamente 7 km/h.

Por fora, não se nota nada, mas isso não significa que elementos que estejam posicionados no seu interior não tenham sido afetados com o impacto.

Nem é preciso que se quebrem, basta ficarem ligeiramente desalinhados para que deixem de ler a estrada à distância prevista e o passem a fazer a outra distância qualquer.

Isto é o suficiente para que os dados fornecidos à gestão sejam os errados, deixando o sistema de funcionar como devia e podendo até surpreender o condutor.

A função de correção pode surgir antes ou depois da altura ideal, perdendo eficiência e apanhando o condutor desprevenido, o que pode causar situações de perigo.

Repintura pode ser um problema

Um problema suplementar é a dificuldade de diagnóstico e de reparação deste tipo de avarias, que só as oficinas oficiais estão em condições de fazer.

Outra situação em que os Radar e Lidar podem deixar de funcionar em boas condições é após a repintura de um para-choques, na sequência de um “toque”.

Mesmo que tudo se mantenha perfeitamente alinhado, após a remontagem do para-choques, (o que não é fácil) a quantidade suplementar de tinta aplicada no para-choques pode impedir o sinal de chegar sem interferências.

Este problema é mais sensível em pinturas metalizadas, devido ao conteúdo de metal que contêm. Segundo os peritos, a cor em que este problema se torna mais grave é o dourado, devido ao seu maior conteúdo de partículas metálicas.

Nova luz avisadora

Para  garantir que o condutor é informado a tempo e horas de danos causados ao sistema ADAS, já há quem sugira que uma nova luz avisadora deve passar a equipar todos os automóveis, como a luz do ABS, por exemplo.

Uma luz avisadora nova, única e universal, que acenda sempre que qualquer dos sistemas do ADAS não esteja em condições de funcionamento perfeito.

Essa luz avisadora seria assim o alerta inequívoco ao condutor de que algum dos sistemas incluídos no ADAS estaria a funcionar de forma incorreta ou estaria avariado.

Assim, o condutor poderia levar o seu carro à oficina para inspecionar o sistema e fazer os ajustes ou reparações necessárias.

Conclusão

Este é apenas um exemplo dos novos problemas que os novos sistemas de ajuda à condução vieram trazer aos automóveis.

Em concreto, esta questão deveria ter sido prevista pelos construtores, pois a instalação de uma luz avisadora no painel de instrumentos está longe de ser algo de complicado.

O problema é sempre o mesmo, as marcas poupam em cada tostão que possam poupar, a não ser que seja obrigatório.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Em casa… leia “Um teste por dia”: Ford Focus ST 280cv

 

TAGGED:ADASCruise controlemergency brakingfeaturedlane keep
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Duo_77 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 520d: Diesel ainda “mexe”

Por Francisco Mota 2 de Fevereiro, 2024
46
1
Hoje Guiei Um...

Teste – RR Evoque P300e: o charme de sempre, agora em modo “plug-in”

Por Francisco Mota 15 de Junho, 2021
_JCO4159
1
Estive LáVídeos

Targa 67 estreia vídeo: Citroën C5 Aircross em teste

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo Cars S90 Plug-In Hybrid
1
Sabia Que?

Volvo e a redução de CO2: “os elétricos não chegam”

Por Francisco Mota 30 de Janeiro, 2020
305698_Volvo_EX90
1
Sabia Que?

Novidade – Volvo EX90: novo topo de gama é elétrico

Por Francisco Mota 10 de Novembro, 2022
SKODA_41
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Scala 1.0 TSI Monte Carlo: Lembrem-se de mim!

Por Francisco Mota 17 de Agosto, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?