Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
renault_hybrid_33
1
Sabia Que?Vídeos

E-Tech: como funciona o (original) híbrido da Renault

Kauai
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai HEV: Segunda geração mais ambiciosa

Tesla-Battery-Day
1
Crónica à 6ª

Crónica – Tesla silencia RP ou é mais um golpe de RP?

2018-Ford-EcoSport-ST-Line
1
Hoje Guiei Um...

Ford EcoSport 1.0 Ecoboost 140, está aqui para as curvas

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > “911 elétrico?… Só por cima do meu cadáver!”
Sabia Que?

“911 elétrico?… Só por cima do meu cadáver!”

Francisco Mota
Última atualização: 25 de Maio, 2020 16:20
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5864″]O diretor dos modelos desportivos da Porsche garante que o 911 não terá uma versão elétrica tão cedo. E explica por que “chumbou” a ideia.

Conteúdos
911 sem elétrico… nem híbrido“Para quando um 911 elétrico?”As razões do “chumbo”Só depois da reforma

Para quem acompanha de perto a vida interna da Porsche, talvez já tenha ouvido falar de Frank-Steffen Walliser. Ele é o director da linha de modelos desportivos da marca. Responsável pelos 718 Cayman, 718 Boxster e 911 Carrera.

Está nas suas mãos o destino destes três modelos, mas é lógico que o 911 é sempre um assunto mais sensível, quando se fala de evoluir, sobretudo nesta era de transferência energética.

A Porsche até já demonstrou que consegue fazer um carro elétrico, aliás, que consegue fazer a melhor berlina desportiva elétrica do planeta.

As minhas memórias de ter guiado o Taycan Turbo S, bem depressa, num circuito ainda estão bem vivas, como poderá relembrar neste LINK:

Em pista no Porsche Taycan Turbo S: até se esquece que é elétrico

Mas o 911 é um caso à parte. Segundo Walliser, será o último modelo da Porsche a receber uma versão elétrica pura. E isso não está para para breve.

911 sem elétrico… nem híbrido

Engenheiro especialista em motores de combustão interna, Walliser entrou na companhia em 1995 como estagiário.

No seu curriculo tem a gestão do programa RS Spyder, o protótipo vendido a equipas privadas que correu na Europa e EUA no início do século.

Foi também ele que dirigiu o projeto do último hipercarro da Porsche, o 918 Spyder. Depois, em 2014, foi nomeado vice-presidente para a competição, na classe dos GT, bem como diretor da linha de modelos desportivos.

É um homem da casa, como muitos outros, nascido em Estugarda e apaixonado pela marca e pelo seu trabalho. Não admira…

“Para quando um 911 elétrico?”

Mas agora tem a administração e a imprensa especializada a fazer-lhe a toda a hora a mesma pergunta: “quando vai o 911 ter uma versão elétrica?”

O alemão resiste e diz que isso não vai acontecer, pelo menos enquanto a decisão depender dele: “vou lutar para que o 911 mantenha o motor a gasolina” afirmou recentemente à revista inglesa Autocar.

Na verdade, Walliser nem sequer admite que o novo 992 possa vir a ter uma versão híbrida, como chegou a ser dito na apresentação do modelo.

A caixa de velocidades PDK até já lá tem o espaço necessário para a máquina elétrica, mas Walisser acha que não será possível.

“Já é realmente difícil fazer um 911 a gasolina como o fazemos agora. Quanto mais híbrido…”

As razões do “chumbo”

Descendo ao detalhe, o VP da Porsche explica que um 911 tem que continuar a ser um 2+2 e ter uma mala na frente, mantendo a linha estética que o fez famoso.

Por isso, não há espaço para colocar a bateria, além de que isso iria prejudicar o desempenho dinâmico: “mais valia fazer um carro novo!…” remata.

Portanto, as estimativas que davam como certo um 911 híbrido por volta de 2022, vão provavelmente falhar.

A não ser que a posição de Walliser seja entregue a outra pessoa, devemos estar ainda mais longe de ver um 911 elétrico no catálogo da marca.

Só depois da reforma

Em Agosto próximo, Walliser completa 51 anos e, como ele diz, “um 911 elétrico só depois de eu me reformar. E nessa altura já ninguém me vai poder culpar por isso”. Os apaixonados pelo 911 podem por isso ficar descansados, pelo menos por mais algum tempo.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Porsche renova tradição do 911 Targa de 67

 

TAGGED:BEVfeaturedHEVPDKPHEVPorscheTurbo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Volvo Cars S90 Plug-In Hybrid
1
Sabia Que?

Volvo e a redução de CO2: “os elétricos não chegam”

Por Francisco Mota 30 de Janeiro, 2020
FOTO 7
1
Estive LáVídeos

Compass com novo 1.3 T4: Jeep atualiza o seu Qashqai

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20200228_081924
1
Hoje Guiei Um...

Fechado em casa… Leia “Um teste por dia”: Nissan Juke 1.0 DIG-T

Por Francisco Mota 25 de Março, 2020
Volvo C40 Recharge
1
Estive Lá

C40 é só o início: Volvo serão só elétricos e vendidos online

Por Francisco Mota 5 de Março, 2021
IMG_20190616_100746
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Peugeot 508 SW em vídeo: a nova Top Model francesa

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
NissanConnect-main_1
1
Crónica à 6ª

App Nissan permite aos pais controlar a condução dos filhos

Por Francisco Mota 12 de Outubro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?