Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20210928_140418
1
Estive Lá

Porsche – coleção milionária de vencedores de Le Mans em Lisboa

The new Volkswagen T-Roc
1
Estive Lá

Primeiro teste – VW T-ROC@PT: Restyling e versão especial portuguesa

IMG_20180726_092252
1
Estive Lá

Seat Tarraco 1: operação secreta

IMG_20210210_112328
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Suzuki Swift Sport: com “mild-hybrid” ganha ou perde?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > “911 elétrico?… Só por cima do meu cadáver!”
Sabia Que?

“911 elétrico?… Só por cima do meu cadáver!”

Francisco Mota
Última atualização: 25 de Maio, 2020 16:20
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5864″]O diretor dos modelos desportivos da Porsche garante que o 911 não terá uma versão elétrica tão cedo. E explica por que “chumbou” a ideia.

Conteúdos
911 sem elétrico… nem híbrido“Para quando um 911 elétrico?”As razões do “chumbo”Só depois da reforma

Para quem acompanha de perto a vida interna da Porsche, talvez já tenha ouvido falar de Frank-Steffen Walliser. Ele é o director da linha de modelos desportivos da marca. Responsável pelos 718 Cayman, 718 Boxster e 911 Carrera.

Está nas suas mãos o destino destes três modelos, mas é lógico que o 911 é sempre um assunto mais sensível, quando se fala de evoluir, sobretudo nesta era de transferência energética.

A Porsche até já demonstrou que consegue fazer um carro elétrico, aliás, que consegue fazer a melhor berlina desportiva elétrica do planeta.

As minhas memórias de ter guiado o Taycan Turbo S, bem depressa, num circuito ainda estão bem vivas, como poderá relembrar neste LINK:

Em pista no Porsche Taycan Turbo S: até se esquece que é elétrico

Mas o 911 é um caso à parte. Segundo Walliser, será o último modelo da Porsche a receber uma versão elétrica pura. E isso não está para para breve.

911 sem elétrico… nem híbrido

Engenheiro especialista em motores de combustão interna, Walliser entrou na companhia em 1995 como estagiário.

No seu curriculo tem a gestão do programa RS Spyder, o protótipo vendido a equipas privadas que correu na Europa e EUA no início do século.

Foi também ele que dirigiu o projeto do último hipercarro da Porsche, o 918 Spyder. Depois, em 2014, foi nomeado vice-presidente para a competição, na classe dos GT, bem como diretor da linha de modelos desportivos.

É um homem da casa, como muitos outros, nascido em Estugarda e apaixonado pela marca e pelo seu trabalho. Não admira…

“Para quando um 911 elétrico?”

Mas agora tem a administração e a imprensa especializada a fazer-lhe a toda a hora a mesma pergunta: “quando vai o 911 ter uma versão elétrica?”

O alemão resiste e diz que isso não vai acontecer, pelo menos enquanto a decisão depender dele: “vou lutar para que o 911 mantenha o motor a gasolina” afirmou recentemente à revista inglesa Autocar.

Na verdade, Walliser nem sequer admite que o novo 992 possa vir a ter uma versão híbrida, como chegou a ser dito na apresentação do modelo.

A caixa de velocidades PDK até já lá tem o espaço necessário para a máquina elétrica, mas Walisser acha que não será possível.

“Já é realmente difícil fazer um 911 a gasolina como o fazemos agora. Quanto mais híbrido…”

As razões do “chumbo”

Descendo ao detalhe, o VP da Porsche explica que um 911 tem que continuar a ser um 2+2 e ter uma mala na frente, mantendo a linha estética que o fez famoso.

Por isso, não há espaço para colocar a bateria, além de que isso iria prejudicar o desempenho dinâmico: “mais valia fazer um carro novo!…” remata.

Portanto, as estimativas que davam como certo um 911 híbrido por volta de 2022, vão provavelmente falhar.

A não ser que a posição de Walliser seja entregue a outra pessoa, devemos estar ainda mais longe de ver um 911 elétrico no catálogo da marca.

Só depois da reforma

Em Agosto próximo, Walliser completa 51 anos e, como ele diz, “um 911 elétrico só depois de eu me reformar. E nessa altura já ninguém me vai poder culpar por isso”. Os apaixonados pelo 911 podem por isso ficar descansados, pelo menos por mais algum tempo.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Porsche renova tradição do 911 Targa de 67

 

TAGGED:BEVfeaturedHEVPDKPHEVPorscheTurbo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Qashqai e-POWER Ceramic Grey Dynamic 2_lo
1
Estive Lá

Primeiro teste – Qashqai e-power: Nissan diz não aos “plug-in”

Por Francisco Mota 5 de Abril, 2022
IMG_20181210_095457
1
Hoje Guiei Um...

Audi Q8 50 TDI quattro: cara de mau!…

Por Francisco Mota 11 de Dezembro, 2018
ASX_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mitsubishi ASX 1.3 Di-T: Tal como se esperava

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2023
The new Volkswagen Taigo
1
Crónica à 6ª

Crónica – VW Taigo: mais um SUV… quando é que “isto” acaba?

Por Francisco Mota 18 de Fevereiro, 2022
IMG_20180914_132026
1
Estive Lá

Conhece as quatro gerações do Toyota Supra? Aqui estão elas.

Por Francisco Mota 18 de Outubro, 2018
5 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Megane E-Tech Electric: À prova em estradas portuguesas

Por Francisco Mota 16 de Fevereiro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?