Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
56
Crónica à 6ª

Crónica – “Não” das marcas ao COP 26 põe carros elétricos em perigo?

Honda_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda Civic: só híbrido será a opção certa?

Lexus_RX450h_Silver_72
1
Sabia Que?

Sabe qual é a marca que lidera nos híbridos premium?

Renault5_test
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault 5 E-Tech: Qual a autonomia real?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > 1982: quem se lembra do (seu) primeiro Corsa?…
Sabia Que?

1982: quem se lembra do (seu) primeiro Corsa?…

Francisco Mota
Última atualização: 23 de Dezembro, 2019 16:36
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”4510″]No princípio dos anos oitenta a Opel entrou no segmento dos utilitários, com o Corsa, que rapidamente conquistou adeptos. Em Portugal, muitas famílias tiveram um, ao longo dos últimos 37 anos e cinco gerações. Recorde todos os Corsa.

Conteúdos
Corsa A, 1982 – surpresaCorsa B, 1993 – recordistaCorsa C, 2000 – continuidadeCorsa D, 2006 – partilhaCorsa E, 2014 – evoluçãoCorsa F, 2019 – revoluçãoConclusão

 

Com apenas 3,62 metros de comprimento, menos que um atual Adam, o primeiro Corsa foi apresentado em 1982, destinado a posicionar a Opel num segmento em crescimento, na Europa. O mercado acolheu o mais pequeno modelo da marca com entusiasmo, como as vendas o provaram nos anos seguintes.

Corsa A, 1982 – surpresa

A mistura entre as dimensões compactas, interior espaçoso e prático, facilidade de condução e uma estética inovadora para a altura agradaram de imediato. A carroçaria tinha um bom Cx de 0,36, dos melhores na classe. Além da versão de três portas, surgiam também versões de duas portas e três volumes, de quatro portas e de cinco portas.

No topo da gama estava o desportivo GSI com motor de 100 cv. Estes atributos fizeram do primeiro Corsa um sucesso imediato com as vendas a fechar nos 3,1 milhões, quando o modelo deixou de ser produzido, onze anos depois.

Corsa B, 1993 – recordista

A segunda geração revolucionou no estilo, em 1993, passando das linhas retas paras as curvas e formas arredondadas desenhadas pelo guru do “car design” Hideo Kodama. A ideia era apelar ao público feminino que tinha sido uma parte importante da geração anterior, aumentando também o espaço interior, graças à subida de 10 cm no comprimento.

Nas suas múltiplas versões, nem faltou uma carrinha e uma pick-up, além de um novo GSI com 109 cv. O Corsa B atingiu os 4,0 milhões de unidades vendidas em sete anos de vendas, foi o mais vendido de todos.

Corsa C, 2000 – continuidade

Quando a terceira geração foi lançada, a decisão de fazer um estilo evolutivo, era óbvia, dado o sucesso do seu antecessor. O Corsa C de 2000 subia claramente na qualidade de construção e muito na dinâmica. Tal como o seu antecessor, o comprimento aumentou mais 10 cm. Os motores a gasolina passaram a ter cabeças de quatro válvulas por cilindro.

O público continuou a aderir ao modelo e as vendas totalizaram 2,5 milhões de unidades, numa altura em que a concorrência começava a ser cada vez mais forte.

Corsa D, 2006 – partilha

O Corsa D marcou uma mudança estrutural importante, como o início da partilha da plataforma com o Grupo Fiat e com a maior diferenciação entre a carroçaria de cinco portas e a de três, que se transformou quase num pequeno coupé.

Chega o start/stop ao modelo e motores cada vez mais eficientes. As vendas mantiveram-se fortes, com 2,9 milhões em oito anos de carreira.

Corsa E, 2014 – evolução

Em 2014, foi lançado o Corsa E, que mantinha a plataforma do modelo anterior e marcava a altura para a Opel atualizar os conteúdos tecnológicos e a dotação de equipamento. Surgem opções como a câmara dianteira com reconhecimento de sinais de trânsito e a conetividade, com Carplay e Android Auto.

A versão desportiva OPC tem 207 cv e mais tarde volta a sigla GSI, numa versão de 150 cv. As vendas desceram para os 1,2 milhões numa carreira que durou cinco anos.

Corsa F, 2019 – revolução

Este ano, o Corsa volta em força ao mercado, agora com a Opel inserida no grupo PSA. Partilha a plataforma CMP com o Peugeot 208 e adota as várias versões do motor 1.2 de três cilindros da PSA, bem como a inovadora caixa automática de oito velocidades.

Passa a ter um interior de muito maior qualidade, com interface tátil e sobe de nível na dinâmica, com um centro de gravidade mais baixo. Acrescenta ajudas eletrónicas à condução e uma versão elétrica.

Conclusão

O Opel Corsa faz parte da história do segmento dos utilitários na Europa das últimas quatro décadas e também do parque automóvel nacional. Ao longo das suas cinco gerações, conseguiu ser sempre uma escolha válida para os compradores de modelos deste segmento.

Com a entrada na sexta geração, feita já dentro do grupo PSA, o Corsa ganha novas ambições. Veremos como se vão concretizar nos próximos anos.

Para ver a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este link:

Novo Corsa tem base Peugeot: será um verdadeiro Opel?

 

TAGGED:208CorsafeaturedGMOpelPSA
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Dr. Herbert Diess
Crónica à 6ª

Crónica – VW disse mesmo que elétricos são impossíveis?

Por Francisco Mota 5 de Fevereiro, 2022
Ursula_von_der_Leyen_CDU_Parteitag_2014_by_Olaf_Kosinsky-8
1
Crónica à 6ª

Harakiri: Políticos asfixiam construtores de automóveis

Por Francisco Mota 14 de Dezembro, 2019
DACIA_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Jogger 7 lugares: Não é preciso ter 4 filhos…

Por Francisco Mota 20 de Junho, 2022
Born_38_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Cupra Born e-Boost: Já não lhe falta tudo

Por Francisco Mota 16 de Agosto, 2023
COMPARATIVO (2)
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – Megane EV x Born: qual o melhor familiar elétrico?

Por Francisco Mota 26 de Setembro, 2022
1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Octavia SW Scout 4×4: Agora só falta a neve…

Por Francisco Mota 12 de Maio, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?