Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Volvo Concept Recharge
1
Sabia Que?

Volvo EX90 estreia em Novembro e quer reduzir 20% de acidentes

MP5R3970-Editar
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Polestar 2 BST 270 – chamam-lhe a “besta” elétrica

FIESTA_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Fiesta Active 1.0: Pronto para a selva urbana

IMG_20190410_114743
1
Sabia Que?

Hidropneumática: como funcionava a suspensão “mágica” da Citroën

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > VW Polo GTI DSG, só falta um bocadinho assim
Hoje Guiei Um...

VW Polo GTI DSG, só falta um bocadinho assim

Francisco Mota
Última atualização: 30 de Agosto, 2018 2:45
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”766″]De cada vez que tenho um Volkswagen GTI para ensaiar, salta-me a veia nostálgica. O meu pai gostava tanto do primeiro Golf GTI, que teve dois de seguida e eu cresci a adorar o carro. Depois passei por aquela fase de comprar um, já como “clássico” e enterrar um monte de dinheiro a metê-lo como novo… mais ou menos.

Conteúdos
Patilhas curtasConclusãoPotência: 200 cv Preço: 32 391 euros Veredicto: 3,5 estrelas

Comparando com esse primeiro GTI, o novo Polo GTI é muito maior, tem o dobro da potência e hoje é quase um carro de luxo, ao lado do GTI de 76. No papel está lá tudo para ser um carro capaz de colocar o proverbial sorriso nos lábios do condutor: motor 2.0 turbo de 200 cv, caixa DSG de seis velocidades e prestações de meter respeito, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos. O velhinho GTI via-se grego para baixar dos dez segundos e só o conseguia porque era leve. O novo Polo não pode ser tão leve, caso contrário não passava em nenhum teste de colisão.

A resposta deste motor 2.0 a baixos regimes é tão forte que nem parece ter turbo.

Mas chega de comparações com o passado. Os rivais do novo Polo GTI são o Renault Clio RS, Peugeot 208 GTI, Mini Cooper S e o novo Ford Fiesta ST. Talvez o Cupra Ibiza, se a nova marca espanhola o decidir fazer.
No Polo, o que agrada logo é o espaço, a qualidade e os equipamentos disponíveis, tudo ao nível do segmento acima. E depois a resposta muito forte deste motor a baixos regimes, que nem parece ter turbo. Na cidade, a acompanhar o trânsito, é totalmente civilizado, com a caixa DSG em modo automático a fazer o seu papel e nem sequer a suspensão é muito firme. Mas estes elogios transformam-se em críticas quando troco a cidade pela serra.

Patilhas curtas

Claro que o motor continua a agradar, mesmo às 6500 rpm ainda respira. Mas a caixa DSG, em modo manual, nem sempre respeita as ordens que lhe dou e as patilhas são tão pequenas que os dedos têm que se esticar para lhes chegar. Nem mesmo as detonações no escape são suficientemente convincentes. A calibração do ESP em modo Sport até é bastante liberal, deixando provocar a traseira na entrada em curva. Mas os pneus Bridgestone Turanza não são os mais adequados para este carro, deixando a frente subvirar antes do que era suposto e perdendo tração em curvas mais fechadas.

Conclusão

Na verdade, o Polo GTI sente-se sempre alto e estreito quando chegam as curvas, não me deixando “brincar” como ele como queria. Em reta, ligando o Launch Control, mostra todo o seu poderio. Mas fico com a dúvida se com uma caixa manual, como tinha o meu velhinho Golf GTI, não será mais divertido de guiar. Assim, parece que lhe falta sempre alguma coisa. Um “bocadinho assim”, como diz o outro.

Potência: 200 cv
Preço: 32 391 euros
Veredicto: 3,5 estrelas

TAGGED:desportivoGTIPoloVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

CUPRA-el-Born_02_HQ
1
Crónica à 6ª

Crónica – Seat vs. Cupra: o que as une e o que as separa?

Por Francisco Mota 10 de Julho, 2020
IMG_20201007_082134_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini Cooper elétrico: heresia ou benção?…

Por Francisco Mota 12 de Outubro, 2020
652871_20220602_Polestar_2_BST_edition_270
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos sobem 32% na Alemanha, mas…

Por Francisco Mota 7 de Outubro, 2022
IMG_20201101_120747
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Yaris Hybrid: “verdadeiro” híbrido traz surpresa

Por Francisco Mota 5 de Novembro, 2020
ASX_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mitsubishi ASX 1.3 Di-T: Tal como se esperava

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2023
2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Enyaq iV 60: um Skoda elétrico e… premium!

Por Francisco Mota 10 de Agosto, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?