Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190414_155639
1
Hoje Guiei Um...

BMW 320d: ainda continua a ser o melhor da sua rua?

HMS_Saxifrage_WWI_IWM_SP_1650
1
Crónica à 6ª

Carros camuflados: inspirados nos navios da primeira guerra

EQS_41
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz EQS SUV: O Império contra-ataca

BMW_13
Crónica à 6ª

Crónica – Audi, BMW, MB… ou Tesla: quem vende mais?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Teste – Toyota Yaris GR Sport: híbrido e (um pouco) desportivo
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Yaris GR Sport: híbrido e (um pouco) desportivo

Francisco Mota
Última atualização: 4 de Outubro, 2022 12:19
Por Francisco Mota 9 Min leitura
PARTILHAR

Não. Não é uma versão mais acessível do GR Yaris. O GR Sport é híbrido e tem os mesmos 116 cv dos outros Yaris híbridos. Mas acrescenta um pacote de modificações que lhe dão um sabor a desportivo… híbrido. Saiba como a Toyota concebeu esta versão.

Conteúdos
GR Sport não é só equipamentoMesmo sistema híbridoMuito suave… quase sempreConsumos muito baixosAcerto mais desportivoMaior agilidadeConclusão

 

O GR Yaris de 261 cv e tração às quatro rodas é um dos meus pequenos desportivos preferidos, mas está posicionado num patamar muito superior ao dos outros Yaris. Na verdade, de Yaris, tem relativamente pouco.

Existe uma versão 1.5 VVT-i de 120 cv, mas ainda não tive ocasião de a testar, para ver se será uma espécie de GR Yaris júnior. Entretanto, a Toyota lançou uma nova versão do 1.5 HDF de 116 cv a que chamou GR Sport, uma sigla que já tinha usado no Corolla.

Grelha em favor de mel com logotipo GR Sport

O cinzento é específico do GR Sport, bem como o desenho das jantes, a grelha em favor de mel, os logótipos GR Sport e o difusor no para-choques traseiro. Por dentro também há detalhes de decoração desportivos, bem como vidros traseiros escurecidos e o topo de equipamento da gama.

GR Sport não é só equipamento

Mais do que um simples nível de equipamento, os GR Sport pretendem disponibilizar uma versão com um ligeiro sabor a desportivo, feito de elementos estéticos, mas não só.

Assim, para este Yaris GR Sport, a suspensão desportiva é mais firme que em todos os outros Yaris e a direção tem uma assistência com uma calibração específica, ligeiramente menos intensa.

O Yaris GR Sport continua a ser um híbrido

Além disso, as jantes são de 18 polegadas com pneus Bridgstone Turanza TDDS de medida 215/40 R18, bem maiores que os 185/65 R15 da versão base.

Mesmo sistema híbrido

No motor e sistema híbrido não foram feitas alterações, mantendo-se o três cilindros de 1490 cc e 91 cv, um motor elétrico de 59 kW (80 cv), um gerador, uma bateria de iões de Lítio de 4,3 Ah e um trem epicicoidal que distribui os fluxos de energia para as rodas da frente.

A potência máxima de 116 cv permite fazer os 0 -100 km/h em 9,7 segundos e atingir os 175 km/h. Não menos importante é que o sistema é capaz de rodar em modo 100% elétrico até aos 130 km/h. Desde que as condições necessárias estejam reunidas.

Toyota Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force GR Sport (fotos de João Apolinário)

A Toyota estima que durante 80% do tempo de circulação em cidade, o Yaris o faça sem emitir poluentes, ou seja, em modo 100% elétrico, ou em roda livre, com o motor a gasolina desligado.

Muito suave… quase sempre

O motor elétrico tem 141 Nm de binário máximo, mais do que os 120 Nm do motor a gasolina, por isso a resposta ao acelerador em cidade é muito rápida e totalmente suave, sobretudo quando se anda a um ritmo calmo, o que não quer dizer lento.

Difusor maior no para-choques de trás

Claro que a transmissão, com variação contínua de relação, coloca o motor a gasolina a funcionar sempre na sua rotação mais eficiente. Por isso, quando se acelera com maior brusquidão, o ruído sobe rapidamente. Mas a banda sonora já nada tem a ver com a de sistemas semelhantes do passado.

Consumos muito baixos

Há três modos de condução, Eco/Normal/Sport, além da posição de regeneração máxima nas desacelerações, selecionando a posição “B”. E foi no modo Eco, com a função B ativada, que fiz o meu habitual teste de consumos em cidade, resultando num valor muito baixo de 4,6 l/100 Km.

Painel de instrumentos digital com “binóculos”

Em autoestrada, a 120 km/h e com A/C desligado, como o tinha feito em cidade, o sistema híbrido tem menos hipóteses de brilhar, mas o consumo que registei foi de 5,8 l/100 km, o que continua a ser muito bom.

Claro que, depois de já ter testado o Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force em detalhe quando foi lançado e eleito (com os meus votos…) “The Car Of The Year 2021” a grande curiosidade estava no desempenho dinâmico desta versão GR Sport.

Acerto mais desportivo

Em cidade, tinha ficado claro que a suspensão mais firme e os pneus de perfil mais baixo tinham degradado o conforto, tornando o Yaris menos tolerante com o mau piso. Mas, numa estrada secundária com as curvas certas e sem trânsito, foi possível descobrir a outra face da moeda.

Atitude mais precisa e rápida

A primeira impressão vem da direção, ligeiramente mais precisa, o que atribuo à assistência menos intensa, que facilita o trabalho das mãos quando se anda depressa. E aos pneus mais largos e mais rígidos.

A resistência à subviragem é claramente superior, com o GR Sport a entrar na trajetória escolhida com maior precisão e sendo capaz de levar mais velocidade para dentro da curva sem sair da linha.

Maior agilidade

A inclinação lateral é também menor, com um controlo mais apertado das oscilações, quando o piso não é perfeito. Ainda assim, a suspensão, com barra de torção atrás, consegue manter a estabilidade, mesmo nesses pisos.

Condução mais envolvente no GR Sport que nos outros híbridos

O outro ganho desta nova especificação dinâmica encontra-se na maior agilidade da traseira, quando se decide provocá-la com uma desaceleração brusca em apoio; ou numa travagem tardia, já com o carro comprometido com a curva.

Mesmo sem ser possível desligar por completo o ESC, a verdade é que a traseira se deixa deslizar com mais facilidade e de forma mais plana e benigna. Ajuda a rodar um pouco o Yaris e apontar a frente para a próxima reta.

Maior agilidade devido às melhores ligações ao solo

A boa rigidez da estrutura, que subiu 37% face à geração anterior do Yaris e a boa posição de condução, mais baixa e melhor alinhada com os comandos principais, promovem um envolvimento do condutor muito melhor que na geração anterior do Yaris.

Conclusão

No final do teste a conclusão a tirar é que este GR Sport tem “mais chassis que motor” uma expressão que significa algo muito simples. Os 116 cv sabem a pouco, quando se tem uma suspensão deste nível, capaz de lidar com bastante mais força. Mas o conceito do GR Sport é mesmo este: condução mais envolvente, sem perder nada em eficiência.

Francisco Mota

Toyota Yaris 1.5 HDF GR Sport

Potência: 116 cv

Preço: 27 830 euros

Veredicto: 4 (0 a 5)

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Toyota Yaris Hybrid: “verdadeiro” híbrido traz surpresa

 

TAGGED:featuredToyotaToyota hibridoToyota HybridToyota YarisYaris híbridoYaris Hybrid
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

86_skoda_fabia_ml_phoenix_orange-1920x1281
1
Sabia Que?

Novo Skoda Fabia – O base de 80 cv custa 19 272€

Por Francisco Mota 18 de Maio, 2022
Duster_29
1
Hoje Guiei Um...

Último Teste – Dacia Duster 1.5 dCi: Vai ficar na história

Por Francisco Mota 25 de Outubro, 2023
Ford Kuga Plug-in-Hybrid 1
ElétricosSabia Que?

Ford Kuga é Plug-In mais vendido na EU, mas atrás dos elétricos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2020-Porsche-Taycan-Turbo-S-white-exterior_1 - Cópia_2
1
Sabia Que?

Audi e-tron GT e Porsche Taycan: descubra as diferenças

Por Francisco Mota 29 de Março, 2021
Tiguan _28_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Tiguan Allspace 2.0 TDI: Os filhos e os seus amigos

Por Francisco Mota 23 de Maio, 2023
15-hybridrange-958744
1
Crónica à 6ª

Crónica – Nem todas as marcas japonesas querem “fugir” da Europa

Por Francisco Mota 8 de Janeiro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?