Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Mercedes-Benz CLE 300e: Charme eletrificado
    7 de Maio, 2025
    Teste – BMW XM 50e: Será mesmo um M?
    6 de Maio, 2025
    PRIMEIRO TESTE – Forthing S7 EV – Berlina a “preço canhão”
    5 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
    689584
    KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos
    17 de Março, 2025
    0D6A3949
    Primeiro Teste – Leapmotor T03: À atenção da Dacia
    14 de Março, 2025
    Kia EV4 – O elétrico anti-SUV já em 2025
    9 de Março, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Sep. 3 - 6pm CET - New Nissan JUKE Unveil Dynamic Outdoor - 17
1
Estive Lá

Será que o novo Juke ainda é o que era?

crophero-rrrwales034-1200x462
Crónica à 6ª

Qual a moda que virá a seguir à dos SUV?

5 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Megane E-Tech Electric: À prova em estradas portuguesas

20240227_113517
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Opel Astra ST Electric: Segunda vida das carrinhas

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Teste – Renault Clio E-Tech: Novo ar, a mesma eficiência
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Clio E-Tech: Novo ar, a mesma eficiência

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Setembro, 2023 9:00
Por Francisco Mota 12 Min leitura
PARTILHAR

O sistema híbrido da Renault é um dos mais complexos em termos de gestão e de componentes. Mas a verdade é que consegue resultados como ficou provado no renovado Clio, em mais um Teste TARGA 67, conduzido por Francisco Mota e fotografado por João Apolinário.

Conteúdos
Nova frenteO resto pouco mudaSoluções conhecidasErgonomia ao detalheO sistema E-TechForte função “B”80% em modo elétricoConsumos baixosDinâmica à alturaMas pouco desportivoConclusãoRenault Clio E-Tech Full Hybrid 145 Esprit Alpine

 

Lançada em 2019, a quinta geração do Clio seguiu de perto o estilo da geração anterior, que tinha feito uma rotura com o passado e alcançado um sucesso de vendas assinalável.

Ao contrário do que é habitual, essa continuidade no estilo contrastava com mudanças profundas a nível técnico, com o modelo a estrear uma nova plataforma e novos motores.

Novo desenho da grelha e novo símbolo

Mas o mercado preferiu o estilo mais ousado do Peugeot 208 e a Renault teve que esperar até agora para lançar a sua resposta, um restyling que surge a meio da vida útil do Clio.

Nova frente

A mudança do estilo da frente é mais extensa do que acontece em muitas operações deste tipo, transfigurando a aparência do Clio.

Novos faróis de LED, com um formato mais esguio e grelha de novo formato com diferentes elementos cromados, para aumentar a impressão de largura.

A lâmina inspirada na Fórmula 1

O para-choques também é diferente, incluindo aquilo a que a Renault chama uma lâmina horizontal, que remete para a estética da Fórmula 1. É o elemento cinzento que se pode ver nas fotos da versão Esprit Alpine deste teste.

Há novas luzes de dia verticais e a nova iteração do losango da marca francesa. Além do aspeto, este conjunto melhorou também a aerodinâmica, reduzindo as emissões de CO2 nesta versão em 5 g/km.

O resto pouco muda

A traseira recebe tampas de luzes transparentes e elementos interiores ligeiramente diferentes, o para-choques também foi redesenhado, simulando um extrator aerodinâmico.

Luzes de trás com tampa transparente

Esta versão Esprit Alpine tem detalhes de decoração específicos, por fora e por dentro, além de jantes com uns pequenos tampões que imitam as porcas centrais dos F1. O restyling não implicou mudanças minimamente relevantes em termos de dimensões.

Por dentro, o habitáculo usa cores escuras para obter um ambiente desportivo, com alguns detalhes alusivos à bandeira francesa e símbolos da Alpine. A sensação de qualidade é boa, para o segmento.

Perceção de qualidade muito boa nesta versão

Não há pele de origem animal (nem no forro do volante) e 60% dos tecidos são de origem biológica, sendo 72% das fibras feitas de material reciclado.

Soluções conhecidas

Assim que me sentei ao volante, ficou claro que a posição de condução é muito boa. O banco é confortável, tem suficiente apoio lateral e regulações amplas. O volante também, mas o diâmetro é exagerado.

O painel de instrumentos digital de 10” tem novas visualizações, todas muito simples e fáceis de ler. O ecrã tátil central também tem diferenças nos gráficos e conteúdos.

Ecrã tátil com novos grafismos

Continua a existir uma linha de botões táteis mais abaixo, para os modos de condução: My Sense/Sport/Eco. Além do botão EV e de outras funções de acesso rápido. No ecrã tátil pode ativar-se a função “E-Save” que poupa e/ou carrega a bateria para uso posterior. Incomum nos “full hybrid”

Ergonomia ao detalhe

Os comandos da climatização são três grandes botões rotativos, muito fáceis de usar, quase não precisando de desviar os olhos da estrada.

A alavanca da caixa é uma verdadeira alavanca, o que facilita nas manobras, mas as suas posições P, R, N, D e B não estão iluminadas, sendo preciso olhar para o painel de instrumentos para perceber qual ficou engrenada.

Função “B” acessível na caixa

O espaço a bordo não mudou, sendo suficiente nos bancos da frente e também nos lugares da segunda fila e a mala mantém os 300 litros, menos 91 litros que nas versões não híbridas, devido à presença da bateria de 1,2 kWh.

O sistema E-Tech

Este sistema “full hybrid” continua a usar um motor 1.6 atmosférico de quatro cilindros e 94 cv, além de um motor elétrico de tração com 49 cv e um motor/gerador de 25 cv.

O “segredo” do sistema e a razão da sua complexidade está na caixa de velocidades multimodo. Tem quatro relações associadas ao motor a gasolina e duas para o motor elétrico, no total há 15 combinações teóricas, mas nem todas são usadas.

Um motor 1.6 atmosférico a gasolina e dois motores elétricos

O que não há é embraiagem ou sincronizadores, esse trabalho é feito pelo motor/gerador mais pequeno, comandado por um software desenvolvido em colaboração com a equipa de F1 da Alpine.

Este software foi melhorado, não para aumentar a potência máxima combinada, que se mantém nos 145 cv, mas para otimizar a gestão da carga da bateria em autoestrada.

Forte função “B”

Em cidade, usando o modo Eco, todos os arranques são feitos em modo 100% elétrico, pois a bateria mantém-se facilmente acima dos 50% de carga.

Bancos confortáveis e com bom apoio lateral

A função “B” de maior regeneração na desaceleração é mais intensa do que o habitual num “full hybrid”, aconselhando a um pequeno período de adaptação até saber quando largar o acelerador.

As acelerações são rápidas e suaves, com a parte elétrica a ter uma contribuição que se nota bem no início, pois o motor 1.6 só precisa de subir de regime uns segundos depois. As passagens de caixa por vezes nem se notam, numa condução tranquila.

80% em modo elétrico

São muito frequentes as ocasiões em que o motor elétrico é capaz de mover o Clio sem ajuda do motor a gasolina, a Renault afirma que em 80% do tempo, em cidade. E quando este entra em cena, não o faz com demasiado ruído. Isso pode até acontecer com o Clio parado num semáforo, se o sistema “achar” que precisa de carregar a bateria.

Dimensões não mudaram face ao “phase I”

A direção tem a assistência certa e o pedal de travão não é difícil de dosear. Mas o duo suspensão/pneus 205/45 R17 não fornecem muito conforto em pisos imperfeitos, gerando alguns solavancos.

Consumos baixos

No meu habitual teste de consumos em cidade, sempre com o A/C desligado, no modo Eco e com função “B” ativada, obtive um valor de 3,4 l/100 km. Muito bom, com os 1238 kg desta versão a dar uma ajuda.

Em autoestrada, agora com a função “B” desligada, para deixar a inércia ajudar, o valor que obtive a 120 km/h estabilizados foi de 5,7 l/100 km. Também um bom consumo, para esta velocidade.

Visual desportivo no Esprit Alpine

Ainda em autoestrada, claro que a suspensão firme proporciona uma grande estabilidade e sensação de segurança, mesmo quando é preciso fazer manobras mais urgentes.

Os ruídos aerodinâmicos não são exagerados, mas em relação aos de rolamento já não posso dizer o mesmo. As ajudas à condução, que ascendem a vinte nesta evolução, não pareceram demasiado intrusivas.

Dinâmica à altura

Em estrada secundária, sem trânsito e com curvas exigentes, foi a altura de testar a dinâmica do Clio, algo que sempre foi um ponto forte de todas as gerações anteriores.

Dinâmica muito precisa

Passando ao modo Sport, o acelerador fica claramente mais sensível e rápido. A aceleração 0-100 km/h anunciada de 9,3 segundos não é fabulosa, mas a sensação subjetiva de aceleração é boa.

Percebe-se sempre que a parte elétrica é a primeira a dar o seu contributo, mas também fica claro que, em modo Sport e com uma condução mais rápida, o motor a gasolina usa mais as rotações altas e faz mais barulho.

Mas pouco desportivo

Apesar dos 145 cv, não posso dizer que haja aqui prestações desportivas, mas a direção tem boa precisão e a assistência certa, o que é logo um bom princípio.

Condução muito eficiente

O que falta é mais controlo sobre a transmissão. Claro que não há, nem pode haver, patilhas para a caixa. Mas, a andar mais depressa, a gestão mostra algumas dúvidas sobre qual combinação usar.

Tração não falta, mesmo acelerando a fundo, a suspensão limita bem a inclinação lateral em curva e permite mudanças de direção rápidas e precisas, sem entrar precocemente em subviragem.

Aceleração 0-100 km/h em 9,3 segundos

Na boa tradição do Clio, provocando a traseira na entrada em curva consegue obter-se uma ligeira rotação que ajuda a curvar com menos ângulo de volante. Para os adeptos deste estilo de condução.

Conclusão

Apesar do estilo e acabamentos desportivos desta versão Esprit Alpine, a verdade é que a prioridade foi muito mais para a eficiência do que para a desportividade. E os objetivos foram atingidos. O preço de 28 200 euros, para esta versão Esprit Alpine sem opcionais, incentiva a fazer algumas contas.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

 

Renault Clio E-Tech Full Hybrid 145 Esprit Alpine

Potência: 145 cv

Preço: 28 200 euros

Veredicto: 3,5 (0 a 5)

 

Ler também, seguindo o link:

Primeiro Teste – Peugeot 308: mais elétrico e mais confortável

TAGGED:Clio E-Tech HybridE.Tech HybridfeaturedRenaultRenault ClioRenault Clio E-Tech
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Bronco_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Bronco V6 2.7: É rival do Wrangler, mas…

Por Francisco Mota 28 de Novembro, 2023
6fa22bee53f7f4a19b5e18b15516059441b19e62
Sabia Que?Vídeos

Novidade – Alfa Milano: O B-SUV com nome rejeitado

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0058
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot E-2008: como o campeão se reforçou

Por Francisco Mota 25 de Junho, 2023
DriveNow-1024x768
1
Crónica à 6ª

Crónica – Car sharing: parecia uma ideia tão boa…

Por Francisco Mota 2 de Outubro, 2020
R-DAM_1160425
1
Crónica à 6ª

Crónica – R5 elétrico e o dicionário Renault para sair da crise

Por Francisco Mota 16 de Janeiro, 2021
IMG_20200203_145823
1
Hoje Guiei Um...

Fechado em casa?… Leia “Um Teste por Dia”: BMW 118i

Por Francisco Mota 23 de Março, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?