Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
PR Honda _ Honda altera logótipo em campanha de sensibilização_1
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica: como as marcas sobrevivem ao Covid-19

Volvo Cars S90 Plug-In Hybrid
1
Sabia Que?

Volvo e a redução de CO2: “os elétricos não chegam”

Hyundai_23
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Santa Fé HEV: Estilo controverso

Copyright William CROZES @ Continental Productions
1
Sabia Que?

Porque o novo Citroën C4 manda Cactus para a reforma

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Teste – Peugeot e208: assim até já gosto de elétricos!
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot e208: assim até já gosto de elétricos!

Francisco Mota
Última atualização: 10 de Junho, 2020 19:17
Por Francisco Mota 11 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”6032″]Durante alguns dias testei o e208 nas condições mais difíceis: o dia-a-dia normal de quem vive numa cidade. Saiba por que me fez começar a gostar de elétricos…

Conteúdos
Original e apelativoOs suspeitos do costumeCondução de qualidadeTravões muito bem calibradosAutoestrada foi uma surpresaVelocidade limitadaMas também sabe divertirOnde recarregar?…Conclusão

 

Primeiro os problemas. O maior de todos, neste momento, é a rede de carregamento muito pequena, muito pouco potente e em muito mau estado de conservação.

Falo, como é óbvio dos carros elétricos que começam a aparecer nos catálogos, ou melhor, nos sites das grandes marcas. Ainda são muito caros, o que é o outro grande problema.

Para já, dar 35 420 euros por um Peugeot 208, parece-me uma excentricidade. Quem o compra, não o compra porque não pode comprar um elétrico mais caro. Mas sim porque lhe agrada.

Depois de já o ter conduzido por curtos períodos de tempo, desta vez o teste teve a duração habitual de alguns dias, praticamente uma semana. E as conclusões surgiram em maior quantidade.

Original e apelativo

Como objeto, o e208 é algo que agrada à vista, tanto pela estética exterior, original e apelativa, como pelo ambiente do habitáculo, que pode levar os mesmos adjetivos.

O volante é muito pequeno e quase quadrado, para deixar ver por cima o painel de instrumento mas, para a minha posição de condução, ainda me obriga a baixar mais a regulação em altura do que gosto.

O painel em si tem um efeito 3D muito bem feito, fácil de ler e com um toque de futurismo que agrada ao primeiro olhar. Mesmo se o computador de bordo é limitado na informação que dá.

O monitor tátil central tem as teclas piano por baixo, muito fáceis de usar, com uma segunda fila por trás de acesso mais difícil. Uma delas dá acesso às informações da condução elétrica, que são poucas.

Os suspeitos do costume

Depois há as criticas habituais a todos os 208. Os comandos da climatização estão algures dentro do sistema de infotainment e o espaço nos lugares de trás não é muito, pior ainda neste elétrico ao nível dos pés.

A sensação de alta qualidade fica muito a dever ao desenho, pois só os plásticos do topo do tablier e das portas da frente são macios. Mas os outros têm bom aspeto.

“Start Engine” e os olhos vão direitos para o indicador de carga da bateria: está a 100% e indica 250 km de autonomia. Escolho o modo de condução Eco e arranco para o percurso citadino.

Condução de qualidade

Sem surpresa, a resposta do acelerador é imediata, mas muito fácil de dosear e sem excesso de binário. A direção não tem muito “feeling” mas é precisa e rápida, sem dar ao e208 algum tipo de nervosismo.

A suspensão leva uma barra Panhard extra no eixo de torção traseiro, como reforço face ao maior peso. E mostra-se muito confortável no mau piso. Provavelmente será mesmo o 208 mais confortável. Mesmo com pneus 205/45 R17.

Não é de estranhar, pois tem uma relação entre massas suspensas e não suspensas favorável neste campo, já veremos o preço a pagar no comportamento.

Muito fácil de guiar, com uma suavidade de operação excelente, boa visibilidade para a frente, dimensões exteriores contidas e sempre aquela sensação que basta uma leve pressão no acelerador para deixar os carros a combustão para trás.

Travões muito bem calibrados

Nem sempre fácil, a calibração do pedal de travão está muito bem feita, com uma passagem imperceptível entre regeneração e travagem efetiva. Gostei da posição “B” de regeneração extra, que permite diminuir velocidade sem tocar no travão, em muitas situações de trânsito.

A retenção não é excessiva, não é daqueles em que se levanta o pé do acelerador e depois é preciso voltar a acelerar até parar no semáforo.

Neste, que é o terreno de eleição de um elétrico como o e208, o consumo indicado pelo computador de bordo foi de 14,5 kWh/100 km. Com a bateria de 50 kWh, teria assim uma autonomia máxima teórica de 344 km. Mas a carga útil da bateria é sempre menor.

Seja como for, em cidade, não fica longe dos 340 km anunciados pela Peugeot seguindo a norma WLTP.

Autoestrada foi uma surpresa

Um trajeto em autoestrada, feito a velocidades entre os 100 e os 120 km/h deu um consumo de apenas 13,7 kWh/100 km, o que foi surpreendente, pois as oportunidades de regeneração são teoricamente menores que em cidade. Talvez as descidas tenham sido mais que as subidas…

Uma escapadela para uma estrada secundária que mais parecia um troço de ralis, serviu para tirar outras conclusões, usando agora o modo de condução Sport, o único em que os 136 cv máximos estão disponíveis, que permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos.

Pedal da direita a fundo e o e208 salta para diante com muita decisão. Ouve-se apenas um distante zumbido do motor a puxar as rodas da frente e sente-se o controlo de tração a entrar ao serviço, se a aceleração for mesmo a fundo.

Velocidade limitada

Em retas muito compridas, a aceleração começa a perder ímpeto quando se chega a velocidades mais altas (a máxima é limitada a 150 km/h) mas nas mais curtas, as zonas de travagem chegam bem depressa.

Com 1530 kg (mais 290 kg que a versão 1.2 PureTech de 130 cv) o e208 não mostra dificuldades na travagem, nem se nota o peso na altura de reacelerar.

Mas estes dois momentos mostram que a suspensão é relativamente macia, para o peso, deixando a carroçaria oscilar um pouco e perdendo um pouco de precisão.

A entrada em curva é rápida e precisa, mas é outro momento em que se nota o peso, sobretudo porque o ESP entra em cena relativamente cedo, para evitar qualquer indício de subviragem. Não chega para retirar todo o gozo à condução.

Mas também sabe divertir

Uma travagem um pouco mais provocadora, tardia e já com o e208 a iniciar a curva, é capaz de fazer deslizar ligeiramente a traseira, ajudando à rotação do carro.

Mas não se pode exagerar, caso contrário o ESP toma conta da ocorrência. Em estrada menos que perfeita, com bossas e depressões, a suspensão mostra os seus limites de controlo, perdendo-se precisão no movimento das massas.

Percebe-se que este e208 GT não é um desportivo radical, houve uma necessidade compreensível de manter um nível de conforto elevado, que acaba por ser aquilo a que a maioria dos condutores dão valor.

Só por curiosidade, o consumo registado nesta condução mais desportiva foi de 45,8 kWh/100 km, o que reduziria a autonomia para pouco mais de 100 km.

Onde recarregar?…

Com a bateria a chegar aos 50%, a autonomia restante anunciada era de 150 km, um bom valor, considerando que nunca me preocupei em bater recordes de consumo e nunca desliguei o A/C.

E depois chega a parte de recarregar a bateria. Os dados da Peugeot são de que num carregador normal de 7,4 kW, são precisas 8h00 para uma carga completa, tempo que desce para as 5h15m, numa tomada trifásica de 11 kW.

Num carregador rápido de 100 kW, chegam 30 minutos para atingir os 80% de carga, mas como esses ainda são raros no nosso país, o mais provável será ter que usar um de 50 kW, esperando cerca de uma hora para ter os mesmos 80%.

No meu caso, procurei na navegação os pontos de carga mais próximos mas não tive muita sorte. O primeiro estava ocupado, o segundo estava avariado, o terceiro estava ocupado por um carro de motor térmico e o quarto, semi-rápido, tinha sido tomado de “assalto” pelos TVDE…

Conclusão

A utilização diária em cidade de um elétrico como o e208 é um exercício de condução muito apelativo. Fácil de guiar, rápido e com uma boa regeneração, que lhe permite uma autonomia capaz de fazer andar o e208 durante alguns dias sem necessidade de recarregar.

Volto ao princípio, o grande problema, neste momento, é a rede pública de carga. Se está a pensar comprar um elétrico e não quer passar grande parte do tempo à procura de um posto livre e a funcionar, o melhor é mesmo ter possibilidade de carregar a bateria em casa, durante a noite.

Francisco Mota

Preço: 35 420 euros

Potência: 136 cv

Veredicto: 4,5 (0 a 5)

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Ao volante do novo 208: leia o primeiro teste em Portugal

TAGGED:208BEVe208ElétricofeaturedPeugeotPSA
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

DB2012AU00868_blog
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como reduzir 55% no CO2 nos próximos 9 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
26_Maserati_Trofeo_collection
1
Sabia Que?

Maserati Trofeo: flechas tricolores ganham V8 Ferrari de 580 cv

Por Francisco Mota 11 de Agosto, 2020
Small-21079-MaseratiGranTurismoFolgoreCopperGlance
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Maserati Folgore: GT e Grecale elétricos já têm preço

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Toyota_57_A
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Último teste – Toyota GR86: Já tenho (muitas) saudades

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
SHOWCAR RENAULT
1
Sabia Que?

Renault 5 elétrico 2024 lidera mega plano na Europa

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2021
RENAULT AUSTRAL E-TECH HYBRID (HHN)
1
Sabia Que?

Novidade – Renault Austral: o SUV híbrido que lhes faltava

Por Francisco Mota 10 de Outubro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?