Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Mercedes-Benz CLE 300e: Charme eletrificado
    7 de Maio, 2025
    Teste – BMW XM 50e: Será mesmo um M?
    6 de Maio, 2025
    PRIMEIRO TESTE – Forthing S7 EV – Berlina a “preço canhão”
    5 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
    689584
    KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos
    17 de Março, 2025
    0D6A3949
    Primeiro Teste – Leapmotor T03: À atenção da Dacia
    14 de Março, 2025
    Kia EV4 – O elétrico anti-SUV já em 2025
    9 de Março, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Mégane RS Trophy: um belo dia na montanha

Base de donnée : Astuce Productions
1
Estive Lá

Operação Paris-Estocolmo

Targa 67 - Nissan Ariya_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan Ariya: um elétrico com classe

Volvo Concept Recharge Exterior front view
1
Sabia Que?

Volvo investe milhares de milhões em novas baterias

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Teste – Cupra Formentor 1.5 TSI: começam as coisas sérias
Hoje Guiei Um...

Teste – Cupra Formentor 1.5 TSI: começam as coisas sérias

Francisco Mota
Última atualização: 5 de Maio, 2021 17:01
Por Francisco Mota 9 Min leitura
PARTILHAR

Depois de lançar o SUV Formentor com um motor a gasolina de 310 cv e de anunciar uma versão com cinco cilindros e 390 cv, a Cupra desceu ao mundo real com o 1.5 TSI de 150 cv. E talvez este seja o melhor de todos.

Conteúdos
O mesmo estiloCríticas de grupoE agora os elogios1.5 TSI é sempre bomSuspensão CupraConsumos na casa dos seteComporta-se nas curvasConclusão

 

Três anos depois de declarada a independência da Seat, a Cupra precisava de algo mais do que lançar versões com grelha diferente de modelos da Seat. Entra em cena o Formentor, um SUV feito com base na plataforma e motores do Ateca, mas com um estilo completamente diferente e uma fisionomia inovadora.

Para posicionar a marca e o modelo acima dos Seat, o lançamento começou pelas versões mais potentes. Primeiro com o motor a gasolina de 310 cv, seguido pelo “plug-in” de 245 cv e anunciando logo o cinco cilindros de 390 cv.

Mas era preciso descer ao mundo real e esta versão 1.5 TSI que testei é exatamente isso. Mantém o estilo original de SUV com tejadilho baixo e traseira coupé, mas utiliza um motor 1.5 turbocomprimido de quatro cilindros e 150 cv.

O mesmo estilo

Por fora, pouco perde em relação às versões mais potentes, a unidade que pode ver nas fotos até tem pneus 245/45 R18 de série, um exagero técnico que a estética agradece.

Por dentro, nem todos os materiais têm a qualidade dos mais potentes, mas a diferença não é muita e o ambiente consegue continuar a ser quase premium, original e com uma pequena dose de rebeldia nos apontamentos acobreados, a cor favorita da marca.

A posição de condução é mais baixa que o normal dos SUV deste segmento, ainda assim, o capót fica visível quase até ao extremo da frente, o que, nos carros mais recentes, só me lembro de acontecer no Ford Mustang.

É uma visão rara, mas que não colide com a visibilidade para a frente e até ajuda a posicionar o carro, nas manobras.

Críticas de grupo

O volante tem uma pega muito boa, amplas regulações e apenas o critico pela base plana que de nada serve e se torna irritante, quando é preciso mudar a posição das mãos. Sei que é moda e que muitos gostam assim…

Continuando nas críticas, aqui vai a habitual para todos os novos modelos do grupo VW: o ecrã tátil central tem muito bom aspeto mas é um pesadelo ergonómico. Para encontrar algumas funções é preciso entrar na cabeça de quem o organizou e tentar adivinhar onde estão.

Perde-se paciência e desvia-se o olhar da estrada durante demasiado tempo, o que não é nada bom. Ter os comandos da climatização lá dentro, torna tudo ainda pior.

Outra crítica, também de grupo, vai para o “interruptor” que substitui a alavanca da caixa. Bem sei que se trata de uma automática DSG de 7, mas, nas manobras, obriga sempre a olhar para o dito botão e perder mais paciência.

E agora os elogios

Passando para as coisas boas. O espaço nos lugares de trás poderia ter sofrido com o tejadilho baixo, mas não. Há espaço suficiente para dois adultos, tanto em altura como em comprimento para as pernas.

A largura não ajuda a levar três adultos na segunda fila, mas isso são os constrangimentos desta plataforma MQB, mesmo nesta versão MQB Evo, que manteve as dimensões básicas.

A mala tem 450 litros, mas o acesso é alto, suponho que para manter a rigidez nesta zona da estrutura autoportante em aço.

1.5 TSI é sempre bom

Conhecido de outros modelos, o motor 1.5 TSI de quatro cilindros, injeção direta de gasolina e turbocomprimido continua um exemplo de suavidade de funcionamento e baixo ruído.

A caixa de dupla embraiagem ajuda-o a ter uma resposta ao acelerador imediata, sem atrasos nem desculpas, o que apreciei particularmente no trânsito já muito desconfinado. Apesar de a caixa me ter surpreendido por deixar o carro descair nas subidas e de ser um pouco lenta nas manobras.

Suspensão Cupra

A suspensão é firme, como se espera de um Cupra, mas não é dura, nem passa trepidação para os ocupantes. Na verdade, sente-se sempre tudo muito bem controlado, o que me deixa sempre reconfortado. É uma afinação típica da Cupra: não procura a última décima no cronómetro, garante sempre um bom nível de serenidade.

Também a direção está muito bem calibrada na relação entre esforço e precisão, sem artificialidades como baixar demasiado a assistência em modo Sport.

Por falar em modos de condução, esta versão não tem direito ao botão no volante para os escolher, o que se compreende. Mas isso obriga a voltar ao ecrã tátil para optar entre Comfort e Sport.

Consumos na casa dos sete

Em cidade, que é onde este carro vai passar a maior parte da sua vida, a prova foi superada, com consumo a marcar os 7,8 l/100 km. Para o peso e a performance disponível, aceita-se.

Em autoestrada desceu aos 7,3 l/100 km, sempre a 120 km/h, mostrando que a aerodinâmica toma o lugar do para-arranca para dar quase o mesmo.

Comporta-se nas curvas

O desvio por uma estrada secundária valeu a pena. Com curvas à mistura, subidas e descidas o Formentor 1.5 TSI DSG mostra o que vale. Em modo Sport, a caixa responde depressa às reduções nas patilhas, apesar de estas serem curtas.

A suspensão de base é independente às quatro rodas e nem tem amortecimento variável. O que tem é uma taragem muito bem escolhida, que deixa atirar o Formentor para dentro das curvas sem muita inclinação lateral. Por momentos, nem parece ser um SUV.

A direção é precisa e a frente sente-se leve e ágil a mudar de direção, devido também ao motor pequeno e leve, feito integralmente em alumínio.

Com demasiada velocidade, a frente acaba por deslizar, mas muito pouco e de forma fácil de emendar, antes de o ESP chegar e fazer o seu papel de maneira progressiva e sem exageros. Aliás, até tem uma posição Sport, mais liberal.

É nessa posição que, travando tarde ou usando o peso para provocar a traseira, se consegue colocar o Formentor numa ligeira deriva de traseira, que serve apenas para ajeitar a trajetória.

Depois é só acelerar a fundo e ver como a tração à frente coloca os 250 Nm de binário no chão. Levando-o até ao “red-line” até parece ter mais do que os 150 cv anunciados, anunciando os 0-100 km/h em 8,9 segundos e chegando aos 203 km/h.

Conclusão

De certo modo, foi um “alívio” guiar este Formentor 1.5 TSI e ver que a Cupra conseguiu manter o mesmo tato de condução das versões mais potentes, talvez até melhor. O peso mais baixo do motor e os menores atritos da tração à fente dão-lhe uma agilidade muito boa, que casa perfeitamente com o estilo deste SUV/crossover.

Francisco Mota

fotos de João Apolinário

Cupra Formentor 1.5 TSI 150 DSG

Potência: 150 cv

Preço: 36 333 €

Veredicto: 3,5 (0 a 5)

Ler também, seguindo o LINK:

Cupra quer duplicar vendas com Formentor já em 2021

TAGGED:BEVCuprafeaturedFormentorIbizaPHEVSeatTSi
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

ZER_plano2-17
1
Crónica à 6ª

Baixa de Lisboa fecha ao trânsito?… Até que enfim!

Por Francisco Mota 2 de Fevereiro, 2020
DACIA_Spring_152
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Dacia Spring: o elétrico mais barato é um mini-SUV

Por Francisco Mota 2 de Dezembro, 2021
S18_4111
1
Estive Lá

Novo Porsche 911: saiba (mesmo) tudo sobre a oitava geração

Por Francisco Mota 16 de Dezembro, 2018
Jeep_10
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Avenger: A arte de bem eletrificar

Por Francisco Mota 2 de Janeiro, 2024
3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini Cooper SE: O mais divertido dos pequenos elétricos?

Por Francisco Mota 22 de Novembro, 2021
IMG_20200918_160458
1
Hoje Guiei Um...

Ao volante VW ID.3 – Finalmente o primeiro teste em Portugal

Por Francisco Mota 19 de Setembro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?