Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20200918_160458
1
Hoje Guiei Um...

Ao volante VW ID.3 – Finalmente o primeiro teste em Portugal

IMG_20200527_150914
1
Hoje Guiei Um...

Teste novo Kuga “plug-in”: Ford quer bater os melhores híbridos

58
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda ZR-V: Híbrido diferente

New-SEAT-Leon-e-HYBRID_01_HQ
1
Sabia Que?

Diesel ou PHEV: Qual o mais económico?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Teste – BMW 320e: “plug-in” é digno sucessor do 320d?
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 320e: “plug-in” é digno sucessor do 320d?

Francisco Mota
Última atualização: 4 de Agosto, 2021 14:17
Por Francisco Mota 16 Min leitura
PARTILHAR

Durante vários anos e várias gerações, o BMW 320d foi o “carro de serviço” por excelência em Portugal. Muitos tiveram um, muitos mais gostariam de ter tido. Mas será que o novo híbrido “plug-in” 320e poderá ser o digno sucessor do 320d?

Conteúdos
Como funciona o 320e?Igual aos outrosPouco muda no interiorMuitas funções a escolherEm modo ElectricQuanto dura a bateria?Muito suave em modo HybridE em autoestrada?Extra potênciaSistema híbrido muda estratégiaA dinâmica BMWMais diversão?…Travões, pneus e caixaPreço justoConclusão

 

O BMW 320d, desde que surgiu na geração E46, rapidamente se tornou na escolha preferida de quem tinha direito a “carro de serviço”. No “ranking” dos modelos mais vendidos em Portugal, o 320d andou pelo Top 10, um resultado espantoso num país em que os mais vendidos são os utilitários de dois segmentos abaixo.

As sucessivas gerações do 320d tiveram enorme sucesso, que só abrandou quando as empresas começaram a fazer “downsizing”, optando por modelos mais acessíveis como o Série 1, A3 ou Classe A.

O 320e tem um motor 2.0 turbo a gasolina

Os tempos mudaram e agora são os híbridos “plug-in” a suscitar interesse, alimentado pelos incentivos fiscais de que são beneficiários. Por isso, o novo BMW 320e se posiciona como o herdeiro do 320d, mas será que consegue cumprir esse papel? Resposta nas próximas linhas.

Como funciona o 320e?

O 320e é movido pela quarta geração eDrive, que usa um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, com dois turbocompressores e 163 cv. A ele está associado um motor/gerador elétrico de 68 cv (com pico de 113 cv) e uma caixa automática de oito relações com conversor de binário.

A bateria recarregável de iões de Lítio tem 10,8 kWh de capacidade útil (12,0 kWh brutos) e está posicionada sob o banco de trás.

A potência máxima combinada é de 204 cv, o binário máximo de 350 Nm

A bateria obrigou a deslocar o depósito de combustível para a zona sob a mala, reduzindo a capacidade de carga de 480 para 375 litros, mas foi mantido o rebatimento 40/20/40 do banco traseiro.

A potência máxima combinada é de 204 cv, o binário máximo de 350 Nm e a autonomia em modo de condução exclusivamente elétrico está anunciada entre 52 e 61 km a um máximo de 140 km/h. Para carregar a bateria numa tomada de 3,7 kW, são precisas 3h40. Estes são os números, mas e as impressões de condução?…

Igual aos outros

Fora a segunda tampa no guarda-lamas da frente esquerdo, para a tomada da bateria, pouco mais distingue o 320e dos outros Série 3. As linhas elegantes e desportivas desta última geração são evolutivas, não disruptivas e isso só lhe fica bem.

O Série 3 ainda mantém o duplo rim tradicional

O mesmo no habitáculo, que mantém todos os ocupantes em posição baixa. Nos lugares de trás há muito espaço para dois, o lugar do meio tem no túnel central e no assento mais alto os entraves habituais à sua utilização frequente.

A posição de condução é muito boa, com um banco firme mas confortável e ajustes muitos amplos. O volante desportivo M tem uma pega excelente e regulações que servem qualquer estatura. A visibilidade é boa, pois os pilares dianteiros do tejadilho não são demasiado largos nem demasiado inclinados.

Pouco muda no interior

Em frente ao condutor está o habitual painel de instrumentos digital, pouco configurável e com uma organização da informação nem sempre óbvia. Ao lado, está o ecrã tátil do infotainment, fácil de perceber e de usar, sobretudo porque a BMW mantém um comando rotativo na consola, que é a melhor maneira de comandar estes sistemas.

Qualidade de topo, como é hábito na marca

Até aqui, tudo bem. Os problemas de ergonomia começam quando se exploram as especificidades desta versão híbrida, e são muitas.

Muitas funções a escolher

Há uma acumulação de funções nos botões à esquerda da alavanca da caixa automática. Primeiro com os botões dos modos de condução: Hybrid/Electric/Sport/Adaptative.

Os dois primeiros desdobram-se em dois sub-modos Standard/Eco Pro e o terceiro nos sub-modos Standard/Individual. O Adaptative é um Hybrid com função de travagem automática em função do trânsito.

Demasiadas funções e poucos botões complicam a escolha

Mas há mais. A função “Battery control” tem mais um botão físico que permite selecionar o modo “save”, que guarda a energia da bateria para usar mais tarde; e o modo “charge”, que a carrega em andamento, usando o motor a gasolina para accionar o gerador. Esta função, no meu teste, implicou um aumento de consumo na casa dos 20%.

Em modo Electric

Por onde começar, com tanta escolha?… Aproveitando que a BMW me entregou o 320e com a bateria a 100%, comecei pelo modo Electric (escolhendo o sub-modo Eco Pro) em cidade, com A/C desligado e cumprindo rigorosamente os limites de velocidade. O modo elétrico funciona sozinho até aos 140 km/h.

O silêncio é quase total, o motor elétrico mal se ouve e o ruído de rolamento está bem isolado. A resposta ao acelerador é imediata e sem esforço se arranca dos semáforos mais depressa do que qualquer carro com motor de combustão. Sem sequer acelerar muito.

Condução despachada em cidade, com muita suavidade e facilidade. O tato de condução é tipicamente BMW

A potência e o binário do motor elétrico são mais que suficientes para uma condução despachada em cidade, com muita suavidade e facilidade. O tato de condução é tipicamente BMW, a direção desportiva variável promove a ligação do condutor às rodas da frente.

Quanto dura a bateria?

A suspensão adaptativa M é firme, mas nunca chega a ser realmente dura. Controla muito bem todos os movimentos e deixa perceber a elevada rigidez da estrutura. Toda a dinâmica, mesmo em cidade, é extremamente bem controlada. E o condutor recebe informação detalhada disso mesmo.

Ecrã tátil central é fácil de perceber

A carga completa da bateria durou exatamente 51 km, com o computador de bordo a indicar um consumo médio de 20,1 kWh/100 km, o que não é pouco.

Quando se acabou a carga da bateria, o sistema passou automaticamente ao modo híbrido e fez arrancar o motor a gasolina. O som do quatro cilindros não é nada intrusivo, mas podia ser um pouco mais melodioso.

Muito suave em modo Hybrid

Seja como for, a suavidade da resposta mantém-se, pois o sistema passa a trabalhar como um híbrido auto-recarregável. Sempre que possível, o sistema desliga o motor a gasolina e segue apenas com o elétrico. A caixa desengata e deixa o carro seguir em roda livre, quando o condutor desacelera e o perfil do terreno é plano ou ligeiramente a descer.

Sistema híbrido tem funcionamento muito suave

A experiência de condução em cidade continua assim muito suave. O sistema até informa quantos quilómetros se estão a fazer a zero emissões locais. Num dos testes de consumo que fiz em cidade, com a bateria a zero, em modo Hybrid e A/C desligado, o consumo indicado pelo computador de bordo foi de 7,9 l/100 km e 44% do percurso foi feito a zero emissões (19,1 km em 43,4 km de teste) o que mostra a eficiência do sistema, mesmo quando a bateria está a zero.

E em autoestrada?

Passando à autoestrada, a sensação de estabilidade e controlo ganha ainda maior relevo com o aumento da velocidade. A suspensão não deixa o 320e bambolear sobre lombas ou depressões do piso e a direção fica ainda mais precisa. A principal crítica vai para o sistema de manutenção ativa na faixa, que tem uma atuação demasiado brusca.

consumo em autoestrada, a 120 km/h, foi de uns excelentes 5,8 l/100 km

Ainda com a bateria a zero, portanto conduzindo no modo Hybrid, o consumo em autoestrada, a rolar perto dos 120 km/h e com A/C desligado, foi de uns excelentes 5,8 l/100 km. Tendo em conta que o depósito de gasolina leva apenas 40 litros, isto resulta numa autonomia total em autoestrada de 690 km.

Extra potência

A prova seguinte é sempre a mais dura para os híbridos “plug-in” e onde, por vezes se encontram os limites do sistema: estrada secundária montanhosa, com muitas curvas exigentes e sem trânsito.

Continuando com a bateria a zero, mas passando agora ao modo Sport, a primeira sensação que se tem, assim que se acelera forte é de uma resposta muito boa do conjunto motriz, que faz parecer ter mais do que os 204 cv debaixo do pé direito.

Painel de instrumentos digital podia ser mais simples de usar

A BMW anuncia 7,6 segundos na aceleração 0-100 km/h, com o sistema a entrar em XtraBoost por períodos de 10 segundos quando se acelera a fundo, ou no modo Sport.

Na verdade, é a ajuda do binário do motor elétrico que faz este efeito e que se mantém, mesmo continuando a pedir o máximo ao sistema durante várias dezenas de quilómetros.

Sistema híbrido muda estratégia

O sistema híbrido muda a sua filosofia de funcionamento em modo Sport, passando a ter como prioridade garantir que a bateria tem sempre energia suficiente para alimentar o motor elétrico, sempre que o condutor precisa dele.

Jantes de 19″ e travões M são opcionais

A regeneração nas travagens mais demoradas dá uma ajuda, mas é o motor a gasolina que se responsabiliza por accionar o gerador e garantir a carga. Claro que á custa da subida dos consumos, que andaram em torno dos 13 l/100 km, ainda assim um valor muito bom.

A dinâmica BMW

Quanto ao comportamento dinâmico, a primeira coisa que devo dizer é que o peso extra do sistema híbrido (cerca de 270 kg mais que um 320i) não parece ter grande influência no equilíbrio do Série 3. Sem dúvida devido à colocação da bateria perto do centro do carro.

Condução pode ser muito suave ou bem desportiva

Mais uma vez, a dinâmica começa por agradar pela precisão e rapidez da excelente direção que me deixa colocar as rodas da frente exatamente onde quero. A resistência à subviragem, nas entradas em curva feitas a velocidade demasiado otimista é muito boa.

Conduzido sem provocações, o 320e tem uma atitude muito neutra e estável, que inspira confiança. Acelerando de forma progressiva, ao descrever uma curva longa, é a sobreviragem a primeira a manifestar-se, de forma muito discreta.

Mais diversão?…

Mas desligando o ESC e adotando um estilo de condução mais provocador, acelerando com mais decisão a partir do meio da curva, a génese dos BMW de tração traseira vem ao de cima, com uma deriva mais determinada da traseira.

A não ser eventualmente em piso muito escorregadio, esta sobreviragem ocorre sempre em ângulos pequenos e fáceis de controlar. Mas é verdade que, em asfalto de alta aderência, começam de forma menos progressiva do que desejaria.

Travões, pneus e caixa

Ao fim de uma sessão de condução rápida que se prolongou mais do que tencionava, simplesmente porque me estava a divertir, merecem elogios os travões desportivos M, que nunca se queixaram do uso exigente, os pneus (225/40 R19, na frente e 255/35 R19, atrás) que resistiram bem e a caixa automática desportiva Steptronic, sempre muito obediente com as patilhas.

Patilhas da caixa auto desportiva são obedientes

Preço justo

O preço da versão base é de 50 360 euros, adicionando o Pack M Plus, onde estão incluídos os items M referidos e não só; e também as jantes de 19”, a soma fica nos 60 056 euros. Não é pouco dinheiro, mas não se pode considerar “caro” tendo em conta aquilo que oferece.

Conclusão

A BMW fez com o 320e um bom trabalho no campo dos híbridos “plug-in”. Um trabalho competente, tanto em termos de consumos como de utilização e sem perder o tradicional prazer de condução dos seus carros. Para quem tiver onde carregar todos os dias, ganha também nos custos de combustível. Mas mesmo que não o possa fazer, tem um híbrido que nunca gasta demasiado. Digno sucessor do 320d, então? Sem dúvida que sim.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

 

BMW 320e

Potência: 204 cv

Preço: 50 360 euros

Veredicto: 4 (0 a 5)

 

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Como trocar todos os carros do mundo por elétricos

 

TAGGED:AudiBMWBMW 320BMW 320eBMW Série 3featuredMercedesPHEVPlug In
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Teste – Suzuki Swift 1.2 MHEV: Insiste, insiste…

Por Francisco Mota 5 de Setembro, 2024

Primeiro Teste – Renault Symbioz E-Tech: O SUV que faltava

Por Francisco Mota 29 de Agosto, 2024
MitsubishiASX-18
Hoje Guiei Um...

Teste – Mitsubishi ASX 1.0: Visual mais diferenciado

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2024
IMG_20191023_115635
1
Estive Lá

Salão de Tóquio: reportagem das “loucuras” dos japoneses

Por Francisco Mota 23 de Outubro, 2019
20230112_135843(1)
1
Crónica à 6ªThe car of the year

Crónica – Jeep Avenger venceu o The Car Of The Year 2023

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
160 Years Opel
1
Sabia Que?

Opel faz 160 anos: das máquinas de costura aos carros elétricos

Por Francisco Mota 20 de Setembro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?