Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
_VDV6403
Crónica à 6ª

Crónica – BYD quer “demolir as velhas lendas” do automóvel

ayrton-senna
1
Sabia Que?

Revelado quem tramou Senna depois de assinar pela Ferrari em 91

_X8A1173
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Jeep Avenger EV: A estreia da nova saga

Hoje Guiei Um...

Teste – BMW XM 50e: Será mesmo um M?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Primeiro Teste – VW Polo retocou a maquilhagem
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – VW Polo retocou a maquilhagem

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Setembro, 2021 11:05
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

Enquanto a eletrificação não abrange todos, é preciso dar resposta a segmentos onde a gasolina domina. Para ficar mais competitivo, o Polo recebeu um restyling, mais visível no interior que no exterior.

Conteúdos
Polo nasceu em 1975Mudou mais por dentroOs mesmos motoresAo volante há novidadesDinâmica pouco mudouConclusão

 

No segmento “B” dos utilitários, onde o VW Polo se insere, 93% das vendas são de versões com motores de combustão. Por isso não admira que no “restyling” do modelo, a marca continue a apostar exclusivamente em motores a gasolina.

E os resultados desta estratégia não podem deixar de se considerar positivos, com as vendas da marca a crescer 18% entre o ano passado e este ano, no espaço europeu. Em Portugal cresceu ainda mais, chegando aos 40,8%. Mas claro que não se pode esquecer o quão anómalo foi o ano de 2020.

Mais importante é o facto de a VW estar a recuperar quota de mercado no nosso país, melhorando a sua posição no “ranking” das marcas mais vendidas, subindo do nono para o sexto lugar, comparando os oito primeiros meses deste ano e do anterior.

Polo nasceu em 1975

Quanto ao Polo, um esforço de memória identifica 1975 como o ano em que a primeira geração foi lançada, acumulando até hoje 18 milhões de unidades vendidas ao longo de 46 anos e seis gerações.

Lançada em 2017, esta sexta geração recebe agora um restyling ligeiro, como é habitual na marca. Por fora, muda ligeiramente o desenho da grelha e dos para-choques.

O símbolo da frente também é novo e o nome do modelo surge agora centrado na tampa da mala. Os faróis e farolins são de LED, de série e há jantes com novos desenhos.

Mudou mais por dentro

Por dentro, o volante é novo e o painel de instrumentos digital é de série. Há novas cores para o interior e a consola central foi redesenhada. Mais importante, o ecrã digital central é de uma nova geração e tem um novo sistema operativo.

Nesta última parte, o destaque vai para um novo sistema de navegação, controlo por voz mais eficiente e uma nova aplicação para smartphone que mantém o condutor em contacto com o carro.

Depois, houve também uma atualização dos sistemas electrónico de apoio à condução, incluindo “cruise control” adaptativo, que coloca o Polo no nível 2 de condução autónoma.

Os mesmos motores

A gama também foi reestruturada, com a versão base a ser simplesmente o Polo, seguida pelo Life e por duas versões paralelas, o Style e o R-Line. No topo está o GTI (34 264 euros).

Quanto a motores, nada de novo. Estão disponíveis o 1.0 de três cilindros atmosférico e 80 cv (18 640 euros), seguindo-se o 1.0 TSI de 95 cv (19 385 euros) e o 1.0 TSI de 110 cv (25 702 euros). Mais tarde existirá uma versão de gás natural, o 1.0 TGI de 90 cv (21 898 euros). Diesel não existe, nem nenhum tipo de híbrido, mas há caixa DSG em opção.

Ao volante há novidades

Depois da teoria, a prática, com um primeiro teste da versão 1.0 TSI de 95 cv, em estradas secundárias e cidade, para perceber as diferenças.

Primeiras impressões vão para o ecrã tátil central que se mostrou fácil de usar e de ler. O painel de instrumentos digital pareceu um pouco pequeno, mas não dificulta a consulta da informação.

A posição de condução é muito boa, com o novo volante a proporcionar uma pega excelente. Todas as regulações são amplas (o que não é um dado adquirido neste segmento) e o banco tem suficiente apoio lateral, sem perder em conforto.

A qualidade dos materiais não pareceu ter mudado muito. O banco de trás têm espaço suficiente em comprimento e altura, sendo a largura a cota mais crítica. A mala continua com 351 litros, um bom valor no segmento.

Dinâmica pouco mudou

A caixa manual de cinco relações é precisa e suave, com escalonamento correto. Mas a resposta do motor, a muito baixos regimes, parece estar menos rápida do que no passado. Talvez como resultado de novos ajustes para diminuir as emissões poluentes.

Com pneus 185/65 R15 e uma suspensão tolerante, o conforto em piso irregular é muito bom, sem que isso implique degradação no comportamento dinâmico.

O Polo controla bem a subviragem, para as velocidades que estão ao seu alcance e não deixa deixar deslizar a traseira, quando é preciso travar de urgência a meio de uma curva rápida.

A direção é ágil e está muito bem calibrada, tanto na desmultiplicação como na assistência. A experiência de condução talvez não seja das mais entusiasmantes do segmento. Mas transmite muita confiança ao condutor, pela maneira como o informa de tudo o que se está a passar entre as rodas e o asfalto.

Conclusão

Claro que o preço é sempre o aspeto menos simpático de qualquer Polo. Ainda assim, a VW calcula que o modelo deixou de custar mais 11% que a média do segmento para ser apenas 4% mais caro. Contudo, a imagem de marca e a perceção de qualidade mais alta que a de alguns concorrentes deverá ser suficiente para sustentar este posicionamento.

Francisco Mota

(fotos de Mike Sergeant)

Ler também seguindo o LINK:

VW Taigo – novo B-SUV coupé sem híbrido nem elétrico

TAGGED:featuredPoloVolkswagenVWVW PoloVW Polo TSIVW TSI
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Teste – BMW 520d Touring: Ainda faz sentido?

Por Francisco Mota 19 de Agosto, 2024
Copyright GREG
1
Crónica à 6ª

Crónica – Meo quer mudar o rumo da Renault

Por Francisco Mota 10 de Setembro, 2021
ë-C4 X (43)
Crónica à 6ª

Crónica – Será que já se estão a vender demasiados elétricos?…

Por Francisco Mota 3 de Junho, 2023
COTY_2020_Porsche_Taycan_0096
1
Estive Lá

Em pista no Porsche Taycan Turbo S: até se esquece que é elétrico

Por Francisco Mota 24 de Fevereiro, 2020
531758
1
Sabia Que?

Este é o Miura do Presidente e não, não é elétrico!…

Por Francisco Mota 11 de Fevereiro, 2019
RENAULT CLIO E-TECH
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Clio E-Tech: híbrido com 15 velocidades

Por Francisco Mota 8 de Julho, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?