VW ID.5 chega agora a Portugal. O novo membro da família de elétricos ID da Volkswagen propõe um estilo de SUV-Coupé, partindo da base do ID.4. Saiba o que muda e quanto custa, neste primeiro teste nas nossas estradas.
Depois do ID.3 (lançado em 2020) e do ID.4 (introduzido em 2021), o mercado português recebe o ID.5.
Este modelo 100% elétrico da gama ID chega aos concessionários este fim-de-semana, apresentando-se como uma espécie de Coupé do ID.4, com um comprimento exterior de 4.60 metros e 2.77 metros de distância entre eixos.

O ID.5 garante até 520 km de autonomia (na versão Pro e Pro Performance) e 490 km (versão GTX). Trata-se do primeiro modelo da família ID a vir equipado com a última geração de software da marca, o Software 3.0, o qual chegará posteriormente aos restantes ID, inclusive os já lançados.
Software 3.0
Este software 3.0 tem como principais acrescentos o Park Assist com função memória (num local que tenha sido previamente guardado no sistema), travel assist com swarm data (que permite manter o veículo no limite da faixa – por exemplo nas estradas rurais sem marcações centrais).

Tem ainda mudança de faixa assistida em autoestrada (a partir dos 90 km/h) e maior capacidade de carga (135 kWh em vez de 125 kWh, o que reduz o tempo de carga de 5% para 80% em até nove minutos em relação aos tempos anteriores).

Isto significa que o ID.5 pode ser recarregado em 29 minutos e o ID.5 GTX em 36 minutos para os próximos 390 km ou 320 km, respetivamente.
Ao volante… por breves instantes
Na apresentação, pudemos sentar-nos no ID.5 e guiar a variante Pro num curto trajeto de 30 km. O habitáculo tem as linhas da família ID, primando pelo minimalismo e garantindo um espaço generoso, especialmente atrás.

A posição de condução é idêntica à do ID.4. A aceleração corresponde ao esperado de um elétrico de 174 cv, refletindo-se quando o pedal direito é pressionado, embora a curta distância e trajeto realizado não permitiram extrair mais conclusões.

A alavanca da transmissão é também igual à do ID.4, estando posicionada à direita do volante, basta rodar o manípulo, o que requer um pouco de habituação.
Conclusão
Os preços começam nos 51.532 euros, o que significa que custará entre 1900 a 2000 euros acima do ID.4. De acordo com a SIVA, importador da VW para Portugal, 90% ou 95% das primeiras unidades que foram vendidas (First Edition) foram entregues a empresas ou empresários em nome individual.
Paulo Marmé
Ler também, seguindo o LINK